Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Ajuda preenchimento Anexo G

5 Respostas    6.804 Visualizações

Iniciado por Contorrao, Maio 10, 2014, 03:32:36 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Contorrao

Boa tarde caros colegas,

É a primeira vez que tenho uma situação destas e não sei como fazer o preenchimento.
Já tentei mas dá-me erros que não estou a perceber.
A situação é a seguinte em 2011 o meu cliente recebeu uma doação em Maio de 50% de um imóvel. Em Agosto de 2011 vendeu o imóvel. Agora em Outubro de 2013 investiu o valor da venda na compra de outro imóvel para habitação própria.
Como preencho a declaração? em 2012 não entregou o anexo G, tinha de o fazer? é agora que preencho tudo?

Obrigada desde já pela vossa ajuda.

Cumprimentos
Sílvia Lima

Contorrao

Caros colegas,

Após alguns raciocínio chego à conclusão que o que estava a fazer mal era o facto de estar a preencher agora o quadro 4 do anexo G e este tinha de ter sido entregue aquando da declaração de 2011. Será??
É que se retirar isso já não me dão erros.
Tenho agora de entregar um anexo G para o ano de 2011, não é?

Obrigada
Sílvia Lima

AndreiaM

Se vendeu em 2011 deveria ter declarado a venda nesse ano.


Espero ter ajudado

kushinadaime

Em 2012, quando fez o modelo de 2011, declara a data e o valor da compra e da venda.
Sendo doado, o valor da compra é o valor que serve de base ao imposto de selo (mesmo que isento dele).
Se o imóvel antigo era habitação e o novo também vai ser, preenche a parte da intenção de reeinvestir.
No ano em que começar a usar o novo imóvel para habitação entrega o mesmo anexo G, e declara apenas que reinvestiu, valor sem empréstimo bancário.

IsabelFerreira

Eu tenho uma situação idêntica e o que me disseram a mim nas finanças é que o valor de aquisição é de acordo com o artigo 45º nº 3 do código do irs.

kushinadaime

Citação de: Isabel Malheiro Ferreira em Maio 11, 2014, 12:42:01 PM
Eu tenho uma situação idêntica e o que me disseram a mim nas finanças é que o valor de aquisição é de acordo com o artigo 45º nº 3 do código do irs.
A ideia que tenho é que essa alínea é especifica dos direitos reais sobre imóveis, tipo o trespasse ou o usufruto, mas é uma questão de ler.