collapse

Pesquisa

Ajuda no preenhcimento Balanço e Demonstração Resultados

• 42 Respostas
  • 49588 Visualizações
*

Offline Nuno M Martins

• **
  • 10
  • 0
Re: Ajuda no preenhcimento Balanço e Demonstração Resultados
« Responder #15 em: Janeiro 13, 2013, 12:22:30 pm »
Posso dizer que "aprendi" mais neste forum do que dias e dias de pesquisa na net.
Mais uma vez muito obrigado pelas novas informações, já estou a actualizar o plano de negócio.

Nuno

*

Offline Nuno M Martins

• **
  • 10
  • 0
« Responder #16 em: Janeiro 13, 2013, 05:44:10 pm »
Mangovsky e Rosinda, houve um pressuposto que eu não referi, não sabia que era importante, e que só reparei no balanço quando colocas uma nota que diz "*pressuposstto: prazo médio de recebimentos = 30 dias". No meu caso especifico o recebimento é quase imediato, e foi assim que eu indiquei no plano de negocio. 
Deixo ficar assim, ou coloco zero no campo "Clientes" em "Activo Corrente"?

texto do cliente:
O Google inicia automaticament e os pagamentos em sua conta bancária no segundo dia do mês, exceto em finais de semana e feriados bancárgios. Os pagamentos incluirão os pedidos cobrados até dois dias antes do dia do pagamento, menos os reembolsos emitidos até o dia anterior

Outra dúvida que eu tenho é em relação aos valores indicados terem ou não iva.
Como tenho dúvidas se existe iva a cobrar, porque os valores a receber vêm de clientes no estrangeiro, neste caso dos Estados Unidos (Google e a Apple).  Assim, todos os valores que eu refiro no meu plano de negocio são valores sem iva, e os valores que eu estava a colocar no plano de candidatura também eram valores sem iva.
No quadro do financiamento será para colocar valores com ou sem iva?
No quadros que me envias-te da demonstração de resultados os valores estão sem iva mas no balanço existem valores com iva?

Desculpa a minhas dúvias e ser tão "chatinho"  ::)

Obrigado.

*

Offline AndreiaM

• 5284
  • 191
« Responder #17 em: Janeiro 13, 2013, 06:33:52 pm »
Olá Nuno,

Pode ser "chatinho" à vontade :D

Para elaborar o balanço e a demonstração de resultados previsional, temos que partir de determinados pressupostos.
Já corrigi o balanço (em anexo), assumindo Prazo de recebimentos a pronto pagamento (apenas transferi o valor de clientes para caixa e depósitos bancários).

Caso queira fazer mais alguma alteração ao balanço, tenha só em atenção uma coisa:

TOTAL DO ACTIVO = TOTAL CAPITAL PRÓPRIO + PASSIVO

Quanto ao IVA, o seu enquadramento em sede de IVA, atendendo à actividade que vai realizar, à partida será o regime normal.
Agora se vai faturar ou não a clientes estrangeiros, acho que não será relevante para o projecto.

Como disse, são dados previsionais, não devem ser muito diferente da realidade, mas nunca serão iguais ;)

Sendo enquadrado no regime normal de IVA, esse valor nunca será custo ou proveito para si, daí não aparecer na demonstração de resultados mas sim no balanço.

Não sendo custo para si, entendo que no quadro do financiamento terão que ser sempre valores sem IVA.

Se por acaso não entender alguma coisa que eu tenha dito, por favor diga.

Cumprimentos

Mangovsky e Rosinda, houve um pressuposto que eu não referi, não sabia que era importante, e que só reparei no balanço quando colocas uma nota que diz "*pressuposstto: prazo médio de recebimentos = 30 dias". No meu caso especifico o recebimento é quase imediato, e foi assim que eu indiquei no plano de negocio. 
Deixo ficar assim, ou coloco zero no campo "Clientes" em "Activo Corrente"?

texto do cliente:
O Google inicia automaticament e os pagamentos em sua conta bancária no segundo dia do mês, exceto em finais de semana e feriados bancárgios. Os pagamentos incluirão os pedidos cobrados até dois dias antes do dia do pagamento, menos os reembolsos emitidos até o dia anterior

