collapse

Pesquisa



Controle de retenções na fonte

  • 29 Respostas
  • 11338 Visualizações
*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Controle de retenções na fonte
« em: Outubro 01, 2014, 11:58:07 am »
Boa tarde,

Podem me dizer como controlam os montantes entregues de retenção de cada um dos vossos clientes, para posterior verificação com a contabilidade?
Obrigada.
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline onedeadlock

  • ****
  • 298
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #1 em: Outubro 01, 2014, 01:36:30 pm »
Boa tarde,

Podem me dizer como controlam os montantes entregues de retenção de cada um dos vossos clientes, para posterior verificação com a contabilidade?
Obrigada.

Boa Tarde,

Eu costumo tirar uma cópia dos documentos que tem retenção.
Depois é mais fácil para quando tiver a conferir/preencher a Modelo 10.

Mas também é fácil fazer um esquema no excel com os dados relevantes que precisamos guardar.


Cumps.


*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #2 em: Outubro 01, 2014, 01:54:08 pm »
Boa tarde,

Podem me dizer como controlam os montantes entregues de retenção de cada um dos vossos clientes, para posterior verificação com a contabilidade?
Obrigada.

Outra forma através do portal das finanças. Uma vez que se tem de emitir guia das retenções. Aqui sempre que emitimos guia das retenções, tiramos cópia das faturas que dá origem aquela retenção. E anexamos à guia correspondente .

Além da conta inicial 242 por entidade, depois temos uma conta 242 específica só para pagamentos por entidades.

Assim picamos tal como fazemos com a conta clientes.
Numa conta temos as retenções emitidas e na outra conta as retenções pagas.

A diferença entre as duas por conta de entidade, é o que transita para o ano seguinte por pagar. Ou seja se forem pagas adequadamente, há-de transitar o saldo de dezembro para o ano seguinte.

E através do portal finanças, temos o controlo das guias emitidas e das que foram pagas e em que data foi pago.

Espero ter ajudado  ;)

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #3 em: Outubro 01, 2014, 02:23:30 pm »
Muito obrigada pela partilha dos vossos métodos.
Sempre que eu recebo uma fatura com retenção, insiro o valor num quadro de excel, no campo correspondente (ex: 101/102/etc) e na linha correpondente à empresa que deve pagar a retenção.

O meu problema, é que a retenção deve ser paga apenas quando é feito o pagamento da fatura, e não pela data da fatura.
Ou seja, eu entrego antecipadament e a retenção ao estado.
Isto porque os meus clientes raramente me enviam os recibos, e não consigo convencê-los de que os recibos devem ser enviados tal como as faturas. Além disso, há recibos que vêm com a data da fatura em vez da data de recebimento. A reconciliação bancária é feita com meses de atraso porque, para conseguir uma lista de cheques ou cópia dos mesmo, é preciso muita insistência, e durante os meses de fecho de contas, não consigo ter tempo para contabilizar tudo, e os bancos (como não têm iva), acabam por ficar para mais tarde. :( :(

Têm algum método para solucionar isto?? Não é grave entregar a retenção mais cedo, mas sei que não faço o procedimento correto...
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline Raquel Monteiro

  • ***
  • 55
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #4 em: Outubro 01, 2014, 02:55:20 pm »
Muito obrigada pela partilha dos vossos métodos.
Sempre que eu recebo uma fatura com retenção, insiro o valor num quadro de excel, no campo correspondente (ex: 101/102/etc) e na linha correpondente à empresa que deve pagar a retenção.

O meu problema, é que a retenção deve ser paga apenas quando é feito o pagamento da fatura, e não pela data da fatura.


Olá Futura Colega (Se tudo correr bem  :)

Estive a ver a sua mensagem e suscitou-me uma dúvida, diz que a retenção é paga apenas na altura em que é feito o pagamento da Fatura? (Fiquei na dúvida, porque eu declaro todas as retenções, que contabilizei no mês anterior, pelo que eu tinha lido aqui no Site, essa questão apenas seria verdade se fosse IVA em CAIXA, estou a fazer mal?

Quanto ao Lançamento, no Software que eu uso, desdobrei cada 242 por Entidades e por Taxas de Retenção, e o Software automaticament e faz os Mapas, não só o de retenções, mas também Modelo 10 e as Declarações, no Entanto, por uma questão de conferência, tiro cópia de todas os Documentos com Retenção para conferir com o Mapa que o programa Cria.

