collapse

Pesquisa



Possível Recurso - Questão 8

  • 11 Respostas
  • 4294 Visualizações
*

Offline alexandersanto

  • ***
  • 93
  • 0
  • Sexo: Masculino
Possível Recurso - Questão 8
« em: Novembro 04, 2014, 10:08:46 pm »
Boa Noite a todos

A minha classificação foi de 9,3. Também só precisso de mais 1 questão certa :), mas as minhas esperanças em reclamar começam a ficar curtas :).

Gostaria de saber qual a hipotese de reclamar da questão 8, porque só é perguntado qual o valor da conta 51- capital no balancete.
A minha resposta foi " um saldo credor no valor de 500.000€".
Será que poderei ter fundamento na reclamação?

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Possível Recurso - Questão 8
« Responder #1 em: Novembro 04, 2014, 11:33:20 pm »
Boa Noite a todos

A minha classificação foi de 9,3. Também só precisso de mais 1 questão certa :), mas as minhas esperanças em reclamar começam a ficar curtas :).

Gostaria de saber qual a hipotese de reclamar da questão 8, porque só é perguntado qual o valor da conta 51- capital no balancete.
A minha resposta foi " um saldo credor no valor de 500.000€".
Será que poderei ter fundamento na reclamação?


«Após a operação de aumento do capital por entradas em espécie, no balancete da BP-Ski & Wake, Lda., a conta 51-Capital deverá apresentar:»

No sentido em que não é perguntado ao candidato qual o lançamento contabilístico desta operação. Mas sim no balancete a conta 51-Capital deverá apresentar?

Penso que é viável, embora ainda não tenha aprofundado bem, as diferenças entre a resposta:" um saldo credor no valor de 500.000€" e a resposta da otoc.

Mas considero que existe grandes probabilidades de ser uma questão viável em recurso, se for bem fundamentada.

Antes da saída da grelha a minha interpretação, junto em anexo.
Embora neste momento após a saída da grelha, o que anexo não será a base da vossa argumentação. Mas sim procurarem se fazerem entender, que a questão colocada é apenas sobre a conta capital -51 no balancete.

*

Offline luisbastos

  • ***
  • 128
  • 2
  • Sexo: Masculino
Re: Possível Recurso - Questão 8
« Responder #2 em: Novembro 05, 2014, 10:11:16 pm »
Boa Noite a todos

A minha classificação foi de 9,3. Também só precisso de mais 1 questão certa :), mas as minhas esperanças em reclamar começam a ficar curtas :).

Gostaria de saber qual a hipotese de reclamar da questão 8, porque só é perguntado qual o valor da conta 51- capital no balancete.
A minha resposta foi " um saldo credor no valor de 500.000€".
Será que poderei ter fundamento na reclamação?

Nesta questão considero que não haverá possibilidade de recurso. O enunciado não pergunta qual o valor da conta 51.
Alex, lê seguido o enunciado e a resposta considerada como certa pela OTOC e verás que a resposta da OTOC é a que melhor completa o enunciado...

Luís

*

Offline Dantedy

  • ****
  • 520
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: Possível Recurso - Questão 8
« Responder #3 em: Novembro 06, 2014, 02:28:00 pm »
Boa Noite a todos

A minha classificação foi de 9,3. Também só precisso de mais 1 questão certa :), mas as minhas esperanças em reclamar começam a ficar curtas :).

Gostaria de saber qual a hipotese de reclamar da questão 8, porque só é perguntado qual o valor da conta 51- capital no balancete.
A minha resposta foi " um saldo credor no valor de 500.000€".
Será que poderei ter fundamento na reclamação?

Nesta questão considero que não haverá possibilidade de recurso. O enunciado não pergunta qual o valor da conta 51.
Alex, lê seguido o enunciado e a resposta considerada como certa pela OTOC e verás que a resposta da OTOC é a que melhor completa o enunciado...

