Bom dia Colegas,
Estou com uma grande dúvidas no que toca à comunicação dos inventários e agradecia imenso as vossas opiniões (eu penso já ter lido aqui informação a respeito mas não estou a encontrar).
Uma das dúvidas diz respeito a uma empresa que tem como atividades compra e venda de imóveis e construção civil.
Esta empresa dedica-se à construção de ativos que ainda não têm clientes definidos à partida, sendo apenas colocados à venda após estarem concluídos, ainda que existam clientes, estes não podem determinar alterações às especificações da construção do imóvel, está-se perante a produção de inventários (NCRF 18).
O tratamento contabilístico do reconhecimento deste tipo de inventários de produção própria implica a acumulação dos custos relacionados com a construção na conta 36 – “Produtos e trabalhos em curso”, e no final da obra, na conta 34 – “Produtos acabados e intermédios, por contrapartida do reconhecimento do rendimento referente à variação dos inventários de produção (conta 73).
O rédito e os gastos de venda relacionados com a venda desses inventários (imóveis) apenas serão reconhecidos no momento da venda (que ocorrerá após a conclusão da construção).
A empresa deveria em bom rigor fazer aqui uma contabilidade de custos, mas devido ao custo não faz! Tem para cada obra, a 31/12/2014 são 8, listagens onde estão identificadas as faturas do material aplicado, as horas de trabalho dos funcionários e as faturas de prestação de serviços por terceiros. Ou seja, tem documentos que lhe permitam saber a cada momento quanto custou até ali aquele imóvel.
1ª DÚVIDA - Como se comunicam estes inventários?Peço desde já desculpa pela extensão, a intenção era explicar ao pormenor a dúvida

Obrigada a todos.
A.Jesus