Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

Participações de capital - Ajuda

2 Respostas    8.436 Visualizações

Iniciado por DanielSantos, Março 16, 2012, 07:01:04 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

DanielSantos

Boa tarde a todos.

Tenho em mãos o seguinte enunciado:


"a gerência da empresa X decidiu adquirir 20.000 açcões da sociedade Alfa, S.A, do ramo de tecnologias de informação, por 30.000€. De referir que o capital social da sociedade alfa é de 60.000 e que existe uma sociedade "Ómega" que detém 51% do capital da alfa.


Após a análise dos activos e passivos da sociedade Alfa, S.A., foi identificada a existência de um terreno, para a qual a sociedade Alfa, S.A. adota o modelo do custo como modelo de mensuração subsequente, cujo justo valor é superior em 30.000 € face à sua quantia
escriturada.


Após a referida aquisição, o nosso diretor financeiro foi nomeado como um dos administradores não executivos da sociedade adquirida."



A minha dúvida é a seguinte:
1) Trata-se de um investimento numa associada e por conseguinte deve-se utilizar a NCRF13? Que tratamento dar ao terreno?


Agradecia que me ajudassem.

Cumprimentos, Daniel Santos

Sónia Diogo

Bom Dia,

Se é um investimento numa associada é porque a participação é superior a 20% e então tem de utilzar o MEP. No MEP tem de passar o terreno pelo justo valor, ou seja os activos passam com mais 30.000 do que estão registados na Alfa.

Espero ter ajudado ;)

Sónia Diogo
Sónia Diogo

Dianike

Alguém me pode dar umas dicas de como fazer o enquadramento fiscal destas operações referidas?
Ana Almeida