Luís

A resposta da OTOC também não é a mais correcta. O excesso de 20.000€ poderia originar dois tipos de lançamentos, mas como o candidato não pode adivinhar e tem de agir por certezas, a melhor resposta seria "500.000" (excepto se alguém conseguir provar que numa sociedade por quotas não exista prémios de emissão)

*

Offline almeida santos

  • ****
  • 323
  • 30
  • Sexo: Masculino
Re: Possível Recurso - Questão 8
« Responder #4 em: Novembro 06, 2014, 02:36:10 pm »
Boa Noite a todos

A minha classificação foi de 9,3. Também só precisso de mais 1 questão certa :), mas as minhas esperanças em reclamar começam a ficar curtas :).

Gostaria de saber qual a hipotese de reclamar da questão 8, porque só é perguntado qual o valor da conta 51- capital no balancete.
A minha resposta foi " um saldo credor no valor de 500.000€".
Será que poderei ter fundamento na reclamação?

Nesta questão considero que não haverá possibilidade de recurso. O enunciado não pergunta qual o valor da conta 51.
Alex, lê seguido o enunciado e a resposta considerada como certa pela OTOC e verás que a resposta da OTOC é a que melhor completa o enunciado...

Luís
é óbvio que enunciado pergunta o valor da conta 51. E é óbvio que tem toda a possibilidade de recurso
passo a transcrever:
"apos a operação de aumento de capital por entrada em espécie, no balancete da BP-Ski & Wake, Lda a conta 51- Capital deverá apresentar

*

Offline luisbastos

  • ***
  • 128
  • 2
  • Sexo: Masculino
Re: Possível Recurso - Questão 8
« Responder #5 em: Novembro 06, 2014, 03:15:50 pm »
Boa Noite a todos

A minha classificação foi de 9,3. Também só precisso de mais 1 questão certa :), mas as minhas esperanças em reclamar começam a ficar curtas :).

Gostaria de saber qual a hipotese de reclamar da questão 8, porque só é perguntado qual o valor da conta 51- capital no balancete.
A minha resposta foi " um saldo credor no valor de 500.000€".
Será que poderei ter fundamento na reclamação?

Nesta questão considero que não haverá possibilidade de recurso. O enunciado não pergunta qual o valor da conta 51.
Alex, lê seguido o enunciado e a resposta considerada como certa pela OTOC e verás que a resposta da OTOC é a que melhor completa o enunciado...

Luís
é óbvio que enunciado pergunta o valor da conta 51. E é óbvio que tem toda a possibilidade de recurso
passo a transcrever:
"apos a operação de aumento de capital por entrada em espécie, no balancete da BP-Ski & Wake, Lda a conta 51- Capital deverá apresentar

Para mim não me parece assim tão óbvio.
O que me foi pedido na resolução deste exame foi que escolhesse a melhor opção das que são apresentadas. Nesta questão e para mim, a melhor e mais completa recai na escolha da OTOC. Se no final do enunciado estivesse um ?, aí sim, deveria me cingir à conta 51.

Luís

*

Offline almeida santos

  • ****
  • 323
  • 30
  • Sexo: Masculino
Re: Possível Recurso - Questão 8
« Responder #6 em: Novembro 06, 2014, 03:23:09 pm »
Boa Noite a todos

A minha classificação foi de 9,3. Também só precisso de mais 1 questão certa :), mas as minhas esperanças em reclamar começam a ficar curtas :).

Gostaria de saber qual a hipotese de reclamar da questão 8, porque só é perguntado qual o valor da conta 51- capital no balancete.
A minha resposta foi " um saldo credor no valor de 500.000€".
Será que poderei ter fundamento na reclamação?

Nesta questão considero que não haverá possibilidade de recurso. O enunciado não pergunta qual o valor da conta 51.
Alex, lê seguido o enunciado e a resposta considerada como certa pela OTOC e verás que a resposta da OTOC é a que melhor completa o enunciado...

