Notícias:

Especialistas no apoio e preparação para o exame OCC.

IMI LEASING de imóvel

5 Respostas    9.706 Visualizações

Iniciado por Cristiana L, Agosto 03, 2015, 05:54:23 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Cristiana L

Boa tarde,

Estou com uma duvida no que diz respeito a um leasing de um imóvel:

Quando se adquire um imóvel em leasing não estamos sujeitos a IMI, uma vez que o "bem" ainda não nos pertence, correto?

O banco cobrou um valor a título de IMI, isto é possível?
Cumprimentos,
Cristiana Lopes

TM.

Boa tarde Cristiana L.

Sim, é possível. Ao optar pelo leasing imobiliário, poderá desfrutar da ausência da necessidade de pagamento de imposto de selo sobre a utilização do crédito, mas por outro lado, pode implicar a impossibilidade de isenção do IMI durante os primeiros anos, caso o imóvel seja para habitação própria.

Espero ter ajudado :) :)
Cumps,
TM.

ricardof.silva

Citação de: Cristiana L em Agosto 03, 2015, 05:54:23 PM
Boa tarde,

Estou com uma duvida no que diz respeito a um leasing de um imóvel:

Quando se adquire um imóvel em leasing não estamos sujeitos a IMI, uma vez que o "bem" ainda não nos pertence, correto?

O banco cobrou um valor a título de IMI, isto é possível?

Tudo depende do contrato que foi celebrado, mas acho que é possível, já aconteceu num leasing de um veiculo alguns estarem "isentos" do pagamento do IUC e outro terem que o liquidar.   

Cristiana L

hmm. pensava que não se podia praticar IMI neste tipo de contratos.

Obrigada pelas rápidas respostas colegas ;)
Cumprimentos,
Cristiana Lopes

msferraz

Colega,

Numa das minhas contabilidades a empresa adquiriu o imóvel e paga o IMI ao banco, que nos emite um documento desse montante.
Penso que resulta da imposição do princípio da substância sob a forma; o adquirente ainda não tem o bem em seu nome mas os benefícios e responsabilidades são seus.

IRISBICHA

Na qualidade de locatário paga todas as despesas inerentes ao
imóvel, incluindo IMI, despesas de manutenção e reabilitação do
imóvel apesar de só no fim do contrato ser real proprietario do
mesmo.