Raquel
 )

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #5 em: Outubro 01, 2014, 03:05:39 pm »
A retenção que consta das faturas deve ser entregue ao estado no mês seguinte ao do pagamento da referida fatura. Exemplo:
- FT de 05/2014
- Recibo de 07/2014
A entrega da retenção é feita até 20/08.

O Iva de caixa, refere-se apenas à dedução de iva, não se relaciona com esta questão da retenção. Não sei se consegui explicar....

Eu tenho a 242 por entidades (mas não por taxas). O meu software faz esses mapas, apenas depois de inserir os documentos no módulo de RH (não se baseia na contabilidade). Eu controlo as entregas mensais em excel. E o controle anual, é feito com base no portal das finanças e nos extratos contabilistico s.
:)
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #6 em: Outubro 01, 2014, 03:25:42 pm »
Muito obrigada pela partilha dos vossos métodos.
Sempre que eu recebo uma fatura com retenção, insiro o valor num quadro de excel, no campo correspondente (ex: 101/102/etc) e na linha correpondente à empresa que deve pagar a retenção.

O meu problema, é que a retenção deve ser paga apenas quando é feito o pagamento da fatura, e não pela data da fatura.


Olá Futura Colega (Se tudo correr bem  :)

Estive a ver a sua mensagem e suscitou-me uma dúvida, diz que a retenção é paga apenas na altura em que é feito o pagamento da Fatura? (Fiquei na dúvida, porque eu declaro todas as retenções, que contabilizei no mês anterior, pelo que eu tinha lido aqui no Site, essa questão apenas seria verdade se fosse IVA em CAIXA, estou a fazer mal?

Quanto ao Lançamento, no Software que eu uso, desdobrei cada 242 por Entidades e por Taxas de Retenção, e o Software automaticament e faz os Mapas, não só o de retenções, mas também Modelo 10 e as Declarações, no Entanto, por uma questão de conferência, tiro cópia de todas os Documentos com Retenção para conferir com o Mapa que o programa Cria.

Raquel
 )

Colega veja se ajuda o que anexo e veja o artigo 98º CIRS

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/8787D561-FF96-4DC1-B8B3-23A4AC97947E/0/CIRS_01_2014.pdf

«Artigo 98.ºRetenção na fonte - regras gerais CIRS
1 - Nos casos previstos nos artigos 99.º a 101.º e noutros estabelecidos na lei, a entidade
devedora dos rendimentos sujeitos a retenção na fonte, as entidades registadoras ou
depositárias, consoante o caso, são obrigadas, no acto do pagamento, do vencimento,
ainda que presumido, da sua colocação à disposição, da sua liquidação ou do apuramento
do respectivo quantitativo, consoante os casos, a deduzir-lhes as importâncias
correspondente s à aplicação das taxas neles previstas por conta do imposto respeitante ao
ano em que esses actos ocorrem. (Redacção dada pela Lei n.º 32-B/2002, de 30 de dezembro)»

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #7 em: Outubro 01, 2014, 03:31:23 pm »
Exato colega! Eu deveria pagar a retenção pela data do pagamento da fatura e não pela data da fatura. Mas é impossível de conseguir controlar os pagamentos dos meus clientes atempadamente :(
 :o
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #8 em: Outubro 01, 2014, 03:34:45 pm »
Exato colega! Eu deveria pagar a retenção pela data do pagamento da fatura e não pela data da fatura. Mas é impossível de conseguir controlar os pagamentos dos meus clientes atempadamente :(
 :o

O que a Débora pretende fazer só mesmo com clientes assertivos, ou seja que tenham o cuidado de transmitir toda a informação necessária para se puder cumprir com o estipulado  :(

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #9 em: Outubro 01, 2014, 03:44:50 pm »
Os colegas têm clientes desses??  ::) :o ;D
Onde se arranjam?? Acho que só tenho 1 assim na minha lista (que é pequena) de clientes....

Exato colega! Eu deveria pagar a retenção pela data do pagamento da fatura e não pela data da fatura. Mas é impossível de conseguir controlar os pagamentos dos meus clientes atempadamente :(
 :o

O que a Débora pretende fazer só mesmo com clientes assertivos, ou seja que tenham o cuidado de transmitir toda a informação necessária para se puder cumprir com o estipulado  :(
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #10 em: Outubro 01, 2014, 03:51:19 pm »
Os colegas têm clientes desses??  ::) :o ;D
Onde se arranjam?? Acho que só tenho 1 assim na minha lista (que é pequena) de clientes....

