collapse

Pesquisa

COPE

• 41 Respostas
  • 21556 Visualizações
*

Offline Saraimc

• 3135
  • 23
Re: COPE
« Responder #15 em: Novembro 12, 2014, 02:47:29 pm »
CentralGest Cloud - Software de Gestão Online
Posso tentar ajudar... Qual a dúvida debsousa?

*

Offline debsousa

• 4945
  • 118
  • "A Vida é para ser Vivida.... Desfrute!"
« Responder #16 em: Novembro 12, 2014, 02:52:53 pm »
Obrigada.
Ainda bem que posso ignorar o ano de 2013...
Não tem pressa, porque também já está fora de prazo. Quando puder...

Peço desculpa, enganei-me só 2014...
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline debsousa

• 4945
  • 118
« Responder #17 em: Novembro 12, 2014, 02:55:15 pm »
Colega Sara,
Obrigada pela disponibilidad e.
Transcrevo aqui as minhas dúvidas iniciais. No entanto, em frente a negrito, vou colocar o que acho ser o correto:

Bom dia colegas,

Ao preencher o cope pela 1ª vez, tenho uma dúvida.
No campo para preencher o país da entidade do ativo financeiro, colocam o país da empresa cliente que nos pagou uma fatura? - Portugal
O NPC do interveniente é o NIPC da empresa cliente?
O que colocam na parte final em que diz "contraparte"? É o nome da empresa cliente? - É 0 para cliente singular e 999999999 para cliente empresa.
Nas observações colocam alguma coisa??

Peço desculpa pelo rol de dívidas e obrigada a quem puder ajudar...
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline debsousa

• 4945
  • 118
« Responder #18 em: Novembro 12, 2014, 02:56:06 pm »
Colega Sara, coloco aqui uma outra questão....
Obrigada....
Já agora, se alguém souber, além das entradas e saidas de dinheiro (pagamentos e recebimentos) que aparecem nas COL, tenho de criar copes com mais alguma coisa?
Pergunto isto, porque não vejo onde colocar o saldo da entidade, isso não é necessário??
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline Saraimc

• 3135
  • 23
« Responder #19 em: Novembro 12, 2014, 03:03:44 pm »
Boa tarde Débora,

Preencho todos os meses o COPE.
No início liguei para lá para esclarecer algumas dúvidas também.
Ora bem, aqui vai.
o COPE é a comunicação de operações e operações com o exterior.
Únicas coisas que preencho:
Data da operação, tipo de valor, classificação estatistica, tipo de conta, divisa, montante, país da entidade de contraparte. e em alguns casos data de vencimento.
Não preencho "pais da entidade do ativo financeiro".
Quando esclareci por telefone as minhas dúvidas disseram-me que bastava isto e até agora não tive qualquer problema.
Eu não uso as COL. Crio uma nova COPE. Mas pode o fazer. Apenas não uso porque já vi situações em que o banco comunicou mal. Por opção, crio nova.
Quando se refere a saldo da entidade não é de recebimentos ou pagamentos. São coisas distintas.
Usa o saldo da conta corrente quando comunica a "posição final do mês do cliente/fornecedor". (Era a isto que se referia?)

Obrigada....
Já agora, se alguém souber, além das entradas e saidas de dinheiro (pagamentos e recebimentos) que aparecem nas COL, tenho de criar copes com mais alguma coisa?
Pergunto isto, porque não vejo onde colocar o saldo da entidade, isso não é necessário??
[/quote]

*

Offline debsousa

• 4945
  • 118
« Responder #20 em: Novembro 12, 2014, 03:17:51 pm »

Quando se refere a saldo da entidade não é de recebimentos ou pagamentos. São coisas distintas.
Usa o saldo da conta corrente quando comunica a "posição final do mês do cliente/fornecedor". (Era a isto que se referia?)

Onde é que preencho essa informação de posição final? não vejo esse campo....
Muito obrigada por toda a ajuda...
Eu vou usar as COL porque é um hotel e apesar dos clientes serem estrangeiros alguns têm representantes portugueses e os pagamentos são entre bancos portugueses. Está certo o meu raciocinio de só declarar os que provêm de contas estrangeiras?

Obrigada....
[/quote]
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline Saraimc

• 3135
  • 23
« Responder #21 em: Novembro 12, 2014, 03:25:14 pm »
A posição final é sempre ao último dia do mês e vê o saldo do extrato de cliente/fornecedor e vai usar esse valor.
Neste caso, o tipo de valor é "P - posições em fim de periodo", montante é o saldo no final do mês. Só de relações com o exterior.

Onde é que preencho essa informação de posição final? não vejo esse campo....
Muito obrigada por toda a ajuda...
Eu vou usar as COL porque é um hotel e apesar dos clientes serem estrangeiros alguns têm representantes portugueses e os pagamentos são entre bancos portugueses. Está certo o meu raciocinio de só declarar os que provêm de contas estrangeiras?