Outra dúvida que eu tenho é em relação aos valores indicados terem ou não iva.
Como tenho dúvidas se existe iva a cobrar, porque os valores a receber vêm de clientes no estrangeiro, neste caso dos Estados Unidos (Google e a Apple).  Assim, todos os valores que eu refiro no meu plano de negocio são valores sem iva, e os valores que eu estava a colocar no plano de candidatura também eram valores sem iva.
No quadro do financiamento será para colocar valores com ou sem iva?
No quadros que me envias-te da demonstração de resultados os valores estão sem iva mas no balanço existem valores com iva?

Desculpa a minhas dúvias e ser tão "chatinho"  ::)

Obrigado.
« Última modificação: Janeiro 13, 2013, 06:37:10 pm por mangovsky »

*

Offline Rosinda Cristina

• 1580
  • 106
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
« Responder #18 em: Janeiro 14, 2013, 09:24:29 am »
Olá Nuno,

Anexo o balancete de 2013, basiei-me na informação que facultou e nos elementos que mangovsky preencheu na elaboração da Demonstração dos Resultados e no Balanço.

A ideia é tentar lhe facilitar o entendimento dos elementos da DR e Balanço. Pois no contexto real quando os documentos são contabilizados, origina um balancete e é apartir desses elementos do balancete que são elaboradas as Demonstrações Financeiras.

Quanto as suas Vendas serem isentas de IVA, já que é essa a informação que vai indicar, que os seus potenciais clientes são estrangeiros, penso que nada impede que na sua atividade a nível previsional tenha um ou dois clientes portugueses e aí já vai liquidar IVA, de acordo com alterações que pretenda fazer, pode-se basear neste balancete para depois obter novos elementos para a DR e Balanço. Ter em atenção os conselhos da mangovsky, quando efetuar alterações a essas Demonstrações. No entanto pode sempre utilizar o forum para pedir uma opinião.

Se tiver tempo, tentarei reuniar mais informações que lhe possam ser úteis.
É muito normal este tipo de projeto, ter mudanças constantes na elaboração destes documentos, pois estes são importantes e essenciais para que o seu plano de negócios seja coerente com informação prestada e depois para fazer a análise da viabilidade.

Tenho uma dúvida sobre a classificação do subsídio, penso que talvéz não devesse estar classificada na classe 7, mas que deveria estar calssificado na classe 5.

Pois este subsídio já era do Nuno Martins, ele já o ia receber, recebe-o é antecipadament e, talvéz por isso deva fazer parte dos capitais próprios da empresa e não dos rendimentos da empresa.

Se mangovsky pudesse colaborar nesta minha dúvida agradecia.

Cumprimentos,

*

Offline Nuno M Martins

• **
  • 10
  • 0
« Responder #19 em: Janeiro 14, 2013, 02:19:44 pm »
Rosinda muito obrigado pelo balancete. A minha compreensão das "contas" da empresa e a previsão que posso fazer aumentou enormemente com a tua ajuda e da mangovsky e se a candidatura for aceite tenho que vos agradecer.

Já agora tenho uma dúvida:
Nas reuniões no centro de emprego sobre a candidatura à criação do próprio emprego foi dito que o financiamente é sobre o valor sem iva das facturas pro-forma. (agora já percebo porquê  :D ) mas algumas das minhas facturas não têm o valor sem iva e são de empresas estrangeiras (venda online de software, empresa sediada nos estados unidos). Neste caso que valor de iva? a taxa é 0 ?

Mais uma vez obrigado.
Nuno

*

Offline AndreiaM

• 5284
  • 191
« Responder #20 em: Janeiro 14, 2013, 03:12:44 pm »
Olá Rosinda,

Quanto à classificação do subsidio, é certo que ele vai servir para financiar ativos tangíveis e como tal, à luz do SNC deveria ser registado numa conta de capitais próprios e ser transferido para proveitos ao longo da vida útil dos respectivos bens.
Agora eu pergunto, esta norma também é aplicável quando estamos na presença de um ENI??
Faz sentido ter registos na conta de capital próprio???