Exato colega! Eu deveria pagar a retenção pela data do pagamento da fatura e não pela data da fatura. Mas é impossível de conseguir controlar os pagamentos dos meus clientes atempadamente :(
 :o

O que a Débora pretende fazer só mesmo com clientes assertivos, ou seja que tenham o cuidado de transmitir toda a informação necessária para se puder cumprir com o estipulado  :(

De facto não existem muitos  :(

Mas ainda existem uma quantidade significativa de clientes  que se interessam por ter a sua contabilidade de acordo com a legislação em vigor  ;D

Além de que essa quantidade significativa no que toca a este tema está gerir os seus meios líquidos financeiros da forma mais assertiva, entregando a quem de direito a retenção no momento adequado  ;D  ;D

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #11 em: Outubro 01, 2014, 04:08:12 pm »
Pode não acreditar, mas eu lanço em Agosto, por exemplo, faturas de Maio ou pior do que isto.

Por isso, se não me trazem as faturas (que deduz iva), quanto mais os recibos....
 ;D

Obrigada pelas opiniões...
 
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #12 em: Outubro 01, 2014, 04:38:15 pm »
No entanto noto que 80% dos clientes tornaram-se mais responsáveis pelas suas obrigações no que respeita a entrega nos documentos para contabilizar e isso deve-se nesta perspetiva que relato. A mais uma obrigação que não é nossa mas que recaiu sobre nós a entrega do Saft.

O facto de ser entrega até dia 25 de cada mês, faz com que grande parte tenha a preocupação de reunir todos os documentos e entregar para serem contabilizados  :D

Claro que continuam a haver exceções  ::)

Lançar em agosto faturas de maio, porque só foram entregues em agosto e muitas vezes no próprio dia ou véspera da obrigação legal é um desrespeito total por quem trabalha  ::) ::)

Há que continuar a ter esperança e tentar mudar mentalidades  ;D


*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #13 em: Outubro 01, 2014, 04:43:15 pm »
No entanto noto que 80% dos clientes tornaram-se mais responsáveis pelas suas obrigações no que respeita a entrega nos documentos para contabilizar e isso deve-se nesta perspetiva que relato. A mais uma obrigação que não é nossa mas que recaiu sobre nós a entrega do Saft. para entregar o saf-t tenho de "brigar" com alguns clientes e técnicos de informática  >:(
O facto de ser entrega até dia 25 de cada mês, faz com que grande parte tenha a preocupação de reunir todos os documentos e entregar para serem contabilizados  :D nem por isso no meu caso, eles enviam o saf-t mas a documentação fica para mais tarde  :(

Claro que continuam a haver exceções  ::) sim, não posso dizer que são todos assim, mas são mais do que gostaria

Lançar em agosto faturas de maio, porque só foram entregues em agosto e muitas vezes no próprio dia ou véspera da obrigação legal é um desrespeito total por quem trabalha  ::) ::) Acho que nem é por desrespeito, apesar de parecer, que me entregam as faturas tardiamente, mas por falta de sensibilidade para com os prazos, acho que para eles, deduzir em Abril, Setembro ou no ano seguinte é indiferente.

Há que continuar a ter esperança e tentar mudar mentalidades  ;D sim vamos continuar, sem dúvida!
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline Raquel Monteiro

  • ***
  • 55
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Controle de retenções na fonte
« Responder #14 em: Outubro 01, 2014, 04:46:31 pm »
Exato colega! Eu deveria pagar a retenção pela data do pagamento da fatura e não pela data da fatura. Mas é impossível de conseguir controlar os pagamentos dos meus clientes atempadamente :(
 :o

Obrigada pela Ajuda
Raquel

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
3336 Visualizações
Última mensagem Setembro 16, 2010, 02:33:08 pm
por CNT
6 Respostas
3441 Visualizações
Última mensagem Setembro 12, 2013, 10:23:56 pm
por ENunes
4 Respostas
11021 Visualizações
Última mensagem Novembro 13, 2013, 03:32:03 pm
por AndreiaM
4 Respostas
2646 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 20, 2014, 02:17:32 pm
por manu.9
3 Respostas
2395 Visualizações
Última mensagem Maio 06, 2014, 04:28:18 pm
por Vasco

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
[1] 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

  • Feriados
  • holiday Dia do trabalhador