Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

Estimativa de férias/SF - como saldar a conta 2722?

1 Respostas    7.088 Visualizações

Iniciado por Filipe_RR, Novembro 19, 2018, 05:05:07 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Filipe_RR

Boa tarde,

Recebi este mês a contabilidade de uma empresa que tem o seguinte no balancete de outubro: as contas 272211 - Seguros a liquidar e 272212 - Remunerações a liquidar apresentam um saldo credor total de cerca de 21.500€.

Este saldo, segundo o anterior contabilista, diz respeito à estimativa de férias e subsídio de férias lançada na contabilidade em dezembro/2017. Até àquele ano (2017) a empresa nunca tinha feito a estimativa para férias e subsídio de férias sendo que teve sempre colaboradores.

A empresa pagou normalmente em agosto/2018 o subsídio de férias e o correspondente ao mês de férias, tendo emitido os recibos de vencimento "normais" que, por sua vez, integraram na contabilidade nas respetivas contas 63.

Como posso agora saldar a conta 2722?

Agradeço imenso a vossa ajuda.

Flipe 




Cláudia_Magalhães

Bom dia,

Salvo melhor opinião, na contabilização do processamento de salários onde foram processados os subsídios de férias de 2018, deve fazer o seguinte (pelo valor do SF processado):

63xx (vencimento) - crédito
63xx (SF) - crédito
635xx (encargos) - crédito
2722 - débito

Se a conta 2722 não ficar saldada houve um excesso ou insuficiência de estimativa e deverá salda-la em contrapartida da respetiva conta (6/7).

Espero ter ajudado :)
Cumprimentos
Cláudia Magalhães