collapse

Pesquisa

Duvida sobre subsidios

• 7 Respostas
  • 139 Visualizações
*

Offline Flori

• 150
  • 1
Duvida sobre subsidios
« em: Agosto 08, 2014, 04:40:26 pm »
Boa tarde, estou a rever uns exercício de financeira que saio num teste (Q44 do teste Out. 2011), e apesar de já ter estudado e lido a opinião dos colegas, fiquei aqui com uma duvida:
O problema é o seguinte:

A firma compra um equip. fabril no inicio de janeiro n-1 a pp, em Dezembro n-1 foi informada de que receberia um subsidio para investimento referente a um projecto a que se candidatou.
Recebeu esse subsidio no ano a seguir em N.

A duvida que tenho é:
Primeiro faria o lançamento normal da compra do equipamento(D-43 e C-12) e respectiva amortização (438/642) em n-1.
Por conseguinte poderia fazer logo o reconhecimento do subsidio (D-27 e C-593) e a respectiva amortização do subsidio (D-593 e C7883) em N-1?

Ou poderia reconhecer o subsidio em n-1, o respectivo pagamento em N, e só então em N fazer a amortização do subsidio uma vez que só nesse ano o subsidio foi pago?

Tinha a ideia de que no ano em que se começasse a amortizar o activo se começava a amortizar o subsidio!!

Agradecia uma ajuda (peço desculpa se não me expliquei bem).

Obrigado
Floriana Maiato

*

Offline pedja

• 467
  • 3
Re: Duvida sobre subsidios
« Responder #1 em: Agosto 08, 2014, 05:04:56 pm »
Boa tarde,

O subsidio deve ser reconhecido quando haja certezas de irá ser recebido (n-1).
Quanto à amortização, na minha opinião deveria começar a ser amortizado no ano em que foi recebido. (sem certezas).

*

Offline Flori

• 150
  • 1
« Responder #2 em: Agosto 08, 2014, 08:50:20 pm »
Agradeço a resposta, a ver se entendi, apesar do subsidio ter sido atribuído em Dezembro do ano N-1, mas só ter sido pago em N.
Eu poderia então reconhecer o subsidio em N-1 uma vez que já tinha a certeza que iam pagar, mas fazer a amortização do subsidio em N, uma vez que só em N é que o subsidio foi pago.

Será que é este o raciocínio?
Obrigado
Floriana Maiato

*

Offline pedja

• 467
  • 3
« Responder #3 em: Agosto 11, 2014, 03:43:35 pm »
Penso que sim mas também sem certezas.
Não faz grande sentido começar a amortizar em n-1 quando ainda não temos o recebimento.

Agradeço a resposta, a ver se entendi, apesar do subsidio ter sido atribuído em Dezembro do ano N-1, mas só ter sido pago em N.
Eu poderia então reconhecer o subsidio em N-1 uma vez que já tinha a certeza que iam pagar, mas fazer a amortização do subsidio em N, uma vez que só em N é que o subsidio foi pago.

Será que é este o raciocínio?
Obrigado

*

Offline debsousa

• 4945
  • 118
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
« Responder #4 em: Agosto 11, 2014, 04:02:52 pm »
Boa tarde, estou a rever uns exercício de financeira que saio num teste (Q44 do teste Out. 2011), e apesar de já ter estudado e lido a opinião dos colegas, fiquei aqui com uma duvida:
O problema é o seguinte:

A firma compra um equip. fabril no inicio de janeiro n-1 a pp, em Dezembro n-1 foi informada de que receberia um subsidio para investimento referente a um projecto a que se candidatou.
Recebeu esse subsidio no ano a seguir em N.

A duvida que tenho é:
Primeiro faria o lançamento normal da compra do equipamento(D-43 e C-12) e respectiva amortização (438/642) em n-1.
Por conseguinte poderia fazer logo o reconhecimento do subsidio (D-27 e C-593) e a respectiva amortização do subsidio (D-593 e C7883) em N-1?

