Notícias:

Contabilistas.net, O nosso lema é a entreajuda em rede!

Empresario em nome indiviual/ Contabilidade Organizada

1 Respostas    4.200 Visualizações

Iniciado por Carolina Vilaça, Julho 06, 2017, 02:19:43 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Carolina Vilaça

Estou com MUITAS umas duvidas existências..

1- Um empresário em nome individual com contabilidade organizada pode ter programa de faturação, ou tem que emitir recibos verdes no portal da ATA?

2- O processamento de salários como é processado? Normalmente como se tratasse de uma empresa, no respetivo programa?

3 - Pode ter funcionários?

4 - Qual a taxa aplicada de Seg Social ao gerente e aos trabalhadores?

5 - A entrega das contribuições à SS é entregue da mesma forma como uma empresa, através da DMR?

6 - Como se processa o inicio de atividade? Basta nas finanças ou tem que ter registo na conservatória?

7 - É preciso ter pacto social e atas??

PEÇO DESCULPA PELAS QUESTOES QUE PODEM SER BÁSICAS PARA ALGUNS, MAS DEFENITIVAMENTE PRECISO DE AJUDA...

celsomartins

Boa tarde Carolina,

Em resposta aos seus pontos:
1- Um empresário em nome individual, poderá adquirir programa de faturação, sim.
2- O processamento de salários é efectuado no programa de processamento normal, como se de uma empresa se tratasse.
3- Pode ter funcionários.
4- A taxa aplicada aos funcionários é igual à das empresas. Neste caso não há gerente, o empresário trabalhador efectuará pagamento de segurança social como trabalhador independente de acordo com o escalão que optar.
5- A entrega das declarações de remunerações dos funcionários é da mesma maneira que as empresas, através do site. O pagamento de contribuições dos funcionários é igual ás empresas. O pagamento das contribuições do trabalhador independente poderá ser efectuado por MB ou nas Tesourarias da Segurança Social.
6- O inicio de atividade é apenas efetuado nas finanças.
7- Não

espero ter ajudado
Cumprimentos
M. Lopes