collapse

Pesquisa

Acesso a Ordem OTOC

• 23 Respostas
  • 1222 Visualizações
*

Offline ammv

• 63
  • 1
Re:Acesso a Ordem OTOC
« Responder #15 em: Maio 06, 2011, 08:32:02 pm »
Agradeço que comentem sobre a alteração de acesso à ordem que o FMI vai propor.

*

Offline vera lisa

• 138
  • 1
« Responder #16 em: Maio 07, 2011, 05:10:57 pm »
Olá a todos...

Inscrevi-me recentemente para fazer o exame de avaliação profissional de acesso à OTOC.
Pessoalmente, acho o grau de dificuldade dos exames excessivo e parece-me injusto que haja pessoas que fazia um bacharelato e ficavam logo TOC e agora seja preciso passar neste exame...
Mas isso passa-se noutras profissões também... nomeadamente com os advogado...
Por um lado compreendo que se queira exigir que os profissionais sejam competentes mas acho que isso poderia ser alcançado com a formação continua obrigatória e não com a restrição à profissão quando a pessoa já andou na universidade a estudar e há colegas de profissão que nem à universidade foram...
Acho injusto... Primeiro abrem vagas na universidade e depois no fim restringem o acesso à profissão... Tem-se um canudo que não serve para quase nada.... e ainda se admiram de haver universitários desempregados. .!!

Pela noticia do jornal parece que vão rever o acesso à profissão.. resta saber como...

Deixo aqui excerto de uma noticia do Jornal Público:

Regulamentação profissional

O plano de ajuda externa prevê a redução do número de profissões regulamentadas . Estas profissões são aquelas cujo exercício se encontra regulado por títulos profissionais obrigatórios (Licença, Carteira Profissional, Cédula Profissional ou outro) que garantem a posse das competências necessárias. É o que se passa, por exemplo, com advogados, contabilistas, engenheiros, paramédicos, médicos, dentistas, cirurgiões veterinários, farmacêuticos e arquitectos. Em Portugal existem actualmente cerca de 140.

No memorando entre o Governo e a troika estabelece-se que esta redução deverá ser efectuada ainda este ano. Também devem ser eliminadas restrições, que “já não se justifiquem”, ao exercício de certas actividade por parte daqueles profissionais. Neste âmbito reforça-se que são eliminadas as restrições «à publicidade comercial relativa a profissões regulamentadas”.

O levantamento desta interdição foi estipulado numa directiva comunitária de 2006, transposta no ano passado para o direito nacional, embora ainda com alguma reserva. No diploma nacional refere-se que “não são permitidas condições que imponham uma proibição absoluta de publicidade comercial relativa a profissões regulamentadas”. No memorando defende-se a ”eliminação das restrições” à sua utilização.

Por outro lado, defende-se que devem ser adoptadas medidas com vista a liberalizar o acesso e o e exercício das profissões regulamentadas por parte de profissionais qualificados de outros Estados da União Europeia. Este princípio também está contemplado numa directiva comunitária, onde se defende que quem possui qualificações para exercer uma profissão no seu país de origem também as possui para a exercer nos restantes países da UE. Estas medidas devem ser adoptadas até 2012.

Já este ano, o Governo deverá proceder a uma revisão das condições que ainda são exigidas para o exercício das profissões regulamentadas de modo a eliminar as que “não se justificam ou nãos sejam proporcionais”.

*

Offline Bnt007

• 88
  • 0
« Responder #17 em: Maio 08, 2011, 10:54:50 pm »
Estava a espera que o FMI fosse fazer isso. Era de conhecimento geral que havia interesses instalados na OTOC. Mas até regulamentarem nessa matéria ainda pode demorar. Que acham? tenho exame em junho :(

*

Offline ammv

• 63
  • 1
« Responder #18 em: Maio 09, 2011, 08:24:18 am »
Claro que não é para Junho. Só depois de o novo governo tomar posse (as eleições são a 5 de Junho). E ainda é necessário legislar sobre a matéria em questão, e ser aprovada no parlamento, na melhor das hipóteses no fim do ano.

