Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

Deduções de portagens e reparação da viatura

21 Respostas    15.371 Visualizações

Iniciado por nelsoncamp, Março 21, 2014, 03:27:58 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

nelsoncamp

Boa tarde a todos,

Precisava da vossa ajuda... No caso de um trabalhador independente (formador) que passa recibos "verdes", está no regime simplificado e entrega o iva trimestralmente e que tem uma carrinha de dois lugares a gasóleo.

Posso deduzir o valor do IVa das reparações dessa mesma viatura ??
Posso deduzir as faturas da via verde dessa mesma viatura ??

Se me puderem ajudar com alguma brevidade.....
um grande abraço

Filipe1966

nelsoncamp

Boa tarde Filipe

Esta linguagem técnica dos Artigos mata-me não percebo nada da poda....
Será que me poder ser mais elucidativo ???

Citação de: Filipe1966 em Março 21, 2014, 03:37:29 PM
art 73 cirs

cump.
Filipe

Filipe1966

Filipe1966

o art 73 do codigo do IRS tem ver com as tributaçoes autonomas o art 21 do codigo do iva tem ver com iva.
a viatura é ligeira mista ?

nelsoncamp

A minha pergunta é apenas se posso deduzir o iva dessas despesas
é um ligeiro de mercadorias de 2 lugares.

Citação de: Filipe1966 em Março 21, 2014, 03:47:17 PM
o art 73 do codigo do IRS tem ver com as tributaçoes autonomas o art 21 do codigo do iva tem ver com iva.
a viatura é ligeira mista ?

Filipe1966

salvo melhor opiniao as portagens é que nao podes deduzir

cump
filipe

nelsoncamp

ok fico só comas reparações entao
Obrigado

Citação de: Filipe1966 em Março 21, 2014, 04:00:12 PM

cump
filipe

saraiva23

Colega, porque razão não se pode deduzir o IVA das portagens referente à viatura ligeira de mercadorias?...

cump
filipe

nelsoncamp

thanks

Citação de: saraiva23 em Março 21, 2014, 05:25:43 PM
Colega, porque razão não se pode deduzir o IVA das portagens referente à viatura ligeira de mercadorias?...

cump
filipe

joaoftd

Confesso que também tenho dado o mesmo tratamento, no que toca às portagens, que o colega filipe, mesmo para os veículos dos quais deduzo os 50% do IVA do Gasóleo. Isto porque pelos artigos a coisa não está preto no branco.

Esse doc é a cópia de um email de esclarecimento, um parecer pedido? Pergunto isto por estar num formato editavel.. Deduzir o IVA com defesa numa informação editável e sem estar assinada deixa-me um pouco de pé atrás..  :-\

kushinadaime

Só podes deduzir o IVA de portagens, independentemente do tipo de carro, se:
1 - Quando fores cobrar essas despesas com IVA, como despesas de portagem ao teu cliente (também cobras IVA ao cliente, e ele sim é que não pode deduzir).
2 - Se for uma empresa de transporte, subcontratada para um um serviço numa feira, congresso ou convenção, desde que essa feira, congresso ou exposição vá gerar negócios com IVA (deduz só 50%).
3 - O mesmo que a anterior, mas só que contratadas directamente ao organizador, em que é 25% dedutível.
Está tudo no artigo 21 do CIVA

Pedroko

Subscrevo o que o utilizador kushinadaime escreve em relação às portagens

Em relação às reparações não basta somente olhar ao livrete do veículo, é preciso também fazer a ligação existente entre o tipo de veículo e a actividade que se presta.  Um formador precisa de um veículo de mercadorias? Que tipo de operações poderá um formador efectuar que justifique a utilização de um veículo com essa tipologia?

Neste caso sou da opinião que o iva suportado nas reparações não deve ser deduzido. 

Bom fim de semana!! ;D

Fátima V

Boa noite,

Anexo informação vinculativa - Direito à dedução – Aquisição, reparação manutenção e outras despesas de
veiculo ligeiro de mercadorias, com o numero de lugares 4.
Uma boa leitura e julgo que responde ás suas questões.
Cumprimentos,
Fátima

saraiva23

Caríssimos, eu também fiquei surpreso com a resposta dos serviços da direcção do IVA até porque também eu sempre dei um tratamento diferente às portagens... mas essa resposta foi-me enviada face a um pedido por mim efectuado... só enviei nesse formato porque tinha dados pessoais no email... Apenas tentei ajudar.