Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

Plano de Estudo

Iniciado por CNT, Dezembro 10, 2010, 12:12:02 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

CNT

Olá Pessoal...aqui deixo uma sugestão de um Plano de Estudo...uma vez que quando estudei para o exame de Outubro 2010...senti-me desorientada e não sabia por onde começar, o que estudar!
O Plano que se segue tem por base o Plano que eu segui...e pelos vistos resoltou! É importante que retirem toda a informação disponível aqui no FORUM, as sebentas de analítica, de fiscalidade, os resumos das NCRF!
Devem estudar muito mais do que aqui proponho...nunca menos e de certeza que serão recompensados! :)

1. Matérias a Estudar

- SNC:
       - Ler a explicação das NCRF no SNC Explicado (recomendo o da Porto Editora)

- Fazer exercícios de Escolha Múltipla (SNC Contabilidade Financeira a sua Aplicação http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?products_id=11764) -> o livro está dividido por temas e com 1400 perguntas de escolha múltipla do tipo das que vêm no Exame, incluindo as questões de exames anteriores, responder a algumas questões diariamente, rever, recapitular de vez em quando!

- Ler as NCRF propriamente ditas de modo a se ambientarem com a forma como se apresentam, para facilitar a consulta e pesquisa no exame.

- Ler resumos de algumas NCRF existentes nas sebentas disponíveis aqui no FORUM

- Fiscalidade: IRS, IRC, IVA, IS, IMT e IMI

- Ler os principais artigos do código seguindo os apontamentos (diapositivos aqui dispóníveis), pois referem os artigos mais importantes...assinalar, remeter o máximo possível! E fazer os exercícios (sebentas qui disponíveis http://contabilistas.info/index.php?topic=742.0   e   http://contabilistas.info/index.php?topic=707.0) que são um apanhado dos exames com a fundamentação legal.

- Contabilidade Analítica:     

- Ler alguns conceitos básicos nas sebentas de Analítica.

- Resolver exercícios de exame, uma vez que são quase sempre do mesmo estilo os exercícios que vêm no exame.

- Estatuto e Código Deontológico:

- Ler duas/três vezes o Estatuto e Código Deontológico

- Resolver exames

(dá tempo de estudar apenas em Fevereiro 2011)

2 . Cronologia de Estudo:

-  até 31/12: - Ler o resumo das NCRF e fazer exercícios do SNC - Contabilidade Financeira a Sua Aplicação

- Ler resumos das NCRF dos Cursos de Preparação para Exame OTOC aqui disponíveis

Fiscalidade:

Ler os Artigos mais importantes de cada Código e fazer de seguida o Bloco de Exercícios correspondentes.

- 03/01 a 07/01: IRC

- 10/01 a 14/01: IRS

- 17/01 a 21/01: IVA

- 24/01 a 28/01: IS, IMT e IMI

Nos fins-de-semana durante o mês de Janeiro, fazer exercícios do Livro SNC Contabilidade Financeira a sua Aplicação e começar a resolver exames

- 31/01 a 04/02: Contabilidade Analítica e  Resolver Exames (resolvi todos os exames desde 2007)

- 07/02 a 11/02: - Ler Estatuto e Código Deontológico e resolver pelo menos 5 exames sobre esta matéria.

- Resolver Exames

- 14/02 a 18/02: - Ler algumas NCRF´s (mais importantes)
                        – Resolver Exercícios Livro SNC Contabilidade Financeira a sua Aplicação

- Reler artigos mais importantes de Fiscalidade e resolver de novo os Blocos de Exercícios de Fiscalidade

- 21/02 a 25/02: - Resolver exames (as questões de analítica têm de ser feitas no mínimo 2 vezes...por isso é importante que nesta última semana a maior parte dos exames estejam a ser resolvidos pela segunda vez)

- Voltar a ler o Estatuto e Código Deontológico e resolver mais 5 exames sobre esta matéria.

- Na véspera, rever situações, tirar dúvidas, rever artigos de fiscalidade, resolver exercícios de analítica e ética

- 26/02/2011: EXAME...BOA SORTE!!! :)

aUdIoLaB

Parabéns CNT!

