collapse

Pesquisa

NOVOS CANDIDATOS EXAME OTOC

• 15 Respostas
  • 592 Visualizações
*

Offline Alice Reis

• 145
  • 3
NOVOS CANDIDATOS EXAME OTOC
« em: Novembro 16, 2011, 11:11:22 am »
Bom dia a Todos:
O prometido é devido e aqui estou eu a partilhar convosco aquilo que se orientou para fazer exame à 1ª. e SEM FORMAÇÂO.

Ter a Legislação que se leva para o exame desde inicio convosco e atualizada (é o melhor investimento pq é aquilo que vai com vocês para o exame)
   (No meu caso)
    SNC Porto Editora (não explicado)
    FISCAL (27ª. edição....??? está sempre em atualização)
    Estatutos e  decreto controlo Qualidade OTOC (anexos)
    Codigo S Comerciais (não tem mtª importancia, mas conseguem-no na NET)
Desta vez penso que tb devem levar o código contributivo, pq é a 1ª vez que vem no programa(site da SSocial)

Estudem bem Sebentas(analitica/iva/Mod22) que anexo e façam os exemplos ANOTANDO SEMPRE A LEGISLAÇÃO até pq quase toda a teorica está nas NCRF e SNC , por isso sempre que vos surja a indicação de legislação, vão lá anotá-la, pq no exame vão precisar dela.(anexo tb esses manuais) (imprimam do site das Finanças o mod 22 para ver o QUADRO 07).

Agora vamos aos exercicios. Façam todos os dias os do FORUM.
Os da OTOC. Comecem pelos últimos pq os + antigos a legislação vai alterando e pode-vos induzir nalgum erro, não quer dizer que não os façam, mas cuidado.
Eu comecei pelo último. Imprimi cada parte e a grelha(que guardei).
2 horas (para orientar o tempo). começar fazer o que se sabe logo, consultar a legislação e fazer o que se consegue  e só depois é que vamos aquilo que demora + tempo, contas e que temos dificuldade em encontrar legislação. passaram 2 horas PARAMOS. vamos corrigir (positiva/negativa? foi o nosso 1º teste). Agora vamos estudar aquilo que erramos e que não consegimos fazer. (eu no 1º que fiz depois estive uma manhã inteira a fazer a analitica que não tinha conseguido fazer nenhuma). Acabamos o 1º. vamos ao segundo, sem pressas com o mesmo método e de caca vez vamos conseguir fazer mais e o tempo já não nos mete medo.
não se preocupem em fazer todos os exames, mais vale fazerem 3 ou 4 como eu (tb não tive tempo para mais) mas irem CONFIANTES!!!! e depois quero-vos ver TODOS AZUIS!!!!!

*

Offline Ângela Salgado

• 493
  • 4
Re: NOVOS CANDIDATOS EXAME OTOC
« Responder #1 em: Novembro 16, 2011, 11:22:11 am »
Olá Alice,

Sim, este é um metodo bom. Existe mais aqui no forum que também sao bons.

Pelo que descreve é simples :)

Em conversa com outros colegas aqui no forum, e a resolução de exercicios de exames é das melhores formas de estudar para o exame, ver cada situação a pormenor e fazer as devidas anotações, necessárias.

Quanto ao codigo contributivo, acabei de publicar no forum, em fiscalidade.

Obrigado pela partilha
Cumprimentos,
Ângela Salgado

*

Offline MAZOTOC

• 113
  • 1
« Responder #2 em: Novembro 16, 2011, 12:09:01 pm »

Muito obrigado, cara colega.

Cumprimentos,

Bom dia a Todos:
O prometido é devido e aqui estou eu a partilhar convosco aquilo que se orientou para fazer exame à 1ª. e SEM FORMAÇÂO.

