Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

IVA - Transmissões de bens - açores

4 Respostas    7.574 Visualizações

Iniciado por joanamonteirovasconcelos, Janeiro 15, 2014, 02:38:30 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

joanamonteirovasconcelos

Boa tarde,

Agradecia que me ajudassem na seguinte situação:

Vou emitir Factura de empresa com sede no Porto, a facturar a uma empresa com sede em Ponta Delgada. Será transmissão de bens, pois são cadeiras. A nível de IVA será a 23%? Ou a taxa dos açores?

Obrigada.

debsousa

23% salvo outra opinião. Se fosse um serviço prestado nos Açores seria à taxa em vigor nos Açores.
Cumprimentos,
Débora Sousa

joanamonteirovasconcelos

Citação de: debsousa em Janeiro 15, 2014, 02:48:09 PM
23% salvo outra opinião. Se fosse um serviço prestado nos Açores seria à taxa em vigor nos Açores.

Obrigada Débora!

AndreiaM

Bom dia,

Se for o emitente da fatura a colocar os bens à disposição do cliente nos Açores, deve ser emitida a fatura à taxa legal em vigor nos Açores, de acordo com o artigo 6º nº 1 (à contrário) do CIVA.

Veja o exemplo desta informação vinculativa:

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/9DD5D3A2-2378-4B90-B418-9C2EABC17F6E/0/INFORMA%C3%87%C3%83O.1905.pdf

Espero ter ajudado

Citação de: joanamonteirovasconcelos em Janeiro 15, 2014, 02:38:30 PM
Boa tarde,

Agradecia que me ajudassem na seguinte situação:

Vou emitir Factura de empresa com sede no Porto, a facturar a uma empresa com sede em Ponta Delgada. Será transmissão de bens, pois são cadeiras. A nível de IVA será a 23%? Ou a taxa dos açores?

Obrigada.

debsousa

Fiquei confusa...
Uma das empresas que faço a contabilidade, é de comércio de móveis. Quando eles compram ao continente, o iva vem com a taxa de 23%. O meu cliente paga ao transitário para trazer a mercadoria. A taxa está correcta?
Cumprimentos,
Débora Sousa