Boa tarde, faço este post devido a um problema que acho que muita gente tem, quando está á procura do seu 1º trabalho na area. A incerteza de se saber fazer o que se pede. Este ano finalizei o curso de administração, e não sendo este diretamente de contabilidade, tem o suficiente para ingressar na area. E para evitar algum deslize nas entrevistas, tenho andado a fazer o seguinte:
- Pesquisar várias ofertas de trabalho e vou retirando as "funções a desempenhar", de forma a perceber quais são os pedidos mais comuns na area contabilistica
- Quais os programas que requerem mais vezes ter algum conhecimento
E com base nesta informação revisto/estudado/escrito sobre a mesma. Sobre os programas, a maioria é pago, dai ser um bocado complicado estudar esta matéria. Manuais no youtube, tornam-se um bocado inuteis, tendo em conta que nao temos o programa para o ir seguindo. Os que vi serem mais requisitados foram, Navision, PHC, Primavera, SAGE.
Em relação ás funções a desempenhar, juntei estas:
- (1)Processamento de salários:
- (2)Arquivo e registos contabilístico
s:
- (3)Garantir a fiabilidade da informação contabilística produzida, de acordo com as normas e procedimentos da empresa:
- (4)Classificação e lançamento de documentos contabilístico
s:
- (5)Preparação e envio das declarações fiscais:
- (6)Gestão e acompanhamento da tesouraria:
- (7)Elaboração das análises contabilística
s e financeiras anuais:
- (8)Declaração periódica do IVA:
- (9)Declarações de retenções de rendimentos:
- (10)Modelos 30:
- (11)Incentivos fiscais (cálculo, organização de documentação para envio para o Estado e acompanhamento de processos):
- (12)Encerramentos de contas, análise de balancetes, envio de declarações fiscais mensais e anuais:
- (13)Reconciliações bancárias:
- (14)Controlar o crédito concedido vencido:
- (15)Classificação de documentos contabilístico
s:
- (16)Processamento de vencimentos e abonos variáveis:
- (17)Emissão de faturação:
- (18)Realização de pagamentos a fornecedores e outros credores:
- (19)Apuramento de rácios de análise financeira para reporte mensal:
- (20)Controlo de desvios ao orçamento anual:
- (21)Apoio na elaboração das demonstrações financeiras e encerramento de contas.
Calculo que algumas destas funções, sejam praticamente idênticas se não totalmente idênticas, simplesmente muda a forma como se diz. A minha proposta era, quem quisesse, escolher um destes pontos e postar a sua experiencia pessoal da matéria em questão. O que devemos nos preocupar em aprender mais rapidamente. Dicas para essas mesma função. Erros a evitar ao inicio. Se é uma função de rápida aprendizagem. Tudo o que acharem relevante e que possa ser útil para alguem que está a começar, ou até, algum colega que já esteja a algum tempo na area. Há sempre algo mais a aprender.
Exemplo:
- (8)Declaração periódica do IVA: "O IVA geralmente declara-se trimestralment
e, lançamos as faturas de compras e vendas no software de contabilidade (geralmente o primavera) e se a empresa tiver mais IVA liquidado (vendas) do que IVA dedutível (compras) paga o imposto ao Estado, se for ao contrário, essa diferença reporta para o trimestre seguinte Declara-se no site das finanças: até 15 de fevereiro referente a outubro, novembro e dezembro do ano anterior até 15 de maio referente a janeiro fevereiro e março até 15 de agosto refente a abril maio e junho e até 15 de novembro referente a julho agosto e setembro"
Caso tenham em mente mais funções que achem relevantes e não estejam aqui postadas, do qual gostariam de falar, melhor. Espero não estar a postar no local errado ou a fazer alguma asneira, é a 1º vez que faço um post neste forum. A ideia era mesmo ficar com um post rico em opiniões e experiencias sobre os temas mais comuns á contabilidade. Porque infelizmente, muito da experiencia que conta, ganha-se no próprio trabalho e não na faculdade. Dai aquele medo,de quem acabou de sair da fac, não estar apto para x cargo.
Obrigado