Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

COPE

41 Respostas    26.034 Visualizações

Iniciado por debsousa, Novembro 12, 2014, 11:02:23 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Saraimc

Posso tentar ajudar... Qual a dúvida debsousa?

debsousa

Obrigada.
Ainda bem que posso ignorar o ano de 2013...
Não tem pressa, porque também já está fora de prazo. Quando puder...

Citação de: nunomv em Novembro 12, 2014, 02:46:36 PM
Peço desculpa, enganei-me só 2014...
Cumprimentos,
Débora Sousa

debsousa

Colega Sara,
Obrigada pela disponibilidade.
Transcrevo aqui as minhas dúvidas iniciais. No entanto, em frente a negrito, vou colocar o que acho ser o correto:

Citação de: debsousa em Novembro 12, 2014, 11:02:23 AM
Bom dia colegas,

Ao preencher o cope pela 1ª vez, tenho uma dúvida.
No campo para preencher o país da entidade do ativo financeiro, colocam o país da empresa cliente que nos pagou uma fatura? - Portugal
O NPC do interveniente é o NIPC da empresa cliente?
O que colocam na parte final em que diz "contraparte"? É o nome da empresa cliente? - É 0 para cliente singular e 999999999 para cliente empresa.
Nas observações colocam alguma coisa??

Peço desculpa pelo rol de dívidas e obrigada a quem puder ajudar...
Cumprimentos,
Débora Sousa

debsousa

Colega Sara, coloco aqui uma outra questão....
Citação de: debsousa em Novembro 12, 2014, 12:28:36 PM
Obrigada....
Já agora, se alguém souber, além das entradas e saidas de dinheiro (pagamentos e recebimentos) que aparecem nas COL, tenho de criar copes com mais alguma coisa?
Pergunto isto, porque não vejo onde colocar o saldo da entidade, isso não é necessário??
Cumprimentos,
Débora Sousa

Saraimc

Boa tarde Débora,

Preencho todos os meses o COPE.
No início liguei para lá para esclarecer algumas dúvidas também.
Ora bem, aqui vai.
o COPE é a comunicação de operações e operações com o exterior.
Únicas coisas que preencho:
Data da operação, tipo de valor, classificação estatistica, tipo de conta, divisa, montante, país da entidade de contraparte. e em alguns casos data de vencimento.
Não preencho "pais da entidade do ativo financeiro".
Quando esclareci por telefone as minhas dúvidas disseram-me que bastava isto e até agora não tive qualquer problema.
Eu não uso as COL. Crio uma nova COPE. Mas pode o fazer. Apenas não uso porque já vi situações em que o banco comunicou mal. Por opção, crio nova.
Quando se refere a saldo da entidade não é de recebimentos ou pagamentos. São coisas distintas.
Usa o saldo da conta corrente quando comunica a "posição final do mês do cliente/fornecedor". (Era a isto que se referia?)

Obrigada....
Já agora, se alguém souber, além das entradas e saidas de dinheiro (pagamentos e recebimentos) que aparecem nas COL, tenho de criar copes com mais alguma coisa?
Pergunto isto, porque não vejo onde colocar o saldo da entidade, isso não é necessário??
[/quote]

debsousa

Citação de: Saraimc em Novembro 12, 2014, 03:03:44 PM

Quando se refere a saldo da entidade não é de recebimentos ou pagamentos. São coisas distintas.
Usa o saldo da conta corrente quando comunica a "posição final do mês do cliente/fornecedor". (Era a isto que se referia?)

Onde é que preencho essa informação de posição final? não vejo esse campo....
Muito obrigada por toda a ajuda...
Eu vou usar as COL porque é um hotel e apesar dos clientes serem estrangeiros alguns têm representantes portugueses e os pagamentos são entre bancos portugueses. Está certo o meu raciocinio de só declarar os que provêm de contas estrangeiras?

Obrigada....
[/quote]
Cumprimentos,
Débora Sousa

Saraimc

A posição final é sempre ao último dia do mês e vê o saldo do extrato de cliente/fornecedor e vai usar esse valor.
Neste caso, o tipo de valor é "P - posições em fim de periodo", montante é o saldo no final do mês. Só de relações com o exterior.

Citação de: debsousa em Novembro 12, 2014, 03:17:51 PM
Citação de: Saraimc em Novembro 12, 2014, 03:03:44 PM

Onde é que preencho essa informação de posição final? não vejo esse campo....
Muito obrigada por toda a ajuda...
Eu vou usar as COL porque é um hotel e apesar dos clientes serem estrangeiros alguns têm representantes portugueses e os pagamentos são entre bancos portugueses. Está certo o meu raciocinio de só declarar os que provêm de contas estrangeiras?

