collapse

Pesquisa



Recurso Q 11

  • 20 Respostas
  • 3374 Visualizações
*

Offline andrea Gonçalves

  • ***
  • 93
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Recurso Q 11
« Responder #15 em: Julho 19, 2013, 11:04:40 pm »
Colega A. Jesus

Obrigada pela sua partilha não desanime va força não é nesta é noutras tenha calma.


Cumprimentos
Ândrea

*

Offline Claudia Rocha

  • ****
  • 226
  • 6
  • Sexo: Feminino
Re: Recurso Q 11
« Responder #16 em: Julho 22, 2013, 10:48:47 pm »
Eu entendo a questão do formador do colega A.Jesus, mas o problema aqui é que estão as duas correctas. Ambas as respostas estão certas, ok também é verdade que o enunciado pede a melhor resposta.

Eu sou uma daquelas que até gostava de ver esta resposta alterada, ainda não sei se vou recorrer, mas na falta de indicações sobre de que perspectiva analisar esta questão optei pela perspectiva da empresa (em Portugal) para mim essa seria a melhor questão. Isto porque o que a empresa tem de fazer nesta factura é isentar de IVA, queremos lá saber com o que se passa na Polónia, isso é "problema deles", por assim dizer.
Cumprimentos,
Cláudia Rocha

*

Offline Liquinhas

  • ****
  • 624
  • 14
  • Sexo: Feminino
Re: Recurso Q 11
« Responder #17 em: Julho 24, 2013, 02:58:27 pm »
Boas tardes!!!
Venho deixar o que eu já tinha preparado para o meu recurso! Ainda estava em fase de elaboração pelo que falta umas coisinhas, mas de certo deverá ser útil!

ANÁLISE DA QUESTÃO 11  E DEFESA DA RESPOSTA APRESENTADA
1.   Texto retirado do enunciado da questão em análise – Versão A:
No âmbito do processo de internacionali zação, a AMC Brinquedos, Lda. cedeu em 2013 direitos de fabricação de cinco dos brinquedos que fabrica a uma empresa com sede na Polónia, mediante um contrato que proporcionará dois tipos de rendimentos:
- Um, com o valor fixo de €50.000, que corresponde à cedência do direito de fabricação e comercializaçã o de cinco brinquedos pelo prazo de cinco anos (2013-2017) e que foi facturado e recebido pela AMC Brinquedos, Lda. em fevereiro de 2013, quando fechou o negócio com a empresa polaca;
- Outro, variável, que consiste na obrigação da empresa polaca pagar à AMC Brinquedos, Lda., a titulo de royalties, a quantia de €1,50 por cada brinquedo vendido.

QUESTÃO 11.:
Relativamente à cedência do direito de fabricação e comercializaçã o de cinco brinquedos pelo prazo de cinco anos, que foi facturada pela AMC Brinquedos, Lda. por €50.000 em Fevereiro de 2013:
a) A AMC Brinquedos, Lda. deverá liquidar o IVA à taxa de 23%.
b) A empresa polaca deverá liquidar IVA à taxa em vigor na Polónia, o qual será dedutível pela AMC Brinquedos, Lda..
c) A empresa polaca deverá liquidar IVA à taxa em vigor na Polónia.
d) A operação está isenta de IVA.

2.   A resposta indicada como correta pela Ordem foi a correspondente à alínea c)
3.   A minha resposta em exame foi a correspondente à alínea d)
4.   Por não concordar com a resposta proposta pela Otoc apresento a seguir a minha defesa:

De acordo com as instruções constantes do texto na página 1 do exame era pedido aos examinandos a melhor resposta para cada questão e a indicação de apenas uma única alínea de resposta. Sendo que na hipótese de nos parecer que uma questão tivesse mais do que uma resposta possível, deveríamos responder pela que mais se aproximasse da verdade.

Sendo a Polónia um Estado Membro da União Europeia (adesão 2004) e a questão colocada ser a seguinte:
«Relativamente à cedência do direito de fabricação e comercializaçã o de cinco brinquedos pelo prazo de cinco anos, que foi facturada pela AMC Brinquedos, Lda. por €50.000 em fevereiro de 2013»

Verifica-se que a questão colocada é na perspetiva da fatura emitida pela empresa Portuguesa AMC Brinquedos, Lda., também esta  Estado Membro da União Europeia (adesão 1986) e não na perspetiva da liquidação do IVA para a empresa da Polónia.

Nestes termos e tendo em conta que de acordo com o art. 1º, n.º 1 al. a) CIVA, estão sujeitas a IVA as prestações de serviços (PS) efectuadas no território nacional, a título oneroso, por um sujeito passivo agindo como tal. O facto de serem ou não efectuadas no território nacional, num contexto internacional, pode não ser relevante, na medida em que terão que ser analisadas as normas de incidência relativas à territorialida de (art. 6ºCIVA), principalmente no que diz respeito às PS; ou seja, deverá existir uma certa conexão com o território nacional, devendo aqui situar-se, no caso de PS, ou o local da sede do prestador de serviços, ou da sede do adquirente ou ainda o local da execução material dos serviços, dependendo da qualificação do serviço em causa.
Nesta perspetiva a primeira regra geral que consta na alínea a) do n.º 6 do artigo 6.º do CIVA, esclarece o seguinte:

Quando o adquirente seja um sujeito passivo de IVA, os serviços prestados serão, regra geral, tributados no local da sua sede, estabeleciment o estável ou, na sua falta, o domicílio fiscal, para o qual os serviços são prestados.

