collapse

Pesquisa



Possível Recurso Questão 17

  • 20 Respostas
  • 13378 Visualizações
*

Offline Zlatan

  • **
  • 42
  • 1
  • Sexo: Masculino
Possível Recurso Questão 17
« em: Fevereiro 19, 2014, 12:24:27 am »
Relativamente à questão 17, eu respondi :

" TecTecn, Lda. terá vantagem em abdicar do “custeio por processo” e passar a usar exclusivamente o “custeio por obras” porque os serviços prestados obedecem sempre a especificações definidas pelas empresas que encomendam os equipamentos "

E a OTOC considerou :

" A empresa não deve abdicar do “custeio por processo”, antes deve manter ambos os sistemas de custeio, dado os tipos de fabricação que efectua. "

Entendo o ponto de vista da resposta deles, aliás, já tinha saido uma questão similar em exames anteriores. Contudo, o meu ponto de vista é o seguinte :

Ora vejamos, para produzir calções e camisolas de um único modelo o mais aconselhável é mesmo o custeio por processo, contudo, para abarcar novas encomendas o mais aconselhável será mesmo usar o custeio por obras, dado que obedece a especificações pedidas pelos clientes . . Se repararmos, o custeio por processo é aplicável na produção de calções e camisolas de um só modelo, mas não é aplicável na produção de outros tipos de equipamentos com base no que o cliente pretende . . ou seja, neste caso, não seria mais fácil apenas optar por um sistema de custeio? Penso em termos práticos seria mais aconselhável, pois, os colaboradores/máquinas não teriam de estar a pensar em que processo usar para " elaborar " um determinado produto, e de certa forma, fariam as suas tarefas com maior celeridade, eficiência e eficácia.

Concordam?
« Última modificação: Fevereiro 19, 2014, 12:29:06 am por Zlatan »

*

Offline Andreia FLF

  • ***
  • 65
  • 3
  • Sexo: Feminino
Re: Possível Recurso Questão 17
« Responder #1 em: Fevereiro 19, 2014, 12:27:52 am »
eu concordo e foi exatamente assim que pensei. E sinceramente sempre pensei  ter esta respota certa :/

*

Offline Cristiana Carvalho

  • ****
  • 291
  • 9
  • Sexo: Feminino
Re: Possível Recurso Questão 17
« Responder #2 em: Fevereiro 19, 2014, 12:45:05 am »
Tb concordo.Foi assim que raciocinei. Uma boa opção para recorrer.

*

Offline Zlatan

  • **
  • 42
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: Possível Recurso Questão 17
« Responder #3 em: Fevereiro 19, 2014, 01:47:37 pm »
Além do mais, penso que o enunciado da questão é um bocado ambíguo, pois, não há nada que me permita perceber que a empresa irá continuar com a produção de camisolas e calções. Eu presumi que fosse abdicar dessa parte, e optar pela outra nova, dai ter respondido daquela forma.


Penso que a questão em termos de português não é muito esclarecedora.  :(

*

Offline Andreia FLF

  • ***
  • 65
  • 3
  • Sexo: Feminino
Re: Possível Recurso Questão 17
« Responder #4 em: Fevereiro 19, 2014, 02:28:18 pm »
falei com um professor de contabilidade de gestão e ele disse-me que talvez nao iamos ter sorte ao reclamar esta questao :/

*

Offline Zlatan

  • **
  • 42
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: Possível Recurso Questão 17
« Responder #5 em: Fevereiro 19, 2014, 08:07:24 pm »
falei com um professor de contabilidade de gestão e ele disse-me que talvez nao iamos ter sorte ao reclamar esta questao :/

Mas porquê?

Eu penso que o enunciado não é esclarecedor. Porque em nenhum lado diz se vai manter a produção de calções e camisolas d um único modelo e avançar para a produção de produtos com base nas escolhas dos clientes, ou seja, eu parti do principio que iria apenas produzir os produtos que os clientes queriam ( que não o triatlo ) , logo, teria vantagem em abdicar do custeio por processo e usar o custeio por obras.

Penso que é uma explicação bastante plausível, a pergunta é demasiada ambígua e não é esclarecedora.

