collapse

Pesquisa



Q 47

  • 27 Respostas
  • 6451 Visualizações
Re: Q 47
« Responder #15 em: Fevereiro 13, 2012, 11:14:14 pm »
Colegas, nesta questão não me parece que exista muita dúvida, um exercicio económico é sempre um ano, comece ele quando comecar. Não me parece que a identificação do responsavel técnico seja essencial num  contrato de prestação de serviços. Mas talvez esteja a ver mal... :-\

Não sei se a minha resposta está correcta ou não porque respondi por exclusão de partes.

Tem razão que um exercicio económico é sempre um ano, já que começa sempre a 1 de Janeiro e acaba a 31 de Dezembro, mas um ano  pode abranger dois exercícios económicos. Não sei se está a ver onde estou a querer chegar.

Cumprimentos

*

Offline Eliseu

  • **
  • 40
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Q 47
« Responder #16 em: Fevereiro 15, 2012, 08:21:14 am »
O Artº9º não fala em mencionar qualquer "responsavel tecnico".

*

Offline carv

  • **
  • 23
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Q 47
« Responder #17 em: Fevereiro 15, 2012, 09:12:56 pm »
Mesmo que o c
Boa Noite!

Aqui respondi: "identificar o obrigatoriamen te o responsável técnico da sociedade de contabilidade, se for o caso".

Baseei-me em dois aspectos:

- O cantrato deve ter a duração mínima de um exercício económico e não de um ano. Embora o exercício económico coincida com o ano civil, se um TOC começar a fazer a contabilidade duma empresa em em Julho de N e rescindir em Junho de N+1, foi responsável pelas contas de um exercício económico mas o contrato não teve duração de 1 ano;

- Deve haver uma legislação a definir os contratos a efectuar pelas sociedades de contabilidade. Quando os TOC dessas sociedades entregam declarações fiscais, por exemplo, ficam responsáveis por elas. Logo, no contrato efectuado entre a empresa e a sociedade, tem que haver uma cláusula que mencione o responsável técnico.


Cumprimentos,

Carlos Oliveira




MEsmo que o colega Carlos Oliveira tenha razão, acho que está é fácil de argumentar primeiro por dois pontos:


- já saiu uma igual  a questão era igual só a resposta correta era 1ano ( eu não sei qual foi o exame, mas penso que 2009, pois tirei daqui do site uma compilação de todas as perguntas de ética feitas por um(a) colega,

- depois a meu ver eles perguntam contratos de prestações de serviços e como o colega ELiseu disse no artigo 9 nada fala!!!Assim que encontrar o exame meto aqui

*

Offline Luis Maia

  • **
  • 31
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Q 47
« Responder #18 em: Fevereiro 15, 2012, 09:50:06 pm »
Concordo com muitas das respostas e dos argumentos, mas atenção, não se pode levar à letra questões semelhantes pois o sentido pode ser outro e basta uma virgula para fazer toda a diferença como foi o caso do exame de outubro com algumas questões de etica.
 
Cumprimentos,
 
Luis Maia
 
Mesmo que o c
Boa Noite!

Aqui respondi: "identificar o obrigatoriamen te o responsável técnico da sociedade de contabilidade, se for o caso".

Baseei-me em dois aspectos:

- O cantrato deve ter a duração mínima de um exercício económico e não de um ano. Embora o exercício económico coincida com o ano civil, se um TOC começar a fazer a contabilidade duma empresa em em Julho de N e rescindir em Junho de N+1, foi responsável pelas contas de um exercício económico mas o contrato não teve duração de 1 ano;

- Deve haver uma legislação a definir os contratos a efectuar pelas sociedades de contabilidade. Quando os TOC dessas sociedades entregam declarações fiscais, por exemplo, ficam responsáveis por elas. Logo, no contrato efectuado entre a empresa e a sociedade, tem que haver uma cláusula que mencione o responsável técnico.


Cumprimentos,

Carlos Oliveira




MEsmo que o colega Carlos Oliveira tenha razão, acho que está é fácil de argumentar primeiro por dois pontos:


- já saiu uma igual  a questão era igual só a resposta correta era 1ano ( eu não sei qual foi o exame, mas penso que 2009, pois tirei daqui do site uma compilação de todas as perguntas de ética feitas por um(a) colega,

- depois a meu ver eles perguntam contratos de prestações de serviços e como o colega ELiseu disse no artigo 9 nada fala!!!Assim que encontrar o exame meto aqui
« Última modificação: Fevereiro 15, 2012, 09:56:39 pm por Luis Maia »

*

Offline carv

  • **
  • 23
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Q 47
« Responder #19 em: Fevereiro 15, 2012, 10:03:12 pm »
Pois eu no exame lembrei-me desta questão, e pensei se o contrato não fosse escrito era nulo (página 19), e depois o mínimo é um exercício económico que se deduz um ano!
E  como se vê neste anexo este documento nada fala das sociedades de contabilidade, foi por se falar em contratos que exclui logo essa opção!!!Vou esperar para ver qual é a resposta da Ordem

