Notícias:

Contabilistas.net, O nosso lema é a entreajuda em rede!

IVA-aquisição intracomunitária

1 Respostas    3.542 Visualizações

Iniciado por helenag, Março 09, 2015, 09:23:19 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

helenag

Bom dia colegas!

Tenho uma dúvida que gostava de ver esclarecida.
Um cliente meu, sujeito passivo de IVA, regime normal, adquiriu bens a uma empresa no Reino Unido.
O fornecedor emitiu a fatura, em GBP, cobrando IVA à taxa de 20% (aplicável no país).
Pergunto: este IVA é dedutível na declaração periódica do meu cliente? Se sim que campo considerar?
Ou, não se faz nada...

Agradeço os vossos comentários a esta situação.

Melhores cumprimentos.

Rcorreia

Boa tarde,

Pode fornecer mais informação? (Que bens eram, actividade da empresa, trajecto dos bens para ficarem à disposição do adquirente)

É que pelo que descreveu, a empresa do Reino Unido não deveria ter emitido factura com VAT de 20%. Que eu saiba, o Reino Unido é um Estado-membro da União Europeia, e como tal, a factura seria emitida com o VAT a 0%, e o adquirente português faria a auto-liquidação.

No entanto existem excepções, pode ser o seu caso, mas para avaliar isso é preciso mais informação. Com isto deduzo apenas que a factura tenha sido mal emitida.

Dito isto, já passei por isso (uma empresa do reino unido, precisamente, emitir factura de venda de material de escritório com VAT a 20%).

Desde já, esse IVA nunca é dedutível. Tem duas opções a meu ver:

- O seu cliente entra em contacto com o fornecedor, que emite uma factura rectificativa e emite uma nova correctamente sem o VAT;

- o seu cliente paga e suporta o valor do IVA, levando o mesmo a uma 68x.

No meu caso, optou-se pela 2ª opção. Até empresas dos EUA já fizeram isso ao meu cliente, não é de todo raro.