Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

RECLAMAÇÃO A FORNECEDOR

4 Respostas    5.612 Visualizações

Iniciado por Luís Silva, Janeiro 10, 2013, 10:39:46 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Luís Silva

Boa noite,

Caso pretenda reclamar uma mercadoria a um fornecedor, por exemplo, devido a engano na quantidade que me debitou (em excesso), sendo eu cliente posso emitir uma nota de débito ao fornecedor pela quantidade em falta? Qual o procedimento contabilístico correto? E em termos de lançamentos?

Grato pela atenção.

Isaura Sobral

#1
Bom dia,

O mais correto será o fornecedor emitir uma nota de crédito, uma vez que estando a mercadoria sujeita a IVA, o fornecedor tem a opção de regularizar ou não o IVA, conforme o n.º 2 do art.º 78 do CIVA.

IS

Luís Silva

Bom dia,

Agradeço a resposta.
Mas se se tratar de mercadoria isenta de IVA, como por exemplo, sucatas?

Oliveira Matos

Boa tarde,

O artº78º do CIVA (regularização do iva) foi alterado? Penso que não!!!
Quanto ao assunto... deve pedir ao fornecedor a retificação da fatura inicial, o fornecedor emitir nota crédito e nova fatura.
Sucata (IVA AUTOLIQUIDAÇÃO) não é isenta de IVA, há sim ´há inversão da liquidação do iva, portanto não consta da fatura.
Se tivesse iva á vista o fornecedor tinha tomar providências a fim de comprovar a regularização do iva da parte do cliente (liquidar iva) para assim o poder deduzir. Como o fornecedor não tem que liquidar nem deduzir IVA, basta emitir a N.C e a nova fatura.
Portanto Liquida / deduz e pela nova fatura liquida (IVA AUTOLIQUIDAÇÃO)
Espero ter ajudado?
Cumprimentos
O.Matos

Luís Silva