*

Offline Gui72853

• C.C
  • Prata
  • **
  • 4
  • 0
Olá a todos!

Venho me deparando há algum tempo com um problema relativamente às despesas documentadas ou não documentadas e respectivas tributações autonomas.
A empresa da qual sou TOC a tempo inteiro, exporta 100% do que vende e como tal os colaboradores fazem muitas viagens ao estrangeiro. Tenho por isso muitas despesas as quais não têm número de contribuinte nem nome da empresa na factura - e muitas das vezes nem são facturas pois em países da UE e nos EUA não existe essa obrigatoriedad e.

Assim sendo, quando uma despesa é suportada por um ticket ou mesmo factura sem número de contribuinte, deve esta despesa ser considerada não documentada e estar sujeita à tributação autonoma de 50%?
E no exemplo dos bilhetes de avião comprados on-line numa operadora? temos o nome do passageiro, e o valor -temos um documento mas que no entanto não é factura, não tem o número de contribuinte - deve também ser considerado não documentado e estar sujeito à TA??

No meu caso, já estamos a falar de valores muito consideráveis de TA's a pagar caso tudo seja considerado não documentado pelo que me começa a parecer não razoável esta abordagem.
Se alguém me puder dizer como fazem nas vossas empresas...e qual a maneira mais razoável de actuar...agrad eço imenso.
Obrigada!
Margarida

*

Offline AndreiaM

• Assessor
  • Diamante
  • 4744
  • 165
Re: Despesas incorridas no estrangeiro sem factura - despesas não documentadas?
« Responder #1 em: Agosto 26, 2014, 03:46:18 pm »
Boa tarde,

Na minha opinião, despesas para as quais tem documento de suporte, mas que não estão emitidos de acordo com a lei, não são despesas não documentadas mas sim encargos não devidamente documentados (artigo 23-A nº 1 alínea c) -CIRC).
Estes encargos não estão sujeitos a tributação autónoma. Apenas não serão aceites como gasto fiscal.

Mas, sugiro que faça um pedido de informação vinculativa diretamente à Autoridade Tributária sobre o tema.

Espero ter ajudado

Olá a todos!

Venho me deparando há algum tempo com um problema relativamente às despesas documentadas ou não documentadas e respectivas tributações autonomas.
A empresa da qual sou TOC a tempo inteiro, exporta 100% do que vende e como tal os colaboradores fazem muitas viagens ao estrangeiro. Tenho por isso muitas despesas as quais não têm número de contribuinte nem nome da empresa na factura - e muitas das vezes nem são facturas pois em países da UE e nos EUA não existe essa obrigatoriedad e.

Assim sendo, quando uma despesa é suportada por um ticket ou mesmo factura sem número de contribuinte, deve esta despesa ser considerada não documentada e estar sujeita à tributação autonoma de 50%?
E no exemplo dos bilhetes de avião comprados on-line numa operadora? temos o nome do passageiro, e o valor -temos um documento mas que no entanto não é factura, não tem o número de contribuinte - deve também ser considerado não documentado e estar sujeito à TA??

No meu caso, já estamos a falar de valores muito consideráveis de TA's a pagar caso tudo seja considerado não documentado pelo que me começa a parecer não razoável esta abordagem.
Se alguém me puder dizer como fazem nas vossas empresas...e qual a maneira mais razoável de actuar...agrad eço imenso.
Obrigada!
Margarida

*

Offline nadiacaldeira

• C.C
  • Prata
  • **
  • 19
  • 0
Re: Despesas incorridas no estrangeiro sem factura - despesas não documentadas?
« Responder #2 em: Fevereiro 19, 2016, 02:27:13 pm »
Boa Tarde Colega,

Chegou a solicitar um pedido de informação vinculativa a AT relativamente ao assunto em questão?
Se sim é possivel partilhar a resposta obtida.
Obrigada
Nádia

Despesas não documentadas - TA

Iniciado por j0rge

Respostas: 3
Visualizações: 8391
Última mensagem Março 07, 2013, 02:32:58 pm
por j0rge
ERRO ENVIO MODELO 22 - DESPESAS NÃO DOCUMENTADAS

Iniciado por VPMMS

Respostas: 2
Visualizações: 1002
Última mensagem Maio 06, 2016, 10:43:25 am
por VPMMS
Despesas comuns

Iniciado por gilfas

Respostas: 10
Visualizações: 2409
Última mensagem Maio 09, 2014, 02:37:46 pm
por gilfas
Despesas de Cobrança

Iniciado por Filipecbt

Respostas: 2
Visualizações: 253
Última mensagem Setembro 28, 2015, 04:04:19 pm
por kushinadaime
Despesas com Portagens

Iniciado por Filipecbt

Respostas: 14
Visualizações: 1577
Última mensagem Dezembro 16, 2015, 09:51:00 am
por Joao9857

Mensagens recentes

Re: Contrato de Trabalho a termo certo por Andreia_04
[Hoje às 04:11:07 pm]

Re: Associação de Pais - MODELO 22 por Edelgado
[Hoje às 02:44:30 pm]

Simulador do IRS para 2016 Versão 08 por Francisco Mesquita
[Hoje às 01:46:15 pm]

Re: Notificação OCC - Exame de Junho por adilia rocha
[Hoje às 01:34:47 pm]

Re: Notificação OCC - Exame de Junho por TIngles
[Hoje às 01:13:59 pm]

Re: Q11 por PFSilva
[Hoje às 12:00:15 pm]

Margem de solvência por contabilistas.net
[Hoje às 11:38:42 am]

DR 25/09: codigo 2430 da tabela II por Pedrolopes14
[Hoje às 11:32:10 am]

Dedução dos PEC's no regime simplificado de IRC por hxaves
[Hoje às 11:29:16 am]

Re: Q11 por Luisa Moreira
[Hoje às 10:11:06 am]

Alienação Quota PME por Benigni
[Hoje às 01:22:17 am]

Re: Declaração IVA - quadro 16 por adilia rocha
[Maio 23, 2017, 10:07:44 pm]

Votações

Você não está autorizado a ver Sondagens neste quadro.
Maio 2017
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 [24] 25 26 27
28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.