collapse

Pesquisa



Leasing ou rent??

  • 24 Respostas
  • 16905 Visualizações
*

Offline Carmo Gonçalves

  • ***
  • 138
  • 2
  • Sexo: Feminino
Leasing ou rent??
« em: Janeiro 21, 2015, 02:37:28 pm »
Boa tarde

Estava aqui a analisar umas propostas de aquisição de 3 viaturas, uma de transporte de mercadorias e duas de turismo (5 lugares)
e então surgiu-me a hipótese de ser em leasing ou rent, alguém me sabe dizer o que compensa mais?
Creio que nos carros de turismo deve compensar, só pelo facto de não termos a tributação autónoma, agora no de mercadorias não sei a até que ponto compensa.

Alguém sabe algo mais sobre esta matéria que me possa dar umas luzes?

Obrigada

Carmo

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Leasing ou rent??
« Responder #1 em: Janeiro 21, 2015, 03:03:04 pm »
Não tem tributação autónoma??
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline Carmo Gonçalves

  • ***
  • 138
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: Leasing ou rent??
« Responder #2 em: Janeiro 21, 2015, 03:11:39 pm »
se os carros de turismo forem "adquiridos" por rent não ha trubutação, os carros não são nosso, é apenas um serviço de aluguer

acho que não ha lugar a tributação autonoma, ou estarei enganada?


*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Leasing ou rent??
« Responder #3 em: Janeiro 21, 2015, 03:18:09 pm »
Não sabia desse pormenor.
 :)
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline ricardof.silva

  • ****
  • 933
  • 44
  • Sexo: Masculino
Re: Leasing ou rent??
« Responder #4 em: Janeiro 21, 2015, 03:18:31 pm »
Boa tarde,

Se não estou em erro, mesmo sendo a rent (é um aluguer mas durante esse aluguer quem está responsabiliza do pelo mesmo é a empresa)e sendo de turismo todas as despesas com as viaturas estão sujeitas a tributação autónoma.

Mas aguarda-se por mais opiniões.

Cmpts

RS

*

Offline Carmo Gonçalves

  • ***
  • 138
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: Leasing ou rent??
« Responder #5 em: Janeiro 21, 2015, 03:24:31 pm »
sim sim, acho que sim, as despesas com a viatura estarão sujeitas a tributação autonoma, sendo que segundo a enpresa de rent as unicas despesas que teremos serão o combustivel.

porque reparações, seguros, selo e demais despesas estarão a cargo da empresa de rent.

acho que é assim que funciona

espero outras opiniões


Boa tarde,

Se não estou em erro, mesmo sendo a rent (é um aluguer mas durante esse aluguer quem está responsabiliza do pelo mesmo é a empresa)e sendo de turismo todas as despesas com as viaturas estão sujeitas a tributação autónoma.

Mas aguarda-se por mais opiniões.

Cmpts

RS

*

Offline trotil

  • ***
  • 149
  • 4
  • Sexo: Masculino
Re: Leasing ou rent??
« Responder #6 em: Janeiro 21, 2015, 03:48:15 pm »
Boa tarde,

Atenção que o valor da renda mensal está sujeito a TA.
E se no contrato de aluguer tiver alguma cláusula com a opção de compra o tratamento contabilístico é igual ao do leasing.

Cumprimentos,

*

Offline Shrek

  • *****
  • 1419
  • 71
  • Sexo: Masculino
  • Acreditar que você pode já é meio caminho andado.
Re: Leasing ou rent??
« Responder #7 em: Janeiro 21, 2015, 03:49:55 pm »
As tributações autónomas incidem sobre os nossos activos que estejam sujeitos a tal, ora se a viatura está numa locação operacional apenas vamos pagar renda conforme mencionou a colega, logo não há lugar a tributação autónoma.
No caso da locação  financeira, aplica-se o princípio da substância sobre a forma e o veículo figura no nosso ativo e terá tributações autónomas se for caso disso.
A escolha entre um e outro depende se no fim pretendemos adquirir a viatura ou não, se pretendemos adquirir então uma locação financeira caso contrário uma locação operacional.
De lembrar que na locação financeira podemos e devemos depreciar o activo e todos os custos inerentes ao mesmo são aceites, claro que nas viaturas não comerciais estaram sujeito a tributações autónomas essas despesas. Ainda na locação financeira existe a componente de juro que será aceite como gasto fiscal.
Na minha opinião apenas nos veículos comerciais ou que estejam de acordo com a atividade se deverá fazer uma locação financeira, nas restantes uma locação operacional ficando a empresa apenas com a despesa da renda e pode deduzir o iva sobre as mesmas e  todos os outros encargos são por conta do locador.
Atenção que nem toda a renda é aceite como gasto fiscal,parcela da renda correspondente à amortização do capital apenas é aceite como gasto fiscal até ao valor das depreciações anuais, calculamos as depreciações como se tivessemos comprado o veículo e vemos o limite. E mesmo em locação operacional parece me que os encargos com contratos das mesmas e demais estão sujeitos a tributação autónoma.

Terá a despesa do combustível, despesa de contrato e suas renovações e o excedente sobre a depreciação que como era de esperar eles não sabem do mesmo.
Não sei o que é desistir...