*

Offline ammv

• 63
  • 1
« Responder #19 em: Maio 17, 2011, 04:11:59 pm »
Resposta ao colega BNT007

Profissões reguladas

[/b]5.33. Adoptar medidas para liberalizar o acesso e exercício das profissões regulamentadas por profissionais qualificados e estabelecidos na União Europeia. Adoptar a lei para as profissões não regulamentadas pelo Parlamento (3T 2011) e apresentar ao Parlamento a lei para aquelas que são regulamentadas pelo Parlamento (3T 2011) para ser aprovada até (1T 2012).

5.34. Continuar a melhorar o funcionamento do sector das profissões regulamentadas (tais como contabilistas, advogados, notários), realizando uma revisão abrangente dos requisitos que afectam o exercício da actividade e eliminar aquelas que não estão justificadas ou não são proporcionais. (4T 2011)

Cfr. em http://aventar.eu/2011/05/04/memorando-da-troika-em-portugues/#SECCAO4

*

Offline Telma Cristina

• **
  • 43
  • 2
« Responder #20 em: Maio 17, 2011, 04:39:24 pm »
Boa tarde,

Pois mas não me parece que venham terminar com o exame de acesso á OTOC.

VAis dar uma justificação qualquer e continuar tudo na mesma, ou ainda pior.

Eu acho que era preferivel "Obrigar" a um determinado numero de horas de formação do que o exame (visto ser uma questão d sorte e não é pelo o exame que validam quem esté preparado para a profissão ou não).

« Responder #21 em: Julho 18, 2011, 05:55:49 pm »
Boa tarde

Sou novo no forum e apesar de não trabalhar na área de contabilidade, sempre gostei muito desta área pelo que me dediquei neste ultimo ano a reunir as condições para poder fazer o exame para ingressão na ordem.

Irei tentar inscrever-me para fazer o exame em Outubro deste ano.

Também já tinha visto esta publicação relativamente às profissões regulamentadas, pelo que espero não estar a fazer um esforço sem necessidade.

Apesar da dificuldade que é conseguir passar no exame da OTOC, julgo que certas profissões devem ser regulamentadas e responsabiliza das, uma vez que depois se corre o risco de termos pessoas a desempenhar a função sem qualquer critério e com métodos pouco claros, afectando toda uma classe de profissionais.

Abraço
MMartins

*

Offline S@ndr@

• 139
  • 2
  • Saudade de quem amo muito
« Responder #22 em: Julho 19, 2011, 11:03:04 am »
Bom dia:

Em relação a esta situação da regularização das profissões, ja tinha conhecimento, quando o FMI ca esteve.

Contudo, muito sinceramente, penso, que não ha interesses nenhuns de ninguém, a não ser nossos como e evidente, destas normas serem eliminadas.
POr isso, nunca nos podemos "fiar" no que podera vir a ser feito, porque pode não vir a acontecer.

A verdade é que o graú de dificuldade do exame da OTOC e elevado, e deveria ser mais acessivel, sem duvida, contudo, em certas situações até acho que é necessário que o pessoal tenha que fazer este exame...

Contudo se isto for a avante, a OTOC devia de devolver o valor que pagamos para inscrição e reaização do exame! lol....

Cumprimentos

*

Offline ammv

• 63
  • 1
Re: Acesso a Ordem OTOC
« Responder #23 em: Setembro 16, 2011, 07:26:34 pm »
O Conselho Diretivo da Ordem aprovou por unanimidade o seguinte calendário para a realização de exames de acesso à Instituição:

Exames a efetuar em 2012

1.º Exame em todo o território nacional no dia 11 de fevereiro;

2.º Exame em todo o território no dia 2 de junho;

3.º Exame em todo o território no dia 20 de outubro.