Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

Doação de activo fixo tangível

3 Respostas    5.453 Visualizações

Iniciado por gilfas, Junho 03, 2015, 06:39:35 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

gilfas

Boa Tarde a todos,

Pedia a vossa ajuda no seguinte:

O sócio gerente pretende doar uma viatura ligeira de passageiros, pertencente à sociedade, totalmente amortizada a um sobrinho. Como contabilizo? A sociedade emite fatura a Zeros? Na modelo 22 tenho de reconhecer alguma variações patrimonial?

Desde já grato pela vossa ajuda.

Fernando Costa

Boa Noite:

Penso que o código comercial, (ou outros) não permitem, que  sócio ou gerente, possam doar bens de uma sociedade, a sobrinhos???
Mas, mesmo que totalmente amortizada na contabilidade, certamente que a viatura tem algum valor de mercado.
Na minha opinião, deverá inteirar-se do verdadeiro valor de mercado da viatura, como se a tivesse à venda, e liquide os respetivos impostos por esse valor,. A seguir emita a fatura em nome do sobrinho (porque vai haver uma transmissão do documento único da viatura), e se ninguém paga essa fatura , fica em dívida à sociedade, numa conta em nome do "doante".
È que o bem, é da sociedade. Tem um "bilhete de identidade" (documento único).
Poderá efetivamente acontecer, que a viatura não tenha qualquer valor de mercado???(não vai doar sucata ao sobrinho). Nesse caso, faça o abate na contabilidade.
Cprs
FC




gilfas

Muito Obrigado pela sua resposta.

A viatura tem valor de mercado. Vou proceder como explicou mas fico é com a questão de o valor ficar sempre em divida na contabilidade.

Obrigado

Fernando Costa

Boa Noite:

Através da conta de Resultados Transitados, é fácil de regularizar. Mas sabe, o que isso implica. Mas, mesmo através dessa forma, o gerente "doador," tem  que ser sócio da empresa, para assim ter acessso aos resultados.
Cprs
FC