Ter a Legislação que se leva para o exame desde inicio convosco e atualizada (é o melhor investimento pq é aquilo que vai com vocês para o exame)
   (No meu caso)
    FISCAL (27ª. edição.... ??? está sempre em atualização)
Desta vez penso que tb devem levar o código contributivo, pq é a 1ª vez que vem no programa(site da SSocial)

Estudem bem Sebentas(analitica/iva/Mod22) que anexo e façam os exemplos ANOTANDO SEMPRE A LEGISLAÇÃO até pq quase toda a teorica está nas NCRF e SNC , por isso sempre que vos surja a indicação de legislação, vão lá anotá-la, pq no exame vão precisar dela.(anexo tb esses manuais) (imprimam do site das Finanças o mod 22 para ver o QUADRO 07).

Os da OTOC. Comecem pelos últimos pq os + antigos a legislação vai alterando e pode-vos induzir nalgum erro, não quer dizer que não os façam, mas cuidado.
2 horas (para orientar o tempo). começar fazer o que se sabe logo, consultar a legislação e fazer o que se consegue  e só depois é que vamos aquilo que demora + tempo, contas e que temos dificuldade em encontrar legislação. passaram 2 horas PARAMOS. vamos corrigir (positiva/negativa? foi o nosso 1º teste). Agora vamos estudar aquilo que erramos e que não consegimos fazer. (eu no 1º que fiz depois estive uma manhã inteira a fazer a analitica que não tinha conseguido fazer nenhuma). Acabamos o 1º. vamos ao segundo, sem pressas com o mesmo método e de caca vez vamos conseguir fazer mais e o tempo já não nos mete medo.
não se preocupem em fazer todos os exames, mais vale fazerem 3 ou 4 como eu (tb não tive tempo para mais) mas irem CONFIANTES!!!! e depois quero-vos ver TODOS AZUIS!!!!!

*

Offline PaulaG

• 223
  • 5
« Responder #3 em: Novembro 16, 2011, 02:05:02 pm »
Obrigada Alice. E parabéns!
PaulaG

*

Offline S@ndr@

• 139
  • 2
  • Saudade de quem amo muito
« Responder #4 em: Novembro 16, 2011, 02:26:56 pm »
Boas! semd uvida 100% razao! o mesmo aconteceu comigo!!!!

Há 1º!!!

bjs

*

Offline MISLG

• 247
  • 6
« Responder #5 em: Novembro 16, 2011, 02:30:13 pm »
Muito obrigada e parabens

*

Offline Micaela

• 67
  • 0
« Responder #6 em: Novembro 16, 2011, 02:32:22 pm »
Olá Alice.

Obrigada pelas dicas.

;)

*

Offline Tânia Oliveira

• 65
  • 0
« Responder #7 em: Novembro 16, 2011, 02:34:46 pm »
Obrigada pelas dicas!!!!
Tânia Oliveira

*

Offline raquelsofiam

• 868
  • 22
« Responder #8 em: Novembro 16, 2011, 03:39:43 pm »
EXCELENTE !

Alice é uma boa dica

Bom dia a Todos:

(No meu caso)
    FISCAL (27ª. edição.... ??? está sempre em atualização)

Raquel Moreira

*

Offline Telma Pinto

• **
  • 21
  • 0
« Responder #9 em: Novembro 16, 2011, 04:25:14 pm »
Concordo com o que foi exposto, mas no meu caso, que tb passei à primeira tentativa agora em Outubro, achei muito importante a formação que fiz. Acho que foi uma grande ajuda, até porque não tinha ninguém com quem estudar nem conhecia ninguém que já tivesse feito exame. Para além da ajuda dos professores também conheci muita gente que ia fazer exame comigo.
Boa sorte e bom estudo para quem vai agora a exame.
Cumprimentos,
Telma

*

Offline Rui Dias

• *
  • 2
  • 0
« Responder #10 em: Novembro 16, 2011, 04:57:03 pm »
É como tudo...

Mais uma táctica...

Tirar uma semana de férias antes do exame, estudar a fundo nessa semana. Só parar para dormir 6 horinhas por noite e comer (mas rápido) lol.

Escolher 3 das 4 matérias que se tem mais confiança (no meu caso, mesmo sendo Pós-Graduado em fiscalidade, não estudei nada de fiscalidade, nem respondi a nenhuma questão no exame. Ficamos com mais tempo para o estudo e para a resolução no exame das matérias em que se apostou)...