Muito bem elaborado.
Vai de certeza ajudar quem vai a exame.
Cumprimentos

Paulo Teixeira

Contabilistas.net

Plano APROVADO.

Depois aparecerão os testes diarios. ;)
Cumprimentos
Paulo Carvalho

CNT

Citação de: aUdIoLaB em Dezembro 10, 2010, 12:22:59 PM
Parabéns CNT!

Muito bem elaborado.
Vai de certeza ajudar quem vai a exame.

Obrigada Audiolab...espero mesmo que ajude a "fabricar" um "montãooooooo" de TOC´S!

:)

Sandra J

Parabéns CNT, está espectacular!

Os colegas q seguirem este plano, vão com certeza obter bons resultados.

:)

CNT

Obrigada pessoal...espero sinceramente que venha a ajudar muitas pessoas...e que a Operação Fevereiro 2011 obtenha ainda mais sucesso que a de Outubro 2010! :)

Toca a estudar!!! :P

Paula Gabriela

muitos parabens
esta muito bom...
acho que ajudara muito os nossos futuros toc`s.

Curiosidade

Muito obrigada CNT... mas que bela ajuda, sim senhor está de parabéns, esta dica vai facilitar e muito na orientação do estudo... :)

Obrigada...
Cumprimentos,
S.curiosidade

CNT

Citação de: S.Curiosidade em Dezembro 10, 2010, 02:31:51 PM
Muito obrigada CNT... mas que bela ajuda, sim senhor está de parabéns, esta dica vai facilitar e muito na orientação do estudo... :)

Obrigada...

De nada S. Curiosidade...use e abuse do Plano...estude e vai conseguir! :)

raquelsofiam

Parabéns. Excelente mesmo para quem está desorientado!

Raquel Moreira

Claudisofy

Parabéns CNT

Muito obrigada pelas dicas, vou tentar fazê-lo uma vez que o tempo já está em contagem decrescente.

Muito obrigada pelo apoio e colaboração.

Cláudia

CNT

Citação de: businesswoman em Dezembro 11, 2010, 11:22:11 PM
Parabéns CNT

Muito obrigada pelas dicas, vou tentar fazê-lo uma vez que o tempo já está em contagem decrescente.

Muito obrigada pelo apoio e colaboração.

Cláudia

Obrigada Cláudia...sem dúvida k se cumprir o Plano obterá o tão desejado "APROVADO"!

Bons estudos! :)

FilipaT

Muito obrigada pela dica ;)

Sempre há outra maneira de ver as coisas  :D
Cmpts,
Filipa T  ;D

Sandra13

Ola!
eu ja me encontro a resolver exames! é umaboa  forma de me lembrar o que aprendi e assim já os tenho resolvidos=)

As normas snc e ética estudei-as na faculdade por isso só foi passar os olhos nos paragrafos importantes, estou a estudar mais analitica que sempre me deu a volta ha cabeça.

Os codigos ja estao sublinhados e com pts-it's. =)

Em Janeiro começo a minha formação (seg a sexta à noite)... mas (felizmente) vou comecar o meu 1ºemprego que me vai ocupar o dia inteiro e depois tenho que ir a correr de pópó para a formação que fica longe de casa... já comecei a stressar porque como é que no meio disto tudo vou ter tempo de estudar, fazer exercicio... etc,????=(

Que vida dura=( só espero que as correrias não venham atrapalhar no meu desempenho para o exame!=(

Este plano é muito bom mesmo, mas pa quem vai trabalhar e formaçao ao mesmo tempo nao sei como vai ser=(

bjos

Ana Serra

Ola boa tarde,

O plano de estudos esta bom.Obrigada.
No entanto, estou a começar a entrar em stress, pois não estou a conseguir acompanhar. Estamos no final do ano e ainda não consegui ler a explicação das normas todas... Como trabalho apenas tenho o final do dia para estudar. O codigo so vou comprar em Janeiro, para ver se consigo o novo codigo (nao sei se ira estar disponivel?), o que tenho ja estava marcado mas esta desactualizado.
Ja nao sei como fazer...