*

Offline Carmo Gonçalves

  • ***
  • 138
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: Leasing ou rent??
« Responder #8 em: Janeiro 21, 2015, 04:18:56 pm »
boa tarde colegas mais uma vez

estou aqui em pesquisas sobre de efctuar um leasing ou um renting e encontrei alguns artigos e todos me dizem que tambem a locação operacional tem tributação autonoma.

será assim ?

*

Offline Shrek

  • *****
  • 1419
  • 71
  • Sexo: Masculino
  • Acreditar que você pode já é meio caminho andado.
Re: Leasing ou rent??
« Responder #9 em: Janeiro 21, 2015, 04:22:39 pm »
Sim como mencionei anteriormente. As despesas de contrato, de renovação de contrato, o excedente da renda que não é aceite fiscalmente e outras despesas que possam surgir incide tributação autónoma de 10% ou 20% em caso de prejuízo.
Não sei o que é desistir...

*

Offline ricardof.silva

  • ****
  • 933
  • 44
  • Sexo: Masculino
Re: Leasing ou rent??
« Responder #10 em: Janeiro 21, 2015, 04:29:13 pm »
Só uma questão a nível de IVA é deduzido mesmo sendo um contrato de ligeiros de passageiros? Se a mesma não for afecta a actividade da empresa os ligeiros de passageiros não se deduz IVA no contrato.

Cmpts

RS

*

Offline Shrek

  • *****
  • 1419
  • 71
  • Sexo: Masculino
  • Acreditar que você pode já é meio caminho andado.
Re: Leasing ou rent??
« Responder #11 em: Janeiro 21, 2015, 04:43:42 pm »
correcto, se não estiver afectada à atividade da empresa não se poderá deduzir o iva. Apenas nas viaturas a gasóleo.
Não sei o que é desistir...

*

Offline Pardon me Two

  • ***
  • 57
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: Leasing ou rent??
« Responder #12 em: Janeiro 21, 2015, 04:44:03 pm »
pelo o que me foi dito numa preparação para o curso da OTOC, apenas não têm tributação autonoma se o aluguer for inferior a 3 ou 6 meses (já não sei bem).

*

Offline nunomv

  • ****
  • 991
  • 30
  • Sexo: Masculino
Re: Leasing ou rent??
« Responder #13 em: Janeiro 21, 2015, 05:13:50 pm »
Boa tarde,

IRC 2015
Artigo 88.º

Taxas de tributação autónoma
São tributados autonomamente os encargos efetuados ou suportados por sujeitos passivos que não beneficiem de isenções subjetivas e que exerçam, a título principal, atividade de natureza comercial, industrial ou agrícola, relacionados com viaturas ligeiras de passageiros, viaturas ligeiras de mercadorias referidas na alínea b) do n.º 1 do artigo 7.º do Código do Imposto sobre Veículos, motos ou motociclos, excluindo os veículos movidos exclusivamente a energia elétrica, às seguintes taxas:
a) 10 % no caso de viaturas com um custo de aquisição inferior a (euro) 25 000;
b) 27,5 % no caso de viaturas com um custo de aquisição igual ou superior a (euro) 25 000, e inferior a (euro) 35 000;
c) 35 % no caso de viaturas com um custo de aquisição igual ou superior a (euro) 35 000.

CIVA 2014
Artigo 21.º
Exclusões do direito à dedução

1 - Exclui-se, todavia, do direito à dedução o imposto contido nas seguintes
despesas:
a) Despesas relativas à aquisição, fabrico ou importação, à locação, à utilização, à transformação e reparação de viaturas de turismo, de barcos de recreio, helicópteros, aviões, motos e motociclos. É considerado viatura de turismo qualquer veículo automóvel, com inclusão do reboque, que, pelo seu tipo de construção e equipamento, não seja destinado unicamente ao transporte de mercadorias ou a uma utilização com carácter agrícola, comercial ou industrial ou que, sendo misto ou de transporte de passageiros, não tenha mais de nove lugares, com inclusão do condutor;[/i]

Na minha opinião tem tributação autonoma e o iva não é dedutivel...
Cumprimentos,
Nunomvs

*

Offline Shrek

  • *****
  • 1419
  • 71
  • Sexo: Masculino
  • Acreditar que você pode já é meio caminho andado.
Re: Leasing ou rent??
« Responder #14 em: Janeiro 21, 2015, 05:18:10 pm »
Se não me engano quer dizer os contratos superiores a 3 meses ou quando inferior a 3 meses que sejam renováveis e aqui será para calcular o limite da dedutibilidade das rendas com base nas depreciações sobre o ativo que seria feitas caso o ativo fosse adquirido.
Não sei o que é desistir...

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
4738 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 15, 2011, 11:37:00 am
por lmgb
0 Respostas
2371 Visualizações
Última mensagem Novembro 28, 2012, 10:04:06 am
por mansotania
2 Respostas
5166 Visualizações
Última mensagem Janeiro 02, 2014, 11:23:08 am
por isabel975
Rent-a-car

Iniciado por verita90 IVA

1 Respostas
5286 Visualizações
Última mensagem Maio 09, 2017, 11:01:53 am
por tripeiro
1 Respostas
935 Visualizações
Última mensagem Setembro 08, 2023, 02:47:21 pm
por Contabilistas.net

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 [26] 27
28 29 30