Notícias:

Siga-nos nas redes sociais, contabilistas.net!

PREPARAÇÃO psicológica PARA O EXAME OTOC

Iniciado por psicologo, Junho 16, 2011, 11:59:43 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

psicologo

Tempo estimado de leitura: 7 min.

Caros candidatos, estamos a chegar a mais um sábado que vai exigir muito de todos aqueles que se propuseram a inