Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

Taxonomias-plano contas microentidades

3 Respostas    4.380 Visualizações

Iniciado por LiAAna, Fevereiro 20, 2019, 11:27:47 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

LiAAna

Bom dia Colegas,
Podem ajudar-me a distinguir quando é que numa determinada conta a devemos definir como corrente e não corrente.
Obrigada
Ana

debsousa

Olá,

Os valores de empréstimos correntes são os que serão liquidados no prazo de 1 ano e os restantes são não correntes.
Cumprimentos,
Débora Sousa

kushinadaime

14 — Um ativo deve ser classificado como corrente quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios:
a) Espera-se que seja realizado, ou pretende -se que seja vendido ou consumido, no decurso normal do ciclo operacional da entidade;
b) Esteja detido essencialmente para a finalidade de ser negociado;
c) Espera-se que seja realizado num período até doze meses após a data do balanço; ou
d) É caixa ou equivalente de caixa, a menos que lhe seja limitada a troca ou sejam usados para liquidar um passivo durante pelo menos doze meses após a data do balanço

17 — Um passivo deve ser classificado como corrente quando satisfizer qualquer um dos seguintes critérios:
a) Se espere que seja liquidado durante o ciclo operacional normal da entidade;
b) Esteja detido essencialmente para a finalidade de ser negociado;
c) Deva ser liquidado num período até doze meses após a data do balanço; ou
d) A entidade não tenha um direito incondicional de diferir a liquidação do passivo durante pelo menos doze meses após a data do balanço.

in: http://www.cnc.min-financas.pt/pdf/SNC/2016/Aviso_8256_2015_29Jul_NCRF_RG.pdf - NCRF1

LiAAna

Bom Dia Colegas,

Obrigada pela vossa ajuda. Agora ficou clara a minha dúvida.
Muito obrigada.
Ana