Obrigada....
[/quote]

*

Offline Saraimc

• 3135
  • 23
« Responder #22 em: Novembro 12, 2014, 03:29:13 pm »
Os pagamentos e recebimentos pode usar as COL.

*

Offline nunomv

• 991
  • 30
« Responder #23 em: Novembro 12, 2014, 03:38:58 pm »
Veja se estes exemplos ajudam...  ;)
Cumprimentos,
Nunomvs

*

Offline Rosinda Cristina

• 1580
  • 106
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
« Responder #24 em: Novembro 12, 2014, 03:40:28 pm »
Além de toda a ajuda preciosa que os colegas têm dado para o reporte da "Comunicação de operações e posições com o exterior", acrescento um mapa simples que me tem sido útil para controlar a informação que pretendo enviar.

E possivelmente  vou repetir-me mais abaixo em relação a algumas dicas que já foram mencionadas pelos colegas.

Clicar na COL que se pretende Utilizar (disponíveis já no site do Banco de Portugal).
Informação disponibilizad a pelo Banco de Portugal, só temos de utilizar a COL e colocar a classificação Estatística Exemplo mais comum A1010. A data é a que consta recebimento ou pagamento é só confirmar com o que lá está. Ok.
Só utilizamos as que considerarmos que correspondem à informação que temos de prestar ou seja de operações com o exterior. (As que não se enquadrarem não utilizamos).

Clicar em criar COPE para dar informação dos saldos das contas clientes/ fornecedores que não são Portugueses e que se encontram por receber ou pagar á data.
Informação INTRODUZIDA por nós através de criar COPE, ou seja o que está no saldo para aquele mês de referência na contabilidade, como posição e com a data do final do mês exemplo: 30/09/2014 Se for recebimento N1011 se for pagamento N2011. Ok.
Só damos informação das operações de posições com o exterior.

Cumprimentos,
Rosinda Bento.

*

Offline debsousa

• 4945
  • 118
« Responder #25 em: Novembro 12, 2014, 04:28:08 pm »
Nem sei como vos agradecer!  :-[ :-[
Se vos conhecesse pessoalmente pagava o cafézito
  :-* :-*

Hoje já não consigo tentar fazer a estatística, mas tenho quase a certeza que com estas explicações, exemplos e ficheiros vou conseguir!

Todos concordam que não vale a pena fazer o ano de 2013, envio só de Janeiro/2014 para a frente? Tenho receio de multas....
Cumprimentos,
Débora Sousa

*

Offline nunomv

• 991
  • 30
« Responder #26 em: Novembro 12, 2014, 04:34:24 pm »
Se não foi notificada para o fazer, não faça...
Eles querem mesmo é a partir de 2014, é a informação que me deram por telefone...

Hoje já não consigo tentar fazer a estatística, mas tenho quase a certeza que com estas explicações, exemplos e ficheiros vou conseguir!

Todos concordam que não vale a pena fazer o ano de 2013, envio só de Janeiro/2014 para a frente? Tenho receio de multas....
Cumprimentos,
Nunomvs

*

Offline Rosinda Cristina

• 1580
  • 106
« Responder #27 em: Novembro 12, 2014, 04:46:03 pm »
Se não foi notificada para o fazer, não faça...
Eles querem mesmo é a partir de 2014, é a informação que me deram por telefone...

Eu se fosse meu o cliente, telefonava- tel: 213 130 450 para o Banco de Portugal e exponha a situação.
Embora ao colega Nuno tenham informado que querem a informação a partir de 2014.
Nestas situações é sempre preferível, ficar registado através de um contacto, nem que seja por telefone.

*

Offline nunomv

• 991
  • 30
« Responder #28 em: Novembro 12, 2014, 04:47:19 pm »
Colega Débora já reparou na quantidade de "pessoas inportantes" estiveram neste tópico!!! Repare só nas "medalhas"... Estou muito contente com este forum a entreajuda é algo extraordinário aqui...
Será que se fosse eu tambem fariam o mesmo??? lol kkkkkk  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Obs: Esvazie a caixa de mensagens, ninguem consegue enviar mensgens...  ;) ;D ;D ;D ;D
Cumprimentos,
Nunomvs

*

Offline Rosinda Cristina

• 1580
  • 106
« Responder #29 em: Novembro 12, 2014, 04:51:33 pm »
Colega Débora já reparou na quantidade de "pessoas inportantes" estiveram neste tópico!!! Repare só nas "medalhas"... Estou muito contente com este forum a entreajuda é algo extraordinário aqui...
Será que se fosse eu tambem fariam o mesmo??? lol kkkkkk  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Obs: Esvazie a caixa de mensagens, ninguem consegue enviar mensgens...  ;) ;D ;D ;D ;D

Colega Nuno, acredite que se fosse o colega também estariam aqui muitos membros a cooperar com as suas dúvidas, o que acontece por vezes na minha opinião, é o tempo disponível e o assunto existir conhecimento suficiente para ajudar  :D

As suas ajudas e partilhas para com os colegas também têm sido muito valiosas, quando as leio também aprendo muito com elas  ;D ;D ;D