Luís
é óbvio que enunciado pergunta o valor da conta 51. E é óbvio que tem toda a possibilidade de recurso
passo a transcrever:
"apos a operação de aumento de capital por entrada em espécie, no balancete da BP-Ski & Wake, Lda a conta 51- Capital deverá apresentar

Para mim não me parece assim tão óbvio.
O que me foi pedido na resolução deste exame foi que escolhesse a melhor opção das que são apresentadas. Nesta questão e para mim, a melhor e mais completa recai na escolha da OTOC. Se no final do enunciado estivesse um ?, aí sim, deveria me cingir à conta 51.

Luís
A pergunta não é óbvia???...Se é pedido a melhor opção para a resposta,ainda mais razão deve ser dado, pois é única e exclusivamente perguntado o valor que deve estar na conta 51 e não o lançamento que deve ser feito...

*

Offline luisbastos

  • ***
  • 128
  • 2
  • Sexo: Masculino
Re: Possível Recurso - Questão 8
« Responder #7 em: Novembro 06, 2014, 04:04:21 pm »
Estou a gostar do debate  >:(
Colega almeidasantos, será que esteremos perante uma frase interrogativa?
Não estaremos perante uma declarativa, em que nos é apresentada uma primeira parte e teremos que escolher a melhor segunda e caso não exista optar por "nenhuma das anteriores"?

Aliás, das 50 questões apresentadas quantas é que verdadeirament e o são na sua estrutura?
Terá isto influência nas nossas escolhas?

Parece que si....

Cordialmente,
Luís

*

Offline almeida santos

  • ****
  • 323
  • 30
  • Sexo: Masculino
Re: Possível Recurso - Questão 8
« Responder #8 em: Novembro 06, 2014, 04:14:51 pm »
 Uma frase declarativa ou interrogativa, estamos sim perante uma questão de português e de intepretação, onde a meu ver a única opção correcta (ou a verdadeirament e correcta), mediante a declaração/interrogação por eles apresentada era, saldo credor 500.000 €..pois mais uma vez transcrevo afirmação/questão  "apos a operação de aumento de capital por entrada em espécie, no balancete da BP-Ski & Wake, Lda a conta 51- Capital deverá apresentar"

Forma declarativa: apos a operação de aumento de capital por entrada em espécie, no balancete da BP-Ski & Wake, Lda a conta 51- Capital deverá apresentar um saldo de credor de 500.000€

Forma interrogativa: apos a operação de aumento de capital por entrada em espécie, no balancete da BP-Ski & Wake, Lda a conta 51- Capital deverá apresentar um saldo de?... credor de 500.000€

Mas percebo o ponto de vista. No entanto, a meu ver existe toda a legitimidade na reclamação.

*

Offline luisbastos

  • ***
  • 128
  • 2
  • Sexo: Masculino
Re: Possível Recurso - Questão 8
« Responder #9 em: Novembro 06, 2014, 05:37:17 pm »
Colega, antes de mais peço desculpa pelo emoticon que postei, pois não estou nada zangado, pelo contrário. É o que dá responder pelo smartphone...

Em relação à questão, de facto estamos completamente divergentes, mas isso é salutar para o debate.
Se da facto esta questão for essencial para alguns colegas, que é, espero que a OTOC não esteja de acordo comigo  ;)

Luís

*

Offline almeida santos

  • ****
  • 323
  • 30
  • Sexo: Masculino
Re: Possível Recurso - Questão 8
« Responder #10 em: Novembro 06, 2014, 05:43:38 pm »
Colega, antes de mais peço desculpa pelo emoticon que postei, pois não estou nada zangado, pelo contrário. É o que dá responder pelo smartphone...

Em relação à questão, de facto estamos completamente divergentes, mas isso é salutar para o debate.
Se da facto esta questão for essencial para alguns colegas, que é, espero que a OTOC não esteja de acordo comigo  ;)

Luís
Ora nem mais! ;)...A questão é que a OTOC é useira e vezeira neste tipo de situações ...e na minha maneira de ver acho que não pode nem deve, rejeitar atribuir correctamente quem reclamar desta questão!