Re: Possível Recurso Questão 17
« Responder #6 em: Fevereiro 19, 2014, 09:54:29 pm »
Boa noite
Concordo com o colega, uma vez que também escolhi essa opção de resposta
Cristina

*

Offline Andreia FLF

  • ***
  • 65
  • 3
  • Sexo: Feminino
Re: Possível Recurso Questão 17
« Responder #7 em: Fevereiro 20, 2014, 01:14:59 am »
Expliquei exatamente este raciocionio o meu prof de contb.gestão e ele respondeu-me  isto:
"O melhor seria a empresa adoptar um sistema misto, pois dentro de cada tipo específico de roupa, há um conjunto de processos repetitivos, fases de fabrico homogéneas com a obtenção de um conjunto de produtos obtidos em série e, portanto, semelhantes e homogéneos.

Mesmo assim, tente, pode ser que eles achem provimento à sua proposta."

Portanto, podemos ter sorte como não :S é uma questão de tentar :/

Andreia
« Última modificação: Fevereiro 20, 2014, 01:16:31 am por Andreia FLF »

Re: Possível Recurso Questão 17
« Responder #8 em: Fevereiro 20, 2014, 08:27:58 pm »
O texto até dá a entender que eles vão desistir de produzir os equipamentos de triatlo e aproveitar o tecido da qual detem a patente e produzirequipa mentos para outros desportos. Por isso estou de acordo que esta questão poder ser um recurso.
Cristina

*

Offline Zlatan

  • **
  • 42
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: Possível Recurso Questão 17
« Responder #9 em: Fevereiro 20, 2014, 09:04:43 pm »
Está aqui vai ser nessa base que vou argumentar. No exame fiquei com a percepção que iria abandonar essa parte do triatlo e assim.

É preciso saber fundamentar corretamente.

*

Offline Andreia FLF

  • ***
  • 65
  • 3
  • Sexo: Feminino
Re: Possível Recurso Questão 17
« Responder #10 em: Fevereiro 24, 2014, 12:28:19 am »
17.1- A resposta indicada como correta pela Ordem foi: alínea a _ A empresa não deve abdicar do “custeio por processo”, antes deve manter ambos os sistemas de custeio, dado os tipos de fabricação que efectua.

17.2- Contestação:

A informação disponibilizad a ao candidato foi a seguinte:

Em 2013 a TecTecn, Lda. produziu exclusivamente calções e camisolas de um único modelo, para triatlo. Dado o tipo de produção existente, a empresa utilizou o sistema de custeio por processo. Em 2014 os sócios tencionam produzir encomendas de outros tipos de equipamentos desportivos com o tecido do qual detêm a patente, equipamentos esses a utilizar noutros desportos que não o triatlo.

A questão colocada ao candidato foi a seguinte:

A empresa deve ou não deve passar a utilizar exclusivamente o custeio por obras, abandonando o uso de “custeio por processo”.

Perante a forma como a questão está apresentada penso que podemos ter mais que uma interpretação como resposta certa.

•   a empresa mantém a fabricação de calções e camisolas de um único modelo  mas também aceita encomendas para outros equipamentos;
•   a empresa abdica da fabricação de equipamentos de um único modelo, passando a fabricar apenas encomendas dos clientes de outro tipos de equipamentos desportivos com o tecido do qual detêm a patente.

Caso a empresa pretendesse continuar a produzir o modelo único para triatlo, mas também aceitar encomendas para outros equipamentos a resposta considerada como correta por parte da OTOC faria sentido. Pois na produção dos calções e camisolas de um único modelo (padronizado) para triatlo deve utilizar o sistema de custeio por processo, ou seja, produção em massa, contínua, de um só produto. Neste sistema, o custo total surge com o fim do período contabilístico (mês, ano), o que facilita a localização dos custos, e para a produção dos novos equipamentos deverá utilizar o sistema de custeio por obras ou ordens. E, para a produção dos novos equipamentos deverá utilizar o sistema de custeio por obras ou ordens visto este método ser utilizado para estimar os custos de produção em empresas que têm vários produtos distintos.

Por outro lado, se a empresa abdicar da fabricação de equipamentos de um único modelo, passando a fabricar apenas encomendas dos clientes de outro tipos de equipamentos desportivos com o tecido do qual detêm a patente a TecTecn,Lda. terá vantagem sim em abdicar do “custeio por processo” e passar a usar exclusivamente o “custeio por obras” porque os serviços prestados obedecem sempre a especificações definidas pelas empresas que encomendam os equipamentos. Um sistema de ordem de serviço que estima os custos de produtos industriais para diferentes serviços específicos definidos pelos clientes. Os produtos podem, também, diferir na proporção de materiais, nas horas de mão-de-obra e de máquina exigidas para fabricá-los. Neste sistema o custo total surge com o fecho da encomenda e tem, entre outras, a vantagem de identificar os produtos que têm uma maior ou menor margem de lucro.