Assim, quando o adquirente em causa na questão nº11 é um sujeito passivo de imposto (B2B – Business to Business), a regra geral passa a atender ao local onde este dispõe da respectiva sede/estabelecimento estável.
Como o sujeito passivo português (AMC Brinquedos, Lda. ) presta um determinado serviço (cedência do direito de fabricação e comercializaçã o de cinco brinquedos pelo prazo de cinco anos) a um sujeito passivo da Polónia (Membro EU), a operação não é tributada em Portugal, mas sim na Polónia. Devendo o adquirente da Polónia liquidá-lo na Polónia, à taxa aí vigente (utilizando o método conhecido pela inversão do sujeito passivo, ou reverse-charge).

Relembro a questão colocada:
   Relativamente à cedência do direito de fabricação e comercializaçã o de cinco brinquedos pelo prazo de cinco anos, que foi facturada pela AMC Brinquedos, Lda. por €50.000 em fevereiro de 2013:

A questão é colocada no enquadramento fiscal da empresa Portuguesa, ou seja na perspetiva da fatura emitida pela empresa Portuguesa AMC Brinquedos, Lda., e esta como prestador dos serviços não deverá liquidar IVA. Esta operação não está sujeita a iva para a empresa Portuguesa.

COMO ARGUMENTAR QUE ESTÁ ISENTA IVA!!

POIS SENDO UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A CEDÊNCIA DO DIREITO DE FABRICAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃ O E NÃO UMA TRANSMISSÃO COMO VAMOS FUNDAMENTAR QUE A OPERAÇÃO ESTÁ ISENTA DE IVA.

SE FOSSE UMA TRANSMISSÃO DE BENS (TB) BENEFICIARIA DE UMA ISENÇÃO COMPLETA, NOS TERMOS DO ARTIGO 14º ALÍNEA A) DO RITI. SENDO UMA OPERAÇÃO SUJEITA A IVA MAS ISENTA.

NESTE CASO SENDO UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO É UMA OPERAÇÃO NÃO SUJEITA.

MAS A QUESTÃO COLOCADA É NO ENQUADRAMENTO FISCAL DA EMPRESA PORTUGUESA  E NÃO DA EMPRESA DA POLÓNIA.

Bibliografia:
•   Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (CIVA).
•   http://europa.eu/about-eu/countries/index_pt.htm
•   http://www.oroc.pt/fotos/editor2/Revista/54/Fiscalidade.pdf


Dou assim como terminada a defesa da minha resposta nesta questão do exame de 29 de Junho de 2013.
Saudações cordiais (",)

*

Offline Claudia Rocha

  • ****
  • 226
  • 6
  • Sexo: Feminino
Re: Recurso Q 11
« Responder #18 em: Julho 24, 2013, 09:32:46 pm »
Obrigada à colega Liquinhas, mais uma vez, pela partilha ;)
Cumprimentos,
Cláudia Rocha

*

Offline MA

  • **
  • 38
  • 0
Re: Recurso Q 11
« Responder #19 em: Julho 25, 2013, 05:40:31 pm »
Colega Liquinhas, desculpe o abuso, mas esta é a versão final que vai apresentar a recurso ou já fez mais alguma alteração?
Ai que nervos, já chumbei umas quantas vezes e nunca pedi recurso mas desta vez vou dentar e sinto-me perdida.
Obrigada pela partilha

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Recurso Q 11
« Responder #20 em: Julho 25, 2013, 09:17:07 pm »
Boa tarde,

Da análise a esta questão o que pode ter levado os colegas a escolher operação está isenta de IVA, talvez tenham sido duas situações:

- Depreenderam, tratar se de uma exportação;
- Depreenderam, tratar se de uma transmissão intracomunitár ia de bens (TIB).

E em ambas as situações responderam na perspetiva da empresa Portuguesa.

Aos candidatos também presume não ser permitida o acesso uma lista dos países da União


Mas sendo uma prestação de serviço com outro Estado Membro, na perspetiva do enquadramento da empresa Portuguesa será uma operação não sujeita.

Na perspetiva  do enquadramento legal da empresa da Polónia: a empresa polaca deverá liquidar IVA à taxa em vigor na Polónia.

A questão agora coloca-se é se… a questão é colocada no enquadramento legal da empresa Portuguesa, no enquadramento legal da empresa da Polónia, ou nas duas perspetivas?

Remeto em anexo uma análise á Questão 11, de acordo com os debates dos colegas. Chamo a atenção que esta não é a vossa fundamentação é apenas uma forma de vos colocar a pensar sobre o motivo que os levou a responder diferente da grelha de correção.

Boa sorte  ;)

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
4616 Visualizações
Última mensagem Julho 23, 2007, 10:16:39 pm
por Contabilistas.net
4 Respostas
2437 Visualizações
Última mensagem Agosto 17, 2011, 09:43:40 am
por MISLG
1 Respostas
3402 Visualizações
Última mensagem Novembro 10, 2011, 06:42:35 pm
por Contabilistas.net
69 Respostas
34362 Visualizações
Última mensagem Janeiro 23, 2012, 02:37:27 pm
por luispcribeiro
3 Respostas
3429 Visualizações
Última mensagem Março 17, 2012, 07:50:03 pm
por AndreiaM

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 [4]
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.