*

Offline Fatinha

  • ****
  • 478
  • 19
  • Sexo: Feminino

*

Offline carv

  • **
  • 23
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Q 47
« Responder #21 em: Fevereiro 16, 2012, 02:16:19 am »
http://www.otoc.pt/fotos/editor2/CONTRATO%20DE%20PRESTA%C3%87%C3%83O%20DE%20SERVI%C3%87OS-7Jan.pdf


E qual é a resposta resposta correta para si? Para mim era nenhuma, pois a "identificar o obrigatoriamen te o responsável técnico da sociedade de contabilidade, se for o caso" teria ser reduzida a  escrita, se não era nula. E a outra "Ser reduzidos a escrito e ter a duração mínima de um ano", embora já tenham aceite em ano anteriores um ano, acho que também não é correta!!! É daquelas que só a ordem sabe qual a resposta

*

Offline Fatinha

  • ****
  • 478
  • 19
  • Sexo: Feminino
Re: Q 47
« Responder #22 em: Fevereiro 16, 2012, 10:39:02 am »
http://www.otoc.pt/fotos/editor2/CONTRATO%20DE%20PRESTA%C3%87%C3%83O%20DE%20SERVI%C3%87OS-7Jan.pdf


E qual é a resposta resposta correta para si? Para mim era nenhuma, pois a "identificar o obrigatoriamen te o responsável técnico da sociedade de contabilidade, se for o caso" teria ser reduzida a  escrita, se não era nula. E a outra "Ser reduzidos a escrito e ter a duração mínima de um ano", embora já tenham aceite em ano anteriores um ano, acho que também não é correta!!! É daquelas que só a ordem sabe qual a resposta

Eu coloquei a de ser reduzidos a escrito e ter a duração mínima de um ano porém, a alternativa que refere que deve mencionar obrigatoriamen te o TOC como responsável técnico também está correto mas aqui estamos a falar do contrato entre um TOC e não de uma sociedade de contabilidade ou profissional de contabilidade pelo que, concordo consigo no ponto em que 1 ano corresponde a um execício deve ser considerada nessa. A outra está correta para as sociedades pois não é o TOC responsável que celebra o contrato. Concordo conisgo em dizer que nenhuma está 100% correta e tudo depende do que consideram 1 ano.

*

Offline Fatinha

  • ****
  • 478
  • 19
  • Sexo: Feminino

Re: Q 47
« Responder #24 em: Fevereiro 20, 2012, 10:59:54 am »
Colegas tive a fazer uma pesquisa de exames de anos anteriores



EXAME DE 14 DE ABRIL DE 2017
20. O contrato de prestação de serviços celebrado entre o TOC e os seus
clientes deve ter a duração de, pelo menos:
a) 1 ano;
b) 2 anos;
c) 6 meses;
d) Não deve estipular qualquer data limite de duração


A RESPOSTA CORRECTA É  [size=78%]a) 1 ano; [/size]

*

Offline Sara Silva

  • ***
  • 55
  • 3
  • Sexo: Feminino
Re: Q 47
« Responder #25 em: Fevereiro 20, 2012, 11:30:38 am »
Olá Maria,
Foi pertinente colocar a resolução desse exame mas se não fosse abusar da sua boa vontade pedia-lhe que coloca-se a data do exame correctamente só para o caso de algum de nós ter que argumentar nessa questão quando sairem as correcções.


Obrigada
Sara Silva

Colegas tive a fazer uma pesquisa de exames de anos anteriores



EXAME DE 14 DE ABRIL DE 2017
20. O contrato de prestação de serviços celebrado entre o TOC e os seus
clientes deve ter a duração de, pelo menos:
a) 1 ano;
b) 2 anos;
c) 6 meses;
d) Não deve estipular qualquer data limite de duração


A RESPOSTA CORRECTA É  [size=78%]a) 1 ano; [/size]
Sara Silva

Re: Q 47
« Responder #26 em: Fevereiro 20, 2012, 11:39:56 am »
Olá Maria,
Foi pertinente colocar a resolução desse exame mas se não fosse abusar da sua boa vontade pedia-lhe que coloca-se a data do exame correctamente só para o caso de algum de nós ter que argumentar nessa questão quando sairem as correcções.


Obrigada
Sara Silva

Colegas tive a fazer uma pesquisa de exames de anos anteriores



EXAME DE 14 DE ABRIL DE 2007
20. O contrato de prestação de serviços celebrado entre o TOC e os seus
clientes deve ter a duração de, pelo menos:
a) 1 ano;
b) 2 anos;
c) 6 meses;
d) Não deve estipular qualquer data limite de duração


A RESPOSTA CORRECTA É  [size=78%]a) 1 ano; [/size]

*

Offline Paula Ferreira

  • ***
  • 72
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Q 47
« Responder #27 em: Março 02, 2012, 03:31:09 pm »
Boa tarde,

Nesta questão demorei alguns minutos a responder pois estava com dúvidas.

Um exercicio económico pode não ser um ano .
Se a empresa inicia ou cessa actividade por exemplo a meio do ano, logo esse exercicio económico já não vai ser 1 ano.

Espero estar certa.

Paula

 

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 [3] 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.