Levando em conta os argumentos anteriores referidos, e como no enunciado nada nos é dito que empresa irá manter os dois tipos de fabricação, pelo contrário, dá a entender que a empresa vai desistir de produzir os equipamentos de um único modelo passando a produzir novos equipamentos para outros desportos com base nas escolhas dos clientes, considero que a minha resposta  -  d) A TecTecn, Lda. terá vantagem em abdicar do “custeio por processo” e passar a usar exclusivamente o “custeio por obras” porque os serviços prestados obedecem sempre a especificações definidas pelas empresas que encomendam os equipamentos - está correta .

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Possível Recurso Questão 17
« Responder #11 em: Fevereiro 24, 2014, 12:34:13 am »
Obrigado Andreia,

Assim que me for possível dar opinião o irei fazer. Se outros colegas  puderem partilhar as suas opiniões seria muito positivo. Obrigado.

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Possível Recurso Questão 17
« Responder #12 em: Fevereiro 24, 2014, 09:16:15 am »
Bom dia,

Andreia ontem não tive tempo de fazer uma análise correta á tua argumentação, mas logo á noite vou ver se consigo postar a minha análise.

Mas considero que tens uma excelente argumentação  :D, se conseguir enriquecer mais a mesma será positivo para todos que pretendam argumentar esta questão.

Outros colegas que possam contribuir com a sua análise também, será muito positivo.
« Última modificação: Fevereiro 24, 2014, 09:41:28 am por Rosinda Cristina »

*

Offline Zlatan

  • **
  • 42
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: Possível Recurso Questão 17
« Responder #13 em: Fevereiro 24, 2014, 02:00:10 pm »
Obrigado Andreia,

Assim que me for possível dar opinião o irei fazer. Se outros colegas  puderem partilhar as suas opiniões seria muito positivo. Obrigado.

Olá Rosinda,

A minha opinião é tal e qual a da colega Andreia. Pensei da mesma forma.

*

Offline Dantedy

  • ****
  • 520
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: Possível Recurso Questão 17
« Responder #14 em: Fevereiro 24, 2014, 03:49:15 pm »
@Andreia FLF

Eu não tenho sombra de dúvidas que a resposta da OTOC está correcta.

"Em 2013 a TecTecn, Lda. produziu exclusivamente calções e camisolas de um único modelo, para triatlo (logo custo por processos). Dado o tipo de produção existente, a empresa utilizou o sistema de custeio por processo. Em 2014 os sócios tencionam produzir encomendas de outros tipos (ou seja, manter o que já se faz, mas produzir outro tipo) de equipamentos desportivos com o tecido do qual detêm a patente, equipamentos esses a utilizar noutros desportos que não o triatlo (ora eles continuam a produzir calções e camisolas para o triatlo, mas agora querem expandir para a produção equipamentos de outros desportos).

A empresa deve ou não deve passar a utilizar exclusivamente o custeio por obras, abandonando o uso de “custeio por processo” (ora a empresa não pode passar a utilizar exclusivamente o custeio por obras, pois o seu ganha pão anterior ainda continua a ser fabricado)".

No entanto dou-lhe os meus parabéns ;), pois conseguiu inverter a partir da argumentação, que o enunciado pode levar a duas interpretações . Sendo aceite ou não, tem ali uma boa argumentação e nunca vai olhar para si e pensar que não deu tudo por tudo para poder passar neste exame.
« Última modificação: Fevereiro 24, 2014, 04:10:37 pm por Dantedy »

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
3 Respostas
3430 Visualizações
Última mensagem Março 17, 2012, 07:50:03 pm
por AndreiaM
7 Respostas
3416 Visualizações
Última mensagem Julho 16, 2012, 10:46:27 pm
por c0004162
1 Respostas
2807 Visualizações
Última mensagem Julho 21, 2012, 04:03:41 pm
por mansotania
27 Respostas
6545 Visualizações
Última mensagem Março 23, 2013, 11:14:05 am
por Fátima Mendes
17 Respostas
6191 Visualizações
Última mensagem Novembro 14, 2012, 08:23:17 pm
por Liquinhas

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 [4]
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.