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Possível Recurso - Questão 8
« Responder #11 em: Novembro 08, 2014, 07:16:10 pm »
Boa tarde colegas,

Em anexo apresento uma análise para a questão 8.

Passo a citar a análise também, para que possam estabelecer/debatendo os vossos pontos de vista nesta questão, melhorando as argumentações que os colegas pretendem apresentar na revisão da prova.

QUESTÃO Nº08– Contestação da resposta dada como correta pela Ordem.

08.1-A Questão

Elementos anteriores:


Constituíram em janeiro de 2014, uma sociedade por quotas, a BP-Ski & Wade, Lda., enquadrado no regime normal de IVA e IRC.
Constituiu-se com um capital social no valor de 100.000€, a realizar integralmente em dinheiro e dividido em duas quotas de igual montante. No momento da constituição da sociedade, os sócios realizaram metade do capital subscrito, devendo os remanescentes 50% vir a ser realizados no prazo de 180 dias.

Um mês após a constituição da sociedade, em fevereiro de 2014, e para nela incorporarem os terrenos que foram destacados das suas quintas, os sócios contrataram um perito avaliador imobiliário, o qual atribui ao terreno de Bernardo (que tem o lago) o valor de €220.000 e ao terreno de Pedro o valor de €200.000. Estes valores mereceram a concordância dos sócios da BP-Ski & Wake, Lda.

Em poder da referida avaliação, os sócios contactaram, ainda em fevereiro, um revisor oficial de contas (ROC) para proceder ao reforço do capital social da BP-Ski & Wake, Lda., agora na modalidade de entradas em espécie, cujo relatório elaborado nos termos do artigo 28º do CSC confirmou a avaliação do perito. A intenção dos sócios era que o capital fosse aumentado dos atuais €100.000 para €500.000, mantendo cada sócio uma participação de 50 por cento no capital.

Ao analisar a informação, o TOC da BP-Ski & Wade, Lda., concluiu que não era possível aumentar imediatamente o capital social nas condições pretendidas pelos sócios. O TOC terá baseado a sua opinião no facto de: Não ter sido ainda realizado o capital subscrito.


Elementos: Conhecedores do motivo que justificou a informação prestada pelo TOC, Bernardo e Pedro tomaram então a única decisão que lhes permitiu efetuar o desejado aumento de capital, nas condições anteriormente referidas.

Questão: Após a operação de aumento do capital por entradas em espécie, no balancete da BP-Ski & Wake, Lda., a conta 51-Capital deverá apresentar:

a) Um saldo credor no valor de 500.000€
b) Um saldo credor no valor de €520.000
c) Um saldo credor no valor de €500.000 e a conta 54- Prémios de emissão um saldo credor de €20.000
d) Um saldo credor no valor de 500.000€ e a conta 26- Sócios um saldo credor de €20.000.


08.2-A resposta indicada como correta pela ordem foi a correspondente à alínea d) Um saldo credor no valor de 500.000€ e a conta 26- Sócios um saldo credor de €20.000.

08.3-Contestação

A pergunta colocada ao candidato é a seguinte: Após a operação de aumento do capital por entradas em espécie no balancete a conta 51-Capital deverá apresentar?

O próprio texto reforça que é após a operação de aumento do capital por entradas em espécie, e que é a conta 51-Capital no balancete.

E não qual o lançamento contabilístico desta operação.

E mesmo que a OTOC pretende-se que o candidato indicasse em que conta no balancete teria ficado o remanescente desta operação, cujo valor é de 20.000€, mesmo assim não existe informação no texto que permitisse candidato decidir que a conta 26-Sócios seria a conta mais apropriada para o remanescente desta operação.

