collapse

Pesquisa

Dúvida Q3 Teste Diário 23 SET 13

• 4 Respostas
  • 107 Visualizações
*

Offline Dora A

• 422
  • 10
Dúvida Q3 Teste Diário 23 SET 13
« em: Setembro 26, 2013, 12:20:26 am »
Boa noite colegas,

Relativo à questão 3 do teste de 23 setembro, levanto-me agora uma dúvida relativo a quem cabe o encargo, pois derivado a uma ficha doutrinária de 05.04.2013 (info.portaldas financas.gov.p t/NR/rdonlyres/.../IVE_4957-1028_2013.pdf) fiquei um pouco confusa,  ou estou a interpretar mal, pois estou a entender que se for trespasses feitas pelo estado, autarquias, região autónomas o imposto encargo é do adquirente, no caso de ser sujeito passivo é do trespassante.
Será que estou a entender mal.... :-[

Cumprimentos
Dora A

*

Offline Dany14

• 320
  • 13
Re: Dúvida Q3 Teste Diário 23 SET 13
« Responder #1 em: Setembro 26, 2013, 10:40:54 am »
Boa noite colegas,

Relativo à questão 3 do teste de 23 setembro, levanto-me agora uma dúvida relativo a quem cabe o encargo, pois derivado a uma ficha doutrinária de 05.04.2013 (info.portaldas financas.gov.p t/NR/rdonlyres/.../IVE_4957-1028_2013.pdf) fiquei um pouco confusa,  ou estou a interpretar mal, pois estou a entender que se for trespasses feitas pelo estado, autarquias, região autónomas o imposto encargo é do adquirente, no caso de ser sujeito passivo é do trespassante.

Olá Dora,

Penso que a esta resposta basta entender de quem é o interesse económico, e para isso temos a disposição do n.º 1 e alínea a) n.º 3 do art.º 3.º do Código do Imposto de Selo. E também creio que para um completo enquadramento poderá ler o alínea d) do n.º 3 do art.º 1.º do CIS.

Os meus cumprimentos,

Bruno

*

Offline Dora A

• 422
  • 10
« Responder #2 em: Setembro 26, 2013, 01:41:56 pm »
Olá Bruno,

Realmente a questão realmente não menciona quem é titular do interesse económico.
Mas no art 1 nº 3 d), menciona "Para efeitos da verba 1.2 da Tabela Geral, são consideradas transmissões gratuitas, designadamente, as que tenham por objecto... d) Estabeleciment os comerciais, industriais ou agrícolas;", mas se repararmos na tabela existe  outra verba 27.1-Trespasses de estabeleciment o comercial, industrial ou agrícola - sobre o seu valor 5%, 27.2 -Subconcessões e trespasses de concessões feitos pelo Estado, pelas Regiões Autónomas ou pelas autarquias locais, para exploração de empresas ou de serviços de qualquer natureza, tenha ou não principiado a exploração sobre o seu valor  5%, dai haver a minha duvida,  mas se realmente fosse uma transmissões por morte, a herança e os legatários e, nas restantes transmissões gratuitas, bem como no caso de aquisições onerosas, aqui  não há duvida que é os adquirentes dos bens, mas se tiver errada, alguem me corriga.

3 – No trespasse de um estabeleciment o comercial, o imposto do selo é devido:
a) Pelo adquirente do estabeleciment o;
b) Não há lugar ao pagamento de imposto do selo;
c) Pelo Trespassante;
d) Pelos dois interessados no contrato.

Boa noite colegas,

Olá Dora,

Penso que a esta resposta basta entender de quem é o interesse económico, e para isso temos a disposição do n.º 1 e alínea a) n.º 3 do art.º 3.º do Código do Imposto de Selo. E também creio que para um completo enquadramento poderá ler o alínea d) do n.º 3 do art.º 1.º do CIS.

Os meus cumprimentos,

Bruno
Cumprimentos
Dora A

*

Offline Dany14

• 320
  • 13
« Responder #3 em: Setembro 26, 2013, 02:52:45 pm »
Em primeiro, temos de verificar o pedido no enunciado: "...o imposto é devido:"

Então ver se consigo ser mais claro fazendo as exclusões das alíneas:

porque é que não pode ser esta? que será o mesmo que dizer que o imposto não é devido, é devido porque nos termos da alínea d) art.º 1.º n.º 3 do CIS são consideradas transmissões as que tenham por objecto de transmissão um estabeleciment o comercial.

c) Pelo Trespassante;

Esta alínea vem no seguimento de "o imposto é devido" pelo trespassante? Ou seja, aquele que trespassa? aquele que transmite o objecto de transmissão? Vejamos quem são os sujeitos passivos, são todos aqueles que estão enumerados no art.º 2.º do CIS. Pelo que, o art.º 3.º do CIS vem dizer que "O imposto constitui encargo dos titulares do interesse económico" pelo que, penso eu, que no caso do sujeito passivo queira faz repercutir o imposto aos titulares de interesse económico. Pelo que, não pode ser o trespassante.. .

Aludindo ao que foi dito anteriormente para alínea c) muito menos pode ser para os dois, apenas para um d'eles, e em principio o imposto será repercutido para a figura que assumo o "interesse económico"

Restas-nos esta opção, e pelo que foi dito nas alíneas c) e d) e mais uma vez reiterando o art.º 3 n.º 1 e 3 CIS verifica-se que é o adquirente do estabeleciment o que, em princípio, será o devedor do imposto, e não propriamente o sujeito passivo.

Espero ter conseguido ajudar, se não concordar, agradeço os seus argumentos pois estou aqui para primeiramente para aprender, e para partilhar o que sei.

Os meus cumprimentos,

Bruno
« Última modificação: Setembro 26, 2013, 02:55:17 pm por Bruno Daniel »

*

Offline Dora A

• 422
  • 10
« Responder #4 em: Setembro 26, 2013, 08:48:23 pm »
Obrigado Bruno acho que já entendi, já existe um cansaço à mistura.

Em primeiro, temos de verificar o pedido no enunciado: "...o imposto é devido:"

Então ver se consigo ser mais claro fazendo as exclusões das alíneas:

porque é que não pode ser esta? que será o mesmo que dizer que o imposto não é devido, é devido porque nos termos da alínea d) art.º 1.º n.º 3 do CIS são consideradas transmissões as que tenham por objecto de transmissão um estabeleciment o comercial.

c) Pelo Trespassante;

Esta alínea vem no seguimento de "o imposto é devido" pelo trespassante? Ou seja, aquele que trespassa? aquele que transmite o objecto de transmissão? Vejamos quem são os sujeitos passivos, são todos aqueles que estão enumerados no art.º 2.º do CIS. Pelo que, o art.º 3.º do CIS vem dizer que "O imposto constitui encargo dos titulares do interesse económico" pelo que, penso eu, que no caso do sujeito passivo queira faz repercutir o imposto aos titulares de interesse económico. Pelo que, não pode ser o trespassante.. .

Aludindo ao que foi dito anteriormente para alínea c) muito menos pode ser para os dois, apenas para um d'eles, e em principio o imposto será repercutido para a figura que assumo o "interesse económico"

Restas-nos esta opção, e pelo que foi dito nas alíneas c) e d) e mais uma vez reiterando o art.º 3 n.º 1 e 3 CIS verifica-se que é o adquirente do estabeleciment o que, em princípio, será o devedor do imposto, e não propriamente o sujeito passivo.

Espero ter conseguido ajudar, se não concordar, agradeço os seus argumentos pois estou aqui para primeiramente para aprender, e para partilhar o que sei.

Os meus cumprimentos,

Bruno
Cumprimentos
Dora A