collapse

Pesquisa



Recibo de donativo

  • 21 Respostas
  • 33412 Visualizações
*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Recibo de donativo
« Responder #15 em: Julho 24, 2014, 04:59:38 pm »
Na minha opinião é um recibo com a menção de : não sujeito a Iva.

E agora para complicar ainda mais a situação: esta associação tem como objectivo promover a gastronomia e desenvolver a cultura e o gosto pela culinária, pelo que organiza almoços ou jantares em restaurantes pelo país. A associação  paga ao restaurante onde comem e depois cada sócio paga o seu jantar à associação (Ex: o restaurante cobra 20€ por pessoa, a associação cobra 25€ por pessoa que é para sobrar dinheiro para dar de gorjeta aos funcionarios do restaurante e ainda para dar algum a uma escola de crianças desfavorecidas).
 No vosso entender que documento é que se emite aos sócios pelo jantar pago ?

Aos sócios emite um recibo de donativo também no valor de 25%. Já não sei é como justificar a saída do diferencial para gorjetas..... A escola de crianças desfavorecidas passa recibo de donativo à associação....  :-\
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline Cristiana L

  • ****
  • 381
  • 6
  • Sexo: Feminino
Re: Recibo de donativo
« Responder #16 em: Julho 24, 2014, 05:31:49 pm »
Na otoc não me souberam esclarecer a situação , mas sugeriram considerar que estes jantares já não são isentos.
No meu entender deveriam ser porque estão enquadrados no âmbito desta associação.

Tinha mais lógica passar um recibo aos sócios com o valor total, não temos é como justificar depois para onde foi o dinheiro que sobrou ( neste caso não sobra porque é todo repartido)
Cumprimentos,
Cristiana Lopes

*

Offline nunomv

  • ****
  • 991
  • 30
  • Sexo: Masculino
Re: Recibo de donativo
« Responder #17 em: Julho 24, 2014, 05:32:30 pm »

Na minha opinião deve passar um recibo pela totalidade do valor pago por cada sócio!!! É isento de IVA e IRC não tem mal que seja na totalidade...
Se o sócio paga 25€ por que razão só passariam recibo de valor inferior? O custo do restaurante vai para a associação...
Cumprimentos,
Nunomvs

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Recibo de donativo
« Responder #18 em: Julho 24, 2014, 10:59:10 pm »
Não, não estão isentos, nem é donativo, porque há a contrapartida do jantar é uma transmissão de bens, sujeita a IVA e IRC, é uma venda sem preço fixado.
O que as confrarias e coisas do género fazem para ter isenções é quem paga tudo são os confrades e patrocinadores, depois nas iniciativas, há muitos convidados não pagantes, ou então há outros eventos públicos além do jantar privado entre os confrades...
Basicamente para não estares sujeito a IVA ou IRC normal tens que pedir reconhecimento, estilo utilidade cultural, e não to dão se tiveres uma actividade económica.
Tipo um outro exemplo, uma associação de socorros mútuos só pode cobrar um preço simbólico, o que ela usa para tapar o buraco são as quotas, sem contrapartidas dos associados, que apenas podem usufruir de condições ligeiramente melhores que os não sócios, tipo preços mais baixos, prioridade nas listas de espera, quando a quota passar a estar associada ao serviço prestado passa a ser para todos os efeitos uma empresa normal.

*

Offline Cristiana L

  • ****
  • 381
  • 6
  • Sexo: Feminino
Re: Recibo de donativo
« Responder #19 em: Julho 25, 2014, 09:30:20 am »
Não, não estão isentos, nem é donativo, porque há a contrapartida do jantar é uma transmissão de bens, sujeita a IVA e IRC, é uma venda sem preço fixado.
O que as confrarias e coisas do género fazem para ter isenções é quem paga tudo são os confrades e patrocinadores, depois nas iniciativas, há muitos convidados não pagantes, ou então há outros eventos públicos além do jantar privado entre os confrades...
Basicamente para não estares sujeito a IVA ou IRC normal tens que pedir reconhecimento, estilo utilidade cultural, e não to dão se tiveres uma actividade económica.
Tipo um outro exemplo, uma associação de socorros mútuos só pode cobrar um preço simbólico, o que ela usa para tapar o buraco são as quotas, sem contrapartidas dos associados, que apenas podem usufruir de condições ligeiramente melhores que os não sócios, tipo preços mais baixos, prioridade nas listas de espera, quando a quota passar a estar associada ao serviço prestado passa a ser para todos os efeitos uma empresa normal.


Onde é que eu posso pedir o reconhecimento destes jantares como de caracter cultural? Visto desta forma tem sentido ser enquadrado em transmissão de bens, no entanto, se nos pusermos do lado da associação arranjamos mil e uma maneiras de justificar que isto deveria ser isento.

Situações complicadas  :-\
Cumprimentos,
Cristiana Lopes

*

Offline nunomv

  • ****
  • 991
  • 30
  • Sexo: Masculino
Re: Recibo de donativo
« Responder #20 em: Julho 25, 2014, 09:54:48 am »
Envio em anexo para que possam tirar outras ideias ou reforçar as mesmas...  :D (Associação de pais)...
E se os sócios derem um donativo e a associação decidir com parte desse dinheiro oferecer um jantar para angariação de fundos?
Cumprimentos,
Nunomvs

*

Offline debsousa

  • *****
  • 4945
  • 118
  • Sexo: Feminino
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
Re: Recibo de donativo
« Responder #21 em: Julho 25, 2014, 11:56:52 am »
Na minha opinião deve passar um recibo pela totalidade do valor pago por cada sócio!!! É isento de IVA e IRC não tem mal que seja na totalidade...
Se o sócio paga 25€ por que razão só passariam recibo de valor inferior? O custo do restaurante vai para a associação...

Colega, eu escrevi 25% por engano, queria colocar "€" em vez de %
Cumprimentos,
Débora Sousa

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
4815 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 16, 2012, 09:06:13 pm
por FilipaC
3 Respostas
6245 Visualizações
Última mensagem Abril 23, 2012, 01:48:00 am
por Carlos Serra Oliveira
5 Respostas
13210 Visualizações
Última mensagem Junho 12, 2012, 10:31:03 am
por carlinhapati
1 Respostas
2176 Visualizações
Última mensagem Abril 15, 2015, 01:26:29 am
por paulalage
3 Respostas
10763 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 12, 2016, 03:39:07 pm
por Liliana27

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 [3] 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.