Pois sendo o justo valor dos ativos entregues superior ao valor de realização das quotas, pelo qual se procedeu o aumento de capital para o caso apresentado. A diferença pode ser considerada como suprimento e contabilizada na conta 253x-Financiamentos Obtidos-Participantes de Capital-Suprimentos. Ou seja se a realização exceder o valor da subscrição, o excesso pode ser considerado um empréstimo do sócio à sociedade (suprimento).

«1- Considera-se contrato de suprimento o contrato pelo qual o sócio empresta à sociedade dinheiro ou outra coisa fungível, ficando aquela obrigada a restituir outro tanto do mesmo género e qualidade, ou pelo qual o sócio convenciona com a sociedade o diferimento do vencimento de créditos seus sobre ela, desde que, em qualquer dos casos, o crédito fique tendo carácter de permanência.» Conforme estipulado no artigo 243º (Contrato de Suprimento) CSC e artigo 245º (Regime do Contrato de Suprimento) CSC.

Mas também poderia ser reconhecido numa conta de capital próprio, tal como a conta 54- Prémios de emissão um saldo credor de €20.000.

O candidato não tem informação para determinar qual foi o tratamento contabilístico que foi atribuído ao diferencial de 20.000€ correspondente ao valor do ativo entregue superior ao valor de realização das quotas.


A minha opção foi a alínea a) Um saldo credor no valor de 500.000€

Segundo BORGES, António e RODRIGUES, Azevedo e RODRIGUES Rogério (2003) Elementos de Contabilidade Geral, 21ª Edição, Áreas Editora, página 84.

«O balancete é um quadro recapitulativo de todas as contas do razão, onde consta a soma do débito e do crédito de cada conta e os respetivos saldos (devedores ou credores). (…) o balancete é um balanço pequeno, um balanço resumido e provisório.

Apresentando o saldo de todas as contas, o balancete permite-nos fazer uma ideia, embora aproximada, da situação da empresa.»

Se a questão colocada é: Após a operação de aumento do capital por entradas em espécie no balancete a conta 51-Capital deverá apresentar?

Desconhecendo qual foi o tratamento contabilístico que foi atribuído ao diferencial de 20.000€ correspondente ao valor do ativo entregue que é superior ao valor de realização das quotas.

Após a operação de aumento do capital por entradas em espécie no balancete a conta 51-Capital deverá apresentar Um saldo credor no valor de 500.000€.

08.4-Análise conclusiva da melhor opção de resposta:

Assim sendo, de acordo com a informação do texto, não existe elementos que possa concluir que Após a operação de aumento do capital por entradas em espécie no balancete a conta 51-Capital deverá apresentar: Um saldo credor no valor de 500.000€ e a conta 26- Sócios um saldo credor de €20.000.

Sendo de todas as respostas possíveis a que considerei a mais adequada e correta Após a operação de aumento do capital por entradas em espécie no balancete a conta 51-Capital deverá apresentar:  alínea a) Um saldo credor no valor de 500.000€

Solicito a V/Exa, que seja aceite as observações, em relação a esta questão, e reclassificada a questão nº8 como correta.


Bibliografia:
» BORGES, António e RODRIGUES, Azevedo e RODRIGUES Rogério (2003) Elementos de Contabilidade Geral, 21ª Edição, Áreas Editora.
» Código das Sociedades Comerciais (CSC).



 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
3 Respostas
3431 Visualizações
Última mensagem Março 17, 2012, 07:50:03 pm
por AndreiaM
7 Respostas
3419 Visualizações
Última mensagem Julho 16, 2012, 10:46:27 pm
por c0004162
1 Respostas
2812 Visualizações
Última mensagem Julho 21, 2012, 04:03:41 pm
por mansotania
27 Respostas
6547 Visualizações
Última mensagem Março 23, 2013, 11:14:05 am
por Fátima Mendes
17 Respostas
6194 Visualizações
Última mensagem Novembro 14, 2012, 08:23:17 pm
por Liquinhas

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4
5 6 [7] 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.