Notícias:

Siga-nos nas redes sociais, contabilistas.net!

AVISO AO SUBMETER DEC. PERIODICA IVA

8 Respostas    7.713 Visualizações

Iniciado por tiagocosta85, Maio 11, 2015, 07:39:09 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

tiagocosta85

Ola a todos,

Gostava de pedir a vossa opinião para a seguinte situação:
Ao tentar submeter a declaraçao periodica apareceu o seguinte aviso:

"Valor de iva liquidado declarado, inferior ao valor das faturas emitidas pela entidade." Pretende continuar?"

Fui confirmar, e o valor que tenho na declaraçao é exatamente igual ao que está no e-fatura. Falei com o cliente se tinha emitido alguma fatura manual ou assim, e disse-me que não. Não percebo o porquê deste aviso...

Alguem tem alguma ideia?

Obrigado

fmiranda

Boa noite,

Penso que essa situação pode dever-se ao facto de algum cliente da sociedade ter registado facturas, eventualmente, de períodos anteriores e existir poroso discrepância entre os dados disponíveis na AT e os que agora está a submeter.

Essa mensagem não será relativa ao imposto que está deduzir? Não registou facturas de outros períodos? Faz mais sentido que assim seja.

Cumprimentos,

FM

tiagocosta85

Foi tudo precisamente normal. A mensagem era clara, referia-se ao Iva Liquidado e a faturas emitidas.
Relativamente a algum cliente ter registado uma fatura, nao sei se será isso, mas se for temos tudo direitinho.

Hélio Silva

Penso que não há motivo para preocupação.

Pelo que entendi as facturas no SAFT são introduzidas manualmente, certo?

E com certeza foram introduzidas alguma(s) factura(s) recentemente, e que o sistema informático das finanças não actualizou ou submeteu esses valores, pois demora dias para a  serem Integrado com sucesso...

Cump.

Hélio Silva

tiagocosta85

As faturas são emitidas por um software certificado. A data, segundo o efatura, todas as faturas de 01-012015 a 31-03-2015 estão integradas. Os valores são precisamente os mesmos que se encontram na contabilidade, e na declaração do IVA, daí a minha estranheza pelo aviso.

Cristiana L

Bom dia colegas,

Ontem também enviei dec. de IVA e em certas empresas dava o mesmo erro... Tal como o colega eu verifiquei todos os valores das faturas e estava correto, pelo que entrei em contacto com a AT e foi-me dito que o sistema é que está a gerar o aviso. Não há motivos para alarme, podemos submeter normalmente porque o erro deverá ser corrigido estes dias.

Em principio os erros aparecem quando se preenche o Q6-A.
Cumprimentos,
Cristiana Lopes

jfurriel

Bom dia,
Aconteceu-me a mesma situação e os valores estão coincidentes...
Já agora Cristiana L, disseram o porquê deste aviso? é que se as faturas já aparecem como registadas não tem grande lógica...

Cristiana L

Citação de: jfurriel em Maio 12, 2015, 11:35:37 AM
Bom dia,
Aconteceu-me a mesma situação e os valores estão coincidentes...
Já agora Cristiana L, disseram o porquê deste aviso? é que se as faturas já aparecem como registadas não tem grande lógica...

Não me souberam explicar o porquê do erro, justificaram apenas que quem preenchesse o Q6-A que automaticamente tinha o aviso.

Eu preenchi o campo 98 porque o cliente adquiriu uma prestação de serviços a um país terceiro e esse valor não tem a ver com o declarado no e fatura. Poderia ser este o meu motivo de erro mas não é porque já no outro trimestre enviei uma declaração semelhante e foi bem submetida.

A informática tem destas coisas  ;D ;D
Cumprimentos,
Cristiana Lopes

Rosinda Cristina

Partilho sobre este tema que caso verifiquem na submissão do IVA, o aviso "Valor de iva liquidado declarado, inferior ao valor das faturas emitidas pela entidade." Pretende continuar?" que o colega Tiago partilhou, voltem a entrar no site do E-fatura e verifiquem sempre se está correto o e-fatura com a vossa contabilidade.

Porque já me surgiu duas situações distintas:
-Uma em que o IVA está de acordo com o E-fatura e a contabilidade;
- E outra em que consegui detectar que o cliente não tinha entregado para contabilizar uma Fatura. Visto ter outra atividade em que emite faturas de outra forma, e que são também integradas no E-fatura mas por lapso não nos tinha dado conhecimento.

Tal como a colega Cristina L referiu sobre o Q6-A.
Um dos alertas que me surgiu e que estava correto  foi um caso em que preenchi o Q6-A.
Mas o outro caso que fiz referência e que tinha erro não preenchi o Q6-A.