1
Primeiro que tipo de serviços vais prestar?
Podes optar por um erp (tipo dois em um champô e amaciador, contabilidade, imobilizado, pessoal, facturação, etc..., etc...). é só um programa para a gestão e compras o módulo respectivo que pretendes, tipo primavera, para dar um exemplo. Estes programas poupam-te imenso trabalho, especialmente nas empresas complicadas e as funcionalidade s são infinitas, se não tiveres algo que te faça falta falas com eles que ou vendem-te o módulo ou fazem a funcionalidade em falta..., e até há empresas externas à primavera que fazem programas que interligam, e por outro lado precisas de requisitos de software e hardware mais elevados, não te correm em qualquer computador e pode até que ser obrigado a ter servidor e office e o diabo a quatro, depende de que erp e de que módulos pretendes.
Ou podes optar por programas separados, tipo filosoft, cada programa, contabilidade, pessoal, imobilizado é independente, as funcionalidade s são muito básicas, a comunicação entre programas da própria filosoft é muito limitadas e com programas externos deles é praticamente inexistente, no entanto correm-te em qualquer computador minimamente moderno.
Comparando o segundo é sempre muito mais barato, muito mais fácil, qualquer pessoa que saiba de contabilidade, facturação, etc... sabe mexer no filosoft sem ler o manual mas é muito limitado, muito limitado, se fores fazer apenas micros e pequenas empresas chegam e sobram, mas se quiseres qualquer coisa além de um balancete no final do mês tens que te virar para os erp. Os ERP que são caros, complicados e pouco fiáveis, tens que ter sempre um olho no burro e outro no cigano, precisas de formação específica, de cursos no ERP que vais utilizar, e mesmo assim, se quiseres aproveitar os recursos dele terás que, volta e meia telefonar para o teu fornecedor com dúvidas e problemas que precisam de ser resolvidos.
2
O erp, especialmente daqueles que são de grandes empresas, o programa é um programa só, mas só terás contabilidade se comprares o módulo de contabilidade, só terás recursos humanos se os comprares, e até podes mandar fazer módulos por encomenda. Basicamente cada módulo é um bocado do programa.
Nos separados estás limitado ao que o teu fornecedor te oferece, e não é anormal ver catálogos muito incompletos, tipo teres programas de contabilidade sem declarações fiscais e o fornecedor não oferece programa de declarações fiscais...
3
Atenção ás condições da assistência técnica, é sempre cara, mas é que é certo que mais cedo ou mais tarde vais precisar dela, e neste caso o diabo está nos detalhes..., especial cuidado se optares por não teres contracto, é que a assistência sem contracto pode ser cara ou ter condições inaceitáveis, ou os dois...