Estuda-las muito bem estudadas, sem se preocuparem com o tempo que demoram a resolver.

Ter o maior número de exames resolvidos (mesmo aquelas questões que são dadas como certas erradamente pela OTOC)

Ir para o exame com uma boa dose de nervoso miudinho. Pois assim são rápidos de certeza (eu nunca tive a contar quanto tempo demorava a resolver um exame. Aliás nunca fiz um exame do inicio ao fim, fiz todos os exames desde 2007 até 2011 por matérias, tendo uma resolução que não era a da OTOC, o que é muito importante, nem olhei para as grelhas...)

Responder a 30 perguntas (caso vejam que duas serão anuladas como foi o meu caso no exame, responder a mais duas).

E sair de lá com o sentimento de dever cumprido.

Cmg resultou

Cumps

Edit: Há e fazer uma formação uma ano antes... lol pelos motivos explicados pela Telma Pinto
« Última modificação: Novembro 16, 2011, 05:01:33 pm por Rui Dias »

*

Offline Rui Dias

• *
  • 2
  • 0
« Responder #11 em: Novembro 16, 2011, 05:00:01 pm »
Concordo com o que foi exposto, mas no meu caso, que tb passei à primeira tentativa agora em Outubro, achei muito importante a formação que fiz. Acho que foi uma grande ajuda, até porque não tinha ninguém com quem estudar nem conhecia ninguém que já tivesse feito exame. Para além da ajuda dos professores também conheci muita gente que ia fazer exame comigo.
Boa sorte e bom estudo para quem vai agora a exame.
Cumprimentos,
Telma

Concordo ;)

*

Offline claudia

• 645
  • 37
  • Persistência é importante.
« Responder #12 em: Novembro 16, 2011, 10:44:07 pm »
Antes de mais parabens e obrigada pela partilha... tb vou a 1º vez e estou desorientada.. . cada um tem o seu método de estudo... mas dada a situação se não conseguirmos encontrar m´rtodo , sera melhor nos guiarmos por alguem que esteve na mesma situação... aqui esta um bom e util conselho a seguir... depois os nossos proprios métodos fluem ... OBRIGADA pelos anexos
Cumprimentos!
Claudia Santos

*

Offline vanica

• **
  • 8
  • 0
« Responder #13 em: Novembro 19, 2011, 12:17:45 am »
Boa noite

mais uma sugestão:

façam remissões na legislação, é legal e ajuda sempre.

em leiria não foram ver a legislação no exame de outubro, e pelo que eu percebi, nunca vão ver, ou seja, quem levava apontamentos a mais, não teve problemas.

contudo, tenham atenção, dá sempre direito a uma carga de trabalhos os apontamentos "a mais".

boa sorte a todos o que vão fazer o exame

Cumprimentos,

Vânia Carvalho

*

Offline Fátima Mendes

• 1505
  • 105
« Responder #14 em: Novembro 22, 2011, 11:21:41 pm »
Excelente iniciativa Alice!

É evidente que cada um encontrará o seu melhor método de estudo, mas o difícil é começar. Penso que começar pela parte prática, como disse a colega Alice, torna-se menos cansativo e depois obriga-nos quando não conseguimos resolver as questões, a consultar, a pesquisar, ou seja, a estudar a parte teórica, mas neste caso estamos a procura de algo específico e não estamos a ler como lemos um livro de cabeceira, palavra por palavra, frase por frase. Torna-se um estudo mais atrativo e o importante na nossa profissão é saber consultar, pois as alterações são constantes.

Obrigada a todos que participaram e aos que ainda irão participar neste tópico e em todos os outros, com a vossa opinião, dicas, sugestões, informações e material de estudos. Partilhar é o lema deste fórum!

Não se esqueçam, muito estudo e dedicação é um grande passo para a conquista do resultado desejado!

Desejo a todos um excelente estudo e muito boa sorte!

Cumprimentos,

Fátima Mendes

« Última modificação: Novembro 22, 2011, 11:25:23 pm por fatimamendes »
Com os cumprimentos,