Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Declarar Venda de Imóvel

0 Respostas    2.085 Visualizações

Iniciado por miguel forza, Junho 28, 2020, 03:37:24 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

miguel forza

Sou trabalhador por conta de outrem.

Vendi no ano de 2019 um imóvel de habitação própria comprado em 1993 através de crédito jovem bonificado, a um preço superior ao da compra.

Disseram-me que tinha de apresentar o anexo G na minha declaração de IRS referente aos rendimentos de 2019.

Mas disseram-me também que tinha 2 anos para declarar a venda.

A minha dúvida é a seguinte: se eu optar por não apresentar o anexo G no IRS de 2019, poderei apresentar esse anexo no IRS de 2020, mesmo que em 2020 não venha a ter qualquer despesa declarável com a nova habitação permanente onde vivo e de que sou proprietário?

Haverá algum requisito que é necessário preencher para eu adiar a apresentação do anexo G para o próximo ano?

As despesas com a nova habitação, anteriores à data da venda, também contam?

Qual é o Quadro ou Quadros do Anexo G que eu devo preencher? A mim pareceu-me ser o Quadro 4 (Alienação Onerosa de Direitos Reais Sobre Bens Imóveis). Será que é?

No Quadro 4 também existem os Quadros 4A, 4B, 4C e 4D. No meu caso, é necessário preencher algum deles?