Ou poderia reconhecer o subsidio em n-1, o respectivo pagamento em N, e só então em N fazer a amortização do subsidio uma vez que só nesse ano o subsidio foi pago?

Tinha a ideia de que no ano em que se começasse a amortizar o activo se começava a amortizar o subsidio!!

Agradecia uma ajuda (peço desculpa se não me expliquei bem).

Obrigado

Julgo que no ano em começar a amortizar o bem, começa também a amortizar o subsidio mas sem certezas.
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline pgiestas

• *
  • 1
  • 0
« Responder #5 em: Agosto 11, 2014, 04:30:11 pm »
Boa tarde
Em relação ao assunto penso nao existir grandes duvidas.

1°Só deve reconhecer o subsídio, se tiver a certeza que lhe foi atribuído, ou seja, só deve lançar a débito da 278 por crédito da 593, quando receber o oficio a referir que lhe foi atribuído o subsídio.
Como foi o caso, em dezembro de n-1, fez este registo.

2° Em trabalhos de fim de exercício, fez a amortização do equimanto pela aplicação da taxa anual e, o corresponde registo.

3°Se o equipamento foi adquirido em Janeiro de n-1, se em Dezembro foi comunicado que lhe foi atribuifo o subsídio, no meu entender, não existe duvida nenhuma, que deve proceder logo em n-1 à especialização do subsidio, ou seja, deve aplicar a taxa de amortização ao subsidio e debitar a 593, por crédito da 7883

Se existerem varios activos com taxas diferentes, deve ser feito em termos proporcionais ao investimento.

No meu entender, convem nao confundir o fluxo económico com o financeiro.
O económico é em dezembro, onde se regista a atribuição do subsidio. Oflux financeiro ocorre à posteriori, em que se debita a 12 - depósitos à ordem por crédito da 2781.

No meu enter nao se procedia à especializao do exercício se por alguma razão o equipamneto não tivesse inciado em funcionamento, ou para o colocar em funcionamneto fosse necessário um conjunto de obras, neste ultimo caso, iria para investimentos em curso.

Aliás, se preencher um mapa de subsidios, a SS disoonibiiza um, por a caso tenho um, posso facultar, consegue ver que a amortização deve concidir com a especialização do subsidio.

Esta é a minha opinião, espero de alguma forma ter ajudado.

*

Offline debsousa

• 4945
  • 118
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
« Responder #6 em: Agosto 11, 2014, 04:37:28 pm »

Se existerem varios activos com taxas diferentes, deve ser feito em termos proporcionais ao investimento. - Colega, eu tenho um subsídio para vários ativos. Como devo fazer o cálculo para anualmente D593 e C788?

Aliás, se preencher um mapa de subsidios, a SS disoonibiiza um, por a caso tenho um, posso facultar, consegue ver que a amortização deve concidir com a especialização do subsidio. - Podia facultar?

Muito obrigada!

[/quote]
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline Flori

• 150
  • 1
« Responder #7 em: Agosto 13, 2014, 03:52:05 pm »
"3°Se o equipamento foi adquirido em Janeiro de n-1, se em Dezembro foi comunicado que lhe foi atribuido o subsídio, no meu entender, não existe duvida nenhuma, que deve proceder logo em n-1 à especialização do subsidio, ou seja, deve aplicar a taxa de amortização ao subsidio e debitar a 593, por crédito da 7883"

Desde já agradeço a explicação, ajudou imenso.
sendo assim se bem entendi, e era a minha principal duvida, o recebimento efectivo do subsidio nada tem a ver com a amortização do mesmo, mas sim com a amortização do equipamento.

"Aliás, se preencher um mapa de subsidios, a SS disoonibiiza um, por a caso tenho um, posso facultar, consegue ver que a amortização deve concidir com a especialização do subsidio."

Cumprimentos

Floriana Maiato