collapse

Pesquisa



O que foi e o que é ser Mulher!

  • 1 Respostas
  • 5061 Visualizações
*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
O que foi e o que é ser Mulher!
« em: Março 07, 2014, 07:29:04 pm »
O que foi e o que é ser Mulher!

Há muito que, o Dia Internacional da Mulher, é celebrado em 8 de março, esta celebração surge no século XX, quando as Mulheres procuravam melhores condições de vida e de trabalho, bem como o seu direito de voto.

NO PASSADO:
Na época da I e II Guerras Mundiais, as Mulheres assumiam a posição dos homens no mercado de trabalho nos negócios da família, enquanto os homens iam para as frentes de batalha.

Após a Guerra, muitas Mulheres tiveram de deixar a casa e os filhos para irem trabalhar para sustentar a família, pois muitos homens não voltaram.
Nessa altura muitas leis passaram a beneficiar as Mulheres.

Começou assim uma luta contra preconceitos e descriminações, que se tornou aos poucos uma das lutas das Mulheres.


NO PRESENTE:
Conseguimos ter uma leitura POSITIVA da importância que a MULHER predomina na Sociedade atual.

O estudo realizado por pesquisadores da Universidade Carlos III, na Espanha, demonstra que no trabalho chefiado por Mulheres, as decisões são mais democráticas e a comunicação interpessoal é melhor.

Já a pesquisa da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, revela que o sexo Feminino supera o sexo masculino em termos de capacidade de memorizar informações.

Os pesquisadores e cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, dizem que maior número de Mulheres aumenta a inteligência das equipas, ou seja os três fatores descobertos foram: a sensibilidade social entre os membros do grupo, o quanto as conversas da equipa eram dominadas por alguns integrantes e o número de Mulheres participantes.
As Mulheres que fizeram parte deste estudo marcaram índices mais altos de sensibilidade social do que o sexo masculino.


Na posição emprego e desemprego face aos dados do INE para o 2ºtrimestre de 2013, verifica-se o seguinte:

A taxa de emprego para o sexo Feminino é de 45,8% e para o sexo masculino  55,3%.
E a taxa de desemprego para o sexo Feminino é de 8,7% e para o sexo masculino  5,7%.

Em suma: O fluxo de desemprego é mais negativo para o sexo Feminino do que para o sexo masculino.


De acordo com estes resultados do INE, vem se comprovar que muitas empresas não estão a par dos estudos e pesquisa de mercado que têm sido realizados sobre as competências das Mulheres.

O mercado de trabalho vem desta forma mostrar que tem vindo a perder com a não colocação do sexo Feminino. Seja qual for a razão que levou o mercado a não colocar o sexo Feminino, optando antes pelo sexo masculino.

Os empresários deveriam estar mais bem informados e aproveitar os estudos que são realizados, para com isso dar evolução á sua empresa e ao próprio país.

Por estas e outras razões, o mau aproveitamento dos recursos disponíveis (estudos e pesquisas) leva muitas das vezes as empresas á insolvência ou mesmo a encerrar as empresas.

O sexo Feminino continua a ganhar cerca de 18% menos que o sexo masculino desempenhando as mesmas funções.

No entanto há uma percentagem de empresas, que consegue dar relevo a estes estudos, privilegiando como gestores de topo o sexo Feminino, trazendo para as suas empresas benefícios a médio e longo prazo.


Reconhecendo as capacidades Femininas, a capacidade de trabalhar em equipa, virada para a criatividade, mesmo quando lhe são apresentados problemas que parecem não ter solução.

Embora o potencial da Mulher ainda não esteja a ser totalmente bem aproveitado, esta já ocupa em Portugal, a nível de criação de riqueza um papel muito importante para o desenvolviment o do País. As próprias estatísticas oficiais divulgadas pelo INE do 2º trimestre de 2013 confirmam isso. 

A Mulher prefere arranjar soluções do que andar a gritar e com um “pau” na mão.

No entanto existe ainda um longo caminho a percorrer.

A Mulher procura a felicidade dentro de si, e vai virando a página, encarrando todos os projetos como desafios que serão ultrapassados.

Hoje é o seu dia, seja Feliz, mas acima de tudo seja MULHER!

Rosinda Bento.

*

Offline Contabilistas.net

  • *****
  • 6241
  • 1029
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
Re: O que foi e o que é ser Mulher!
« Responder #1 em: Março 08, 2014, 07:47:26 pm »
Bom dia internacional da Mulher, e muito obrigado pela participação cara colega Rosinda. O desafio foi-lhe colocado em cima da hora, mas mesmo assim trouxe-nos um belo trabalho de reflecção, acho que todas as colegas, se reconhecem nas suas palavrass!


Cumprimentos,
Paulo Carvalho
Cumprimentos
Paulo Carvalho

 

Exemplo de Formulário de Inscrição

Mensagens recentes

Re: IRC Lucro não distribuído por alexandraM
[Dezembro 04, 2025, 08:39:02 pm]


Re: Ajudas de Custo por Nelson Oliveira
[Dezembro 04, 2025, 07:39:28 pm]


Re: IRC Lucro não distribuído por ESOJ
[Dezembro 04, 2025, 07:18:49 pm]


Compra Carteira Clientes Contabilidade por cmacedo
[Dezembro 04, 2025, 06:04:03 pm]


Re: Declaração da Segurança Social na Opção 2B (dispensa de estágio por experiência) por AndreiaM
[Dezembro 04, 2025, 02:55:46 pm]


Re: IRC Lucro não distribuído por AndreiaM
[Dezembro 04, 2025, 02:34:22 pm]


Re: Ajudas de Custo por AndreiaM
[Dezembro 04, 2025, 02:33:20 pm]


Ajudas de Custo por Nelson Oliveira
[Dezembro 04, 2025, 11:33:14 am]


IRC Lucro não distribuído por ESOJ
[Dezembro 04, 2025, 12:12:57 am]


Relatório de Pedido de Dispensa de Estágio - Auditor por Fenix1982
[Dezembro 02, 2025, 11:57:43 pm]


Declaração da Segurança Social na Opção 2B (dispensa de estágio por experiência) por tomasalmeida
[Novembro 29, 2025, 02:18:56 pm]


Re: Novo posto de trabalho por Sérgio53
[Novembro 28, 2025, 10:06:44 am]

* Exame OCC

Re: Exame 25 outubro 2025 por sandro.aasm
[Novembro 06, 2025, 10:31:46 am]


Exame 25 outubro 2025 por sandro.aasm
[Outubro 28, 2025, 10:23:59 am]

Votações

  • A minha prestação no exame foi..
  • Ponto Excelente
  • 4 (20%)
  • Ponto Boa
  • 6 (30%)
  • Ponto Razoavel
  • 3 (15%)
  • Ponto
  • 5 (25%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 2 (10%)
  • Votos totais: 20
  • Ver Tópico
Dezembro 2025
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 [8] 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.