Obrigada....
[/quote]

Saraimc

Os pagamentos e recebimentos pode usar as COL.

nunomv

Veja se estes exemplos ajudam...  ;)
Cumprimentos,
Nunomvs

Rosinda Cristina

Além de toda a ajuda preciosa que os colegas têm dado para o reporte da "Comunicação de operações e posições com o exterior", acrescento um mapa simples que me tem sido útil para controlar a informação que pretendo enviar.

E possivelmente  vou repetir-me mais abaixo em relação a algumas dicas que já foram mencionadas pelos colegas.

Clicar na COL que se pretende Utilizar (disponíveis já no site do Banco de Portugal).
Informação disponibilizada pelo Banco de Portugal, só temos de utilizar a COL e colocar a classificação Estatística Exemplo mais comum A1010. A data é a que consta recebimento ou pagamento é só confirmar com o que lá está. Ok.
Só utilizamos as que considerarmos que correspondem à informação que temos de prestar ou seja de operações com o exterior. (As que não se enquadrarem não utilizamos).

Clicar em criar COPE para dar informação dos saldos das contas clientes/ fornecedores que não são Portugueses e que se encontram por receber ou pagar á data.
Informação INTRODUZIDA por nós através de criar COPE, ou seja o que está no saldo para aquele mês de referência na contabilidade, como posição e com a data do final do mês exemplo: 30/09/2014 Se for recebimento N1011 se for pagamento N2011. Ok.
Só damos informação das operações de posições com o exterior.

Cumprimentos,
Rosinda Bento.

debsousa

Nem sei como vos agradecer!  :-[ :-[
Se vos conhecesse pessoalmente pagava o cafézito
  :-* :-*

Hoje já não consigo tentar fazer a estatística, mas tenho quase a certeza que com estas explicações, exemplos e ficheiros vou conseguir!

Todos concordam que não vale a pena fazer o ano de 2013, envio só de Janeiro/2014 para a frente? Tenho receio de multas....
Cumprimentos,
Débora Sousa

nunomv

Se não foi notificada para o fazer, não faça...
Eles querem mesmo é a partir de 2014, é a informação que me deram por telefone...
Citação de: debsousa em Novembro 12, 2014, 04:28:08 PM

Hoje já não consigo tentar fazer a estatística, mas tenho quase a certeza que com estas explicações, exemplos e ficheiros vou conseguir!

Todos concordam que não vale a pena fazer o ano de 2013, envio só de Janeiro/2014 para a frente? Tenho receio de multas....
Cumprimentos,
Nunomvs

Rosinda Cristina

Citação de: nunomv em Novembro 12, 2014, 04:34:24 PM
Se não foi notificada para o fazer, não faça...
Eles querem mesmo é a partir de 2014, é a informação que me deram por telefone...
Citação de: debsousa em Novembro 12, 2014, 04:28:08 PM

Eu se fosse meu o cliente, telefonava- tel: 213 130 450 para o Banco de Portugal e exponha a situação.
Embora ao colega Nuno tenham informado que querem a informação a partir de 2014.
Nestas situações é sempre preferível, ficar registado através de um contacto, nem que seja por telefone.

nunomv

Colega Débora já reparou na quantidade de "pessoas inportantes" estiveram neste tópico!!! Repare só nas "medalhas"... Estou muito contente com este forum a entreajuda é algo extraordinário aqui...
Será que se fosse eu tambem fariam o mesmo??? lol kkkkkk  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Obs: Esvazie a caixa de mensagens, ninguem consegue enviar mensgens...  ;) ;D ;D ;D ;D
Cumprimentos,
Nunomvs

Rosinda Cristina

Citação de: nunomv em Novembro 12, 2014, 04:47:19 PM
Colega Débora já reparou na quantidade de "pessoas inportantes" estiveram neste tópico!!! Repare só nas "medalhas"... Estou muito contente com este forum a entreajuda é algo extraordinário aqui...
Será que se fosse eu tambem fariam o mesmo??? lol kkkkkk  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Obs: Esvazie a caixa de mensagens, ninguem consegue enviar mensgens...  ;) ;D ;D ;D ;D

Colega Nuno, acredite que se fosse o colega também estariam aqui muitos membros a cooperar com as suas dúvidas, o que acontece por vezes na minha opinião, é o tempo disponível e o assunto existir conhecimento suficiente para ajudar  :D

As suas ajudas e partilhas para com os colegas também têm sido muito valiosas, quando as leio também aprendo muito com elas  ;D ;D ;D