Outra questão que também me suscita algumas dúvidas é o caso do vencimento.
No caso do ENI, faz sentido ter gastos com o pessoal???

E seria mesmo ótimo ter a opinião de outras pessoas :)

Olá Nuno,

Anexo o balancete de 2013, basiei-me na informação que facultou e nos elementos que mangovsky preencheu na elaboração da Demonstração dos Resultados e no Balanço.

A ideia é tentar lhe facilitar o entendimento dos elementos da DR e Balanço. Pois no contexto real quando os documentos são contabilizados, origina um balancete e é apartir desses elementos do balancete que são elaboradas as Demonstrações Financeiras.

Quanto as suas Vendas serem isentas de IVA, já que é essa a informação que vai indicar, que os seus potenciais clientes são estrangeiros, penso que nada impede que na sua atividade a nível previsional tenha um ou dois clientes portugueses e aí já vai liquidar IVA, de acordo com alterações que pretenda fazer, pode-se basear neste balancete para depois obter novos elementos para a DR e Balanço. Ter em atenção os conselhos da mangovsky, quando efetuar alterações a essas Demonstrações. No entanto pode sempre utilizar o forum para pedir uma opinião.

Se tiver tempo, tentarei reuniar mais informações que lhe possam ser úteis.
É muito normal este tipo de projeto, ter mudanças constantes na elaboração destes documentos, pois estes são importantes e essenciais para que o seu plano de negócios seja coerente com informação prestada e depois para fazer a análise da viabilidade.

Tenho uma dúvida sobre a classificação do subsídio, penso que talvéz não devesse estar classificada na classe 7, mas que deveria estar calssificado na classe 5.

Pois este subsídio já era do Nuno Martins, ele já o ia receber, recebe-o é antecipadament e, talvéz por isso deva fazer parte dos capitais próprios da empresa e não dos rendimentos da empresa.

Cumprimentos,

*

Offline AndreiaM

• 5284
  • 191
« Responder #21 em: Janeiro 14, 2013, 03:39:05 pm »
Olá Nuno,

Quanto ao IVA nas faturas estrangeiras, em principio não terão IVA.
Digo, em principio, porque depende do local onde o imposto será devido.

Mas julgo que para o caso, o valor que tem nessas faturas será sem IVA.

Qualquer dúvida disponha!

PS: Se quiser "aprender" umas coisitas sobre regras de localização das operações (local onde o imposto é devido) em termos de IVA, pode consultar o artigo 6º do código do IVA  :D
    Obviamente que não é obrigado a saber estas coisas ;)
    Certamente que quando tiver o seu negócio, terá um contabilista que o ajudará a perceber estas situações.

Cumprimentos

Rosinda muito obrigado pelo balancete. A minha compreensão das "contas" da empresa e a previsão que posso fazer aumentou enormemente com a tua ajuda e da mangovsky e se a candidatura for aceite tenho que vos agradecer.

Já agora tenho uma dúvida:
Nas reuniões no centro de emprego sobre a candidatura à criação do próprio emprego foi dito que o financiamente é sobre o valor sem iva das facturas pro-forma. (agora já percebo porquê  :D ) mas algumas das minhas facturas não têm o valor sem iva e são de empresas estrangeiras (venda online de software, empresa sediada nos estados unidos). Neste caso que valor de iva? a taxa é 0 ?

Mais uma vez obrigado.
Nuno

*

Offline Nuno M Martins

• **
  • 10
  • 0
« Responder #22 em: Janeiro 14, 2013, 03:47:44 pm »
Olá, estava a rever a candidatura e fiquei com dúvidas sobre o quadro de Depreciação e Amortização. No inicio pensei que no me caso mão era para preencher, mas com os dados da que a mangovsky enviou acho que tenho que preencher.
Preenchi e coloquei em anexo para se alguém poder dar uma olhadela/validação   ;D . É só para preencher com os dados de 2013. No centro de emprego disseram-me quando o quadro não tem referência aos anos é para assinalar o primeiro ano

Obrigado.
Nuno

*

Offline AndreiaM

• 5284
  • 191
« Responder #23 em: Janeiro 14, 2013, 03:57:18 pm »
Olá,

Se for só com os dados de 2013, na minha opinião está perfeito :D

Julgo que a Rosinda já mencionou isto antes, mas volto a lembrar que essas taxas de amortização são as constantes no DR 25/2009. Em função do tipo de bem e da sua vida útil, a taxa de amortização varia.

