Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

iva dedutivel

3 Respostas    10.666 Visualizações

Iniciado por mrblue1180, Outubro 29, 2013, 12:52:10 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

mrblue1180

Bom dia se me puderem esclarecer, agradeço:

o iva das viaturas comerciais(2 lugares) dos trabalhadores independentes é dedutivel em 50% ou 100 %?

e das viaturas de turismo(a gasoleo) 50%?
Obrigado

almeida santos

Relativamente ao iva das viaturas comerciais, desde que se trate de viaturas ligeiras de mercadorias que não possuam mais de 3 lugares e que sejam utilizadas em actividades que impliquem a utilização de viaturas de transporte de mercadorias, o imposto suportado nas respetivas despesas é dedutível em 100%, com excepção do IVA suportado nos combustíveis que apenas será dedutível em 50%, caso se trate de gasóleo, gases de petróleo liquefeitos (GPL), gás natural ou biocombustíveis. Ou seja mesmo que não possuam mais de 3 lugares, se as viaturas forem utilizadas em atividades de prestação de serviços (nomeadamente atividades de índole profissional), o imposto suportado nas respetivas despesas não será dedutível (com exceção de 50% do IVA suportado na aquisição de gasóleo), pelo facto de não existir conexão entre a utilização das referidas viaturas com o tipo de operações praticadas pelo sujeito passivo, não se verificando o requisito exigido no n.º 1 do art.º 20.º do CIVA.

Se a viatura, apesar de classificada como viatura ligeira de mercadorias, tiver mais de 3 lugares, será considerada uma viatura de turismo, pelo que o IVA suportado na sua aquisição, fabrico ou importação, locação, utilização e transformação, não será dedutível, com excepção do IVA suportado no consumo de gasóleo, que será dedutível em 50%, de acordo com o disposto na alínea b) do n.º 1 do mesmo art.º 21.º.

mrblue1180

desde já obrigado pela resposta, mas passo ao meu caso, eu sou formador(trabalhador independente) e tenho um carro comercial de 2 lugares, quanto é que eu posso deduzir no iva 50%?

kushinadaime

Citação de: mrblue1180 em Outubro 29, 2013, 02:34:25 PM
desde já obrigado pela resposta, mas passo ao meu caso, eu sou formador(trabalhador independente) e tenho um carro comercial de 2 lugares, quanto é que eu posso deduzir no iva 50%?

Nas reparações e coisas do género todo o IVA, no combustível, se for gasóleo ou gpl 1/2, gasolina não se deduz nada, portagens nada.