Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Operação Exame OTOC

Iniciado por Cátia Cunha, Setembro 10, 2010, 12:45:22 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Contabilistas.net

Olá colegas,

Eu espero ter a minha "fonte" a partir da proxima semana sobre tudo que é novidade sobre o tema OTOC!!;) mas acho muito bem irem "trabalhando" esse aspecto. Eu comecei pela fiscalidade.

Citação de: CNT em Setembro 15, 2010, 02:53:16 PM
Sim agradecia!:)

Já agora diz-me quais são os mais importantes...tenho de filtrar informação!

Obrigada
Cumprimentos
Paulo Carvalho

CNT

Colega Paulo...espero ansiosa pelas novidades!hihihihii

Queria começar a estudar analítica...infelizmente aqui na Madeira não existem cursos de preparação para o exame...incovenientes de uma terra pequena!
Ainda tentei organizar um...mas a pessoa que iria dar a formação não tem disponibilidade neste momento!:/

CNT

Citação de: kunhita em Setembro 15, 2010, 03:00:10 PM
já estão em anexo, é com apoio destes documentos que tenho conseguido resolver as questões,há que filtrar o que nos interessa, tem exemplos também que nos ajuda.
;)

Obrigada kunhita!

Cátia Cunha

CNT

vamos todos juntos tentar suprir essa ausência do curso!!

Contabilistas.net

Olá CNT,

Pois de facto torna-se mais complicado para si, mas nao se preocupe, está em "boas mãos" nós aqui vamos certamente proporcionar-lhe tudo a que temos acesso, e ainda ajudar nas suas duvidas.

Citação de: CNT em Setembro 15, 2010, 03:02:50 PM
Citação de: kunhita em Setembro 15, 2010, 03:00:10 PM
já estão em anexo, é com apoio destes documentos que tenho conseguido resolver as questões,há que filtrar o que nos interessa, tem exemplos também que nos ajuda.
;)

Obrigada kunhita!
Cumprimentos
Paulo Carvalho

CNT

Obrigada  colegas...pelas vossas palavras de apoio...vamos TODOS conseguir!

Já agora...é a 1ª vez que vou a exame...segundo a vossa experiencia qual foi a vossa maior dificuldade enfrentada em exames anteriores?

Ainda não estudei o Código Deontologico...quanto tempo de estudo estimam para esta parte do exame?

Têm alguma sugestão de resolução do exame...por exemplo por que grupo começar...de modo a gerir melhor o tempo?

No resultado do exame...sabemos que nota tivemos? ou dizem apenas aprovado/reprovado?

(sorryyyy...tantas perguntas!)

Cátia Cunha

CNT

é a primeira vez que vou, quer dizer ainda aguardo indicação da otoc, mas agradeço a quem souber resposta a estas questões, também gostava de saber!!

Citação de: CNT em Setembro 15, 2010, 03:17:35 PM

Já agora...é a 1ª vez que vou a exame...segundo a vossa experiencia qual foi a vossa maior dificuldade enfrentada em exames anteriores?

Ainda não estudei o Código Deontologico...quanto tempo de estudo estimam para esta parte do exame?

Têm alguma sugestão de resolução do exame...por exemplo por que grupo começar...de modo a gerir melhor o tempo?

No resultado do exame...sabemos que nota tivemos? ou dizem apenas aprovado/reprovado?

Contabilistas.net

Olá CNT,

A maior dificuldade é a gestão do tempo, sem duvida, e associada ao caracter do exame(acesso a ordem) ou seja toda a pressão inerente.
Eu nao faço deontologia, pois estou dispensado, mas em minha opinião é mais bastante mais facil que as restantes matérias.
Eu penso que para essa parte (deontologica) para estudo reserve 2 ou tres dias, deve ser suficiente.
Quanto a ordem de resolução do exame, isso como é obvio depende do grau de conhecimento das matérias, eu aconselho a resolver por grau de dificuldade (e isso depende de cada um) eu nao gosto de analitica, por esse motivo nunca começo por aí...mas gosto de fiscalidade, é por onde começo normalmente.
Quanto a nota, essa nao se sabe, apenas "admitido ou não admitido"

Quanto ao exame em cocnreto nao pense já nele, vá apenas aprofundando conhecimentos, deixe isso para mais proximo, e aí estaremos para abordar outros aspectos.

Citação de: CNT em Setembro 15, 2010, 03:17:35 PM

Cumprimentos
Paulo Carvalho

CNT

Obrigada Paulo pelos esclarecimentos...é mesmo isso...bora estudar...mais para a frente pensamos no exame!

Boa sorte a todos!

Cátia Cunha

Bom Dia a todos,

em anexo estão os códigos fiscais que me pareceram mais pertinentes, e aqui fica para quem não quiser comprar!!

Cátia Cunha

mais alguns..

Cátia Cunha

e por ultimo..mas não menos importante!!

Contabilistas.net

Bom dia colegas,

Muito boa ideia, é pretinente de facto a colocação da legislação.
Cumprimentos
Paulo Carvalho

CNT

Obrigada Kunhita!

Já agora surgiu uma questão...em termos de material de consulta...o que podemos levar?
Costuma verificar os códigos?

obrigada

Contabilistas.net

Bom dia,

Bem isso depende dos elementos que aí estiverem da OTOC, mas normalmente eles nao se preocupam com isso, porque ha uma explicação logica; quem quiser fazer o exame, acredite que não é recorrendo a apontamentos muito extensos que lá vai, é que o tempo de prova é claramente insuficiente.

Citação de: CNT em Setembro 16, 2010, 10:20:31 AM
Obrigada Kunhita!

Já agora surgiu uma questão...em termos de material de consulta...o que podemos levar?
Costuma verificar os códigos?

obrigada
Cumprimentos
Paulo Carvalho