Volto a apelar a mais opiniões para este caso :)

Olá, estava a rever a candidatura e fiquei com dúvidas sobre o quadro de Depreciação e Amortização. No inicio pensei que no me caso mão era para preencher, mas com os dados da que a mangovsky enviou acho que tenho que preencher.
Preenchi e coloquei em anexo para se alguém poder dar uma olhadela/validação   ;D . É só para preencher com os dados de 2013. No centro de emprego disseram-me quando o quadro não tem referência aos anos é para assinalar o primeiro ano

Obrigado.
Nuno

*

Offline Rosinda Cristina

• 1580
  • 106
« Responder #24 em: Janeiro 15, 2013, 12:03:12 am »
Olá Rosinda,

Quanto à classificação do subsidio, é certo que ele vai servir para financiar ativos tangíveis e como tal, à luz do SNC deveria ser registado numa conta de capitais próprios e ser transferido para proveitos ao longo da vida útil dos respectivos bens.
Agora eu pergunto, esta norma também é aplicável quando estamos na presença de um ENI??
Faz sentido ter registos na conta de capital próprio???

Outra questão que também me suscita algumas dúvidas é o caso do vencimento.
No caso do ENI, faz sentido ter gastos com o pessoal???

E seria mesmo ótimo ter a opinião de outras pessoas :)

Olá Nuno,

Cumprimentos,

Olá mangovsky, em relação à classificação das prestações na classe 7 ou na classe 5 gostaria mesmo de entender em relação a ENI qual o melhor contabilização qual a mais coerente com a situação.
Sendo o projeto do Nuno Martins aprovado terá acompanhamento pelo menos durante os primeiros três anos pelo IEFP, quer na documentação, quer no percurso da empresa...

Não optando pela contabilidade organizada, pois de acordo com as suas despesas, não parece ser o regime mais vantajoso.
Se a classificação das prestações do desemprego só poderem ser refletidas (entre as duas opções classe 5 ou 7) nos rendimentos...
Pelo regime simplificado, nunca seria classificado na classe 5, e considerar classe 7...também me faz alguma confusão...se esse rendimento não advém da atividade, nem o foi atribuído para exploração da atividade...é um rendimento que é seu apenas o recebe antecipadament e para criar o seu próprio negócio...é isso que me faz confusão.

Era excelente que mais colegas, partilhassem as suas opiniões :-)

mangovsky disse: «Outra questão que também me suscita algumas dúvidas é o caso do vencimento.
No caso do ENI, faz sentido ter gastos com o pessoal???»

Quanto à questão do vencimento no caso do ENI, fazer sentido ou não estar em gastos com o pessoal?

Eu partilho da opinião que não o faz, apenas faz sentido, colocar-se os gastos com a segurança social, já que se tem de preencher a DR e Balanço, partindo do pressuposto que estávamos em contabilidade organizada...n ão seria lançado o vencimento, mas apenas o valor da segurança social na conta 63-Gastos com o pessoal.

Anexo um ficheiro com simulação entre qual o rendimento mais relevante, tanto para cálculo da segurança social, quer para declarar os rendimentos no final do ano. Ou seja é mais vantajoso o regime simplificado ou a contabilidade organizada.

Nos meus cálculos deu me sempre mais vantajoso o regime simplificado.

Tentei adoptar as novas taxas da segurança social 34,75% aprovadas no Orçamento Estado 2013 e achar qual o valor que o projeto de Nuno Martins, com os valores previsionais teria de pagar nos anos 2013, 2014, 2015 (considerei que no ano 2013 estaria isento).

Depois acrescentei os novos valores que o Resultados Líquido teria, retirando os valores dos vencimentos, e colocando os gastos com a segurança social. E construi DR e Balanço com os novos valores...

