Análises e Propostas Prévias do Exame de 2015/01/31 - "Dantedy"

94 Respostas    55.014 Visualizações

Iniciado por Dantedy, Fevereiro 06, 2015, 06:39:21 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Dantedy

Boa tarde a todos.

Espero que vos tenha corrido bem o exame. O exame pareceu-me acessível, mas como sempre, com algumas "armadilhas" nas palavras. Trago tudo no mesmo formato e o mais profissional possível, mas não fiz verificações como eu queria, pelo que se notarem algo fora do comum ou não concordem com alguma questão, deixem a vossa justificação, assim que sair os resultados, como é habitual, outro tópico será criado e rectificações necessárias serão feitas para o ficheiro final.

Como disse anteriormente, a minha reforma está p/ breve ;D (relativamente a trazer resoluções), razão pela qual considerei que as analises anteriores seriam a minha última ou penúltima. Gostei da iniciativa dos dois membros que elaboraram as suas resoluções e espero que assim continuem, pois os mesmos membros habituais infelizmente nem sempre poderão estar cá e outros terão de seguir em frente mais tarde ou cedo. E eu, se infelizmente não consigo trabalho na área (dá p/ notar o meu gosto pela área ao fazer isto), perco a motivação p/ as matérias contabilísticas e fiscais e sigo em frente:(.

Esperem sempre pelo resultado oficial, pois eu não faço parte do Júri e não criei as questões, pelo que isto é o máximo que posso fazer dentro do meu entendimento e tempo disponível, para trazer-nos analises, cálculos e justificações. Nunca desistam de fazer um exame da OTOC, por mais difícil que pareça, é acessível para todos e por isso é que é apenas necessário ter apenas 9,5, fazendo com que seja necessário criar perguntas mais difíceis p/ não facilitar em demasia. E se chegaram até ao exame, é porque têm plena capacidade para passar, só precisarem de descobrir a vossa "chave".

Boa sorte e TODOS!!!!!!!

Aqueles que deixarem os seus agradecimentos, sabem que os aprecio ;)

GentilGP

legiao13869

marisapires

icastro

neliabaptista

anajoana

Muito Obrigado, se a OTOC considerar resposta diferente na nº 1 e na nº 35, como aliás deixa em duvida passo, senão morro na praia.... estava tão esperançosa, estudei tanto e acho que até não era difícil.... a ver vamos esperançosamente!!!!
AnaJoana

Maria Armanda Carnide

isca6078

Muito obrigada Dantedy, pelo esforço, dedicação e tempo dispensado.
Aguardo os resultados da Ordem, agora muito mais tranquila e esperançosa...
Fantástico trabalho!!

Cumprimentos,

PHM

carina008

Muito Obrigada pela partilha, dedicação e transmissão de conhecimentos.
Todas as suas propostas de resolução de exames anteriores foram uma excelente ferramenta de estudo.

Cumprimentos,

Carina A.

ubaldo

Boa noite,

Muito muito OBRIGADA! Dedicação sem limites, um grande Bem Haja....

Eduarda

ruicardoso

Antes de mais muito obrigado pela disponibilidade Dantedy.

Aproveito para contrapor pelo menos 2 questões.
Primeiro a questão 17.
Mencionas e bem que o preço de venda não pode ser inferior ao CV, no entanto na fórmula diminuis os 600 que é o custo do aluguer, mas também deverias ter em conta e somar os 1200 do apoio (subsídio) da Tint. Assim, para que o resultado dê 0, o PV terá de ser inferior ao CV. Que dará 5 euros.

Pelo menos eu penso que seja assim.

Depois é a questão 28.

Já vi a questão que mencionou, referente ao exame de 2006... Eu não sei se houve grandes alterações ao CIVA, mas também creio que não.
No entanto, o artigo 21, nº2, alínea c, do civa, refere
"2 - Não se verifica, contudo, a exclusão do direito à dedução nos seguintes casos:
c) Despesas mencionadas nas alíneas a) a d) do número anterior, quando efetuadas por um sujeito passivo do imposto agindo em nome próprio mas por conta de um terceiro, desde que a este sejam debitadas com vista a obter o respetivo reembolso;",
Pelo que, independentemente de ser gasóleo, gasolina ou gás (daqui a uns anos eventualmente água :) ), se for cumprido o que está nesta alínea, pode ser deduzido na totalidade. No enunciado não menciona o modo de como a viatura é usada ou a prestação de serviços que ele faz.

Depois há uma ou outra que é um pouco mais discutível, mas vamos aguardar o que a OTOC tem a dizer.

Caso eu não esteja correto no meu ponto de vista, aceito também uma elucidação da sua parte.

Cumprimentos,
Rui Cardoso

Patrícia Pinto