Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

Despesas diversas

5 Respostas    3.448 Visualizações

Iniciado por luisbastos, Setembro 01, 2015, 11:13:30 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

luisbastos

Boa noite,

Tenho um cliente que, na sua prestação de serviços, desloca-se pelo país e pelo estrangeiro. Adquiriu no ano passado uma roulote, que restaurou e é propriedade da empresa, pretendendo com isto poupar o máximo possível nas suas deslocações. Assim, na vez de optar por hoteis ou outras soluções, passou recentemente a optar por levar a roulote.
A minha dúvida é: as despesas do parque de campismo e dos alimentos que ele comprou e confecionou na roulote são aceites visto tratar-se de uma deslocação em trabalho?

Uma outra situação é a seguinte: na sede da empresa, criou uma kitchnet para preparação de lanches e refeições rápidas, pois muitas vezes o trabalho estende-se por horas mais avançadas. As despesas com a aquisição dos alimentos para serem consumidos na referida kithcnet são aceites?

Grato desde já,

Luís Bastos

luisbastos


jana1821

Boa Tarde,

No meu ponto de vistas as despesas podem ser aceites desde que sejam devidamente identificadas (NIF...), agora o IVA é que poderá ou não ser deduzido.

Sobre a roulote penso que as despesas são aceites mas continuam a não ser deduzidas, inclusive o combustível.
Já a os alimentos da Kitchnet, eu aceitaria as despesas e iria deduzir o IVA.
Depois há também a questão das tributações autónomas, sendo uma roulotte, penso que está sujeita a TA, logo todas as despesas associadas à mesma ficam também sujeitas a TA (conservação, combustível, IUC, amortizações/ depreciações ..., despesas do parque de campismo).
Sobre a alimentação eu tentaria colocar à parte, numa conta 638 - outros gastos (alimentação) de forma a que não seja sujeito a TA.

Espero ter dado alguma luz!  ;)
Cumprimentos
Joana Pereira

Joao9857

Olá colega

Quanto às despesas com a roulote pode contabilizar as despesas mas o Iva não se pode deduzir.
As despesas com alimentação eu só deduziria o Iva se comprovasse que foram feitas sem ser à hora de almoço.

Espere por mais esclarecimentos por parte de mais colegas.

luisbastos

Boa noite,

Agradeço a ambos os esclarecimentos. Ajudaram bastante.

Obrigado

Luís Bastos

luisbastos

Bom dia,

Se mais algum colega tiver disponibilidade para contribuir com a sua opinião seria muito bom. É sempre muito positivo ter a possibilidade de analisar o maior número possível de opiniões.

Muito obrigado