Como ainda não percebi se a atividade do Nuno apenas é Vendas e se não tem componente de Prestações de Serviços, simulei as duas hipóteses e no final considerei que apenas vende e não presta serviços.

Pois no cálculo do rendimento faz diferença quando a atividade estiver a laborar e neste caso para simular o valor a pagar de segurança social.

Vou anexar elementos que me baseei para calcular os valores em excell.

Não sei se não ficou um pouco confuso, mangovsky se puder dar a sua opinião e melhorar o meu raciocínio agradeço.
Se pudermos ter mais opiniões serão sempre bem vindas, obrigado :-))

« Última modificação: Janeiro 15, 2013, 12:10:51 am por Rosinda Cristina »

*

Offline AndreiaM

• 5284
  • 191
« Responder #25 em: Janeiro 15, 2013, 11:33:20 pm »
Olá Rosinda,

Após refletir mais um pouco sobre este tema, sou da opinião do seguinte:

Em termos de gastos com o pessoal, não há lugar a processamento de salários, logo não faz sentido ter valor nesta rubrica, a não ser a parte dos custos com a segurança social.
Concordo com os teus cálculos ;)

Em relação ao recebimento das prestações de desemprego, concordo quando dizes que “é um rendimento que é seu apenas o recebe antecipadament e para criar o seu próprio negócio” e, como tal, entendo que o recebimento deste valor não deva estar registado nem como proveito nem como capital próprio (em termos de balanço).
Simplesmente, quando o receber esse valor será aplicado na aquisição dos bens do ativo imobilizado.
Não seria mais correto registar apenas a entrada numa conta 278??? Ou achas que deva ser registada numa 268???

Claro que, em termos de mapa de financiamento deverá sempre aparecer o valor na parte dos capitais próprios porque não deixa de o ser.

Não sei se me estou a fazer entender e diz-me se concordas com o meu ponto de vista.

Está difícil obter mais opiniões :D

*

Offline Rosinda Cristina

• 1580
  • 106
« Responder #26 em: Janeiro 16, 2013, 09:04:55 am »
Bom dia  mangovsky  :)

Também me parece mais coerente lançar-se numa conta 278, e na opinião que tive de alguns colegas de trabalho. São de opinião entre a 593 e a 278, e concordam tendo em conta ser ENI ser na 278. No entanto vou tentar obter a opinião de outros colegas.

Tenho "pena" que não tenha até agora existido disponibilidad e de outros colegas em partilharem opinião sobre este tema.

Obrigado pela colaboração mangovsky este é um tema "projetos de investimento" que me desperta interesse a nível pessoal e profissional.

« Última modificação: Janeiro 16, 2013, 10:13:33 am por Rosinda Cristina »

*

Offline AndreiaM

• 5284
  • 191
« Responder #27 em: Janeiro 16, 2013, 10:29:35 am »
A mim também me desperta muito interesse este tema :)
Só tenho pena de não poder desenvolver mais, por falta de tempo.

Obrigado pela colaboração mangovsky este é um tema "projetos de investimento" que me desperta interesse a nível pessoal e profissional.

*

Offline Rosinda Cristina

• 1580
  • 106
« Responder #28 em: Janeiro 16, 2013, 10:47:29 am »
A mim também me desperta muito interesse este tema :)
Só tenho pena de não poder desenvolver mais, por falta de tempo.

O tempo é de facto um dos maiores obstáculos mangovsky também é a falta de tempo que me faz não desenvolver mais este tema.

Como estamos muitas vezes absorvidos com outros temas por imposição legal, à qual não se pode deixar para segundo plano. Acabo por não procurar formações e outros mecanismos com regularidade para este tema.

Pois tem-se de aperfeiçoar os outros temas que acabam por ser prioritários no dia à dia  :D

*

Offline rap123

• **
  • 15
  • 0
« Responder #29 em: Maio 24, 2013, 12:01:59 pm »
boa tarde,

gostava de saber se existe a possibilidade de Rosinda Cristina e mangovsky me ajudarem no preenchimentos desses quadros no meu plano negócios.

Já agora, gostava de saber se o projecto do sr Nuno foi aprovado :)...esperemos que sim...

Obrigada :)