Notícias:

Contabilistas.net, O nosso lema é a entreajuda em rede!

Possível recurso da questão 12

17 Respostas    12.617 Visualizações

Iniciado por Fátima Mendes, Novembro 13, 2012, 01:18:13 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Fátima Mendes

Caros colegas,

Não posso garantir que esta questão seja passível de recurso, pois como sabem, em Contabilidade Analítica existem conceitos que definem, teoricamente, os custos quanto à Identificação com a atividade económica e com o produto, imputação e à Relação com o volume de produção, valorimetria das prestações internas, imputação de responsabilidades, sua relevância e a classificação funcional (custos industriais(MP, MOD e GGF) e Custos Não Industriais(Administrativos, Distribuição, Financeiros, etc.). Mas na prática esta questão é muito subjetiva, pois depende do tipo de empresa (industrial, comercial ou prestação de serviços) e também de muitos outros parâmetros que devem ser considerados, podendo assim, essa classificação variar de empresa para empresa e também da interpretação de quem está a classificar estes custos.

O meu raciocínio para esta questão foi o seguinte:

Questão 12:

Pede-se que classifique a despesa com o jantar comemorativo dos "50 Anos da GRAFITOC".

Segundo Franco (2010), os custos de distribuição estão relacionados com o funcionamento da estrutura Comercial.
Ou ainda, segundo Caiado (2011), os gastos comerciais são os gastos relativos à função comercial. São os gastos administrados pelo Departamento comercial com vista a vender e entregar os produtos aos clientes.
Exemplos de custos de distribuição/comercial/venda: publicidade, ordenados, comissões, deslocações e estadias do pessoal de vendas, transporte para o armazém do cliente, etc.

No texto nada refere sobre demonstração, apresentação, lançamento ou publicidade de produtos ou algo que esteja relacionado com a estrutura comercial, refere apenas tratar-se de um jantar comemorativo com a presença dos sócios-gerentes e dos clientes mais importantes. Entende-se assim, que este jantar não visa vender produtos mas trata-se apenas de uma forma de agradecimento e convívio. Este custo deverá ser definido como um custo do período.

A DC 20 define "Outros Custos/Gastos", como, custos que não estiverem incluídos em qualquer das rubricas anteriores (CVSP, Gastos de distribuição, Gastos administrativos, Gastos I&D).

Nesta perspectiva, entendo que a melhor classificação para este custo será "Outros Gastos", ou seja, a melhor resposta a esta questão será nenhuma das anteriores

Bibliografia:
CAIADO, António Campos Pires. (2011). Contabilidade Analítica e de Gestão, Áreas Editora, 6.ª
Edição, Lisboa.
FRANCO, Victor Seabra; OLIVEIRA, Álvaro Vistas; MORAIS, Ana Isabel; OLIVEIRA, Benvinda de Jesus; LOURENÇO, Isabel Costa; MAJOR, Maria João; JESUS, Maria Antónia; SERRASQUEIRO, Rogério. (2010). Temas de Contabilidade de Gestão – Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão, Livros Horizonte, 3.ª Edição, Lisboa.

É apenas a minha opinião, e vale o que vale  ;)

Boa sorte!
Com os cumprimentos,

AnaMota

Obrigado Fátima, a sua opinião vale muito.. ;)

CPS

Ana Mota

Liquinhas

Muito obrigada Fátima por todo o seu apoio!!!
Saudações cordiais
Saudações cordiais (",)

Micaela

Bom dia.

Muito obrigada Fátima foi uma super ajuda.

Com os melhores cumprimentos,

carla fontes

Bom dia,

Muito obrigada pela ajuda.

silvia_cabral

Boa tarde Fatima,

Muito obrigada.

Bem haja!

Filipe Pires

Boa tarde Fátima,

Muito obrigado pela ajuda!

Filipe

Rosinda Cristina

Todas as ajudas a fundamentar são preciosas nesta etapa, mais uma vez lhe agradeço o seu empenho e dedicação em colaborar...tem sido fundamental na nossa caminhada de crescimento.

Muito obrigado  :)

paulacf80

Boa tarde, Fátima

Excelente opinião que aqui deixou, deixo desde já o meu agradecimento.

Só não concluiria da mesma forma que a Fátima pelo motivo de considerar "Outros Gastos" no ambito da Financeira e visto que no exame a questão é no ambito da analitica terá de ser classificado dentro das sguintes rubricas:
- Função Administrativa
- Função Financeira
- Função Distribuição
- Função Aprovisionamento e,
- Função Produção

No meu entendimento só se insere na Função Administrativa. E sem duvida, "Outros gastos" na Financeira.

Estarei correta no meu entendimento?

Inesbatis

Junto anexo proposta de recurso á questão 12 realizada por um professor.

Espero ter ajudado.

Liquinhas

Obrigada Inês!!! Muito obrigada mesmo!
Saudações cordiais (",)

Rosinda Cristina

Carla Garcia

Cumprimentos,
CGarcia

Cátia Sofia Santos

Muito obrigada pela ajuda!
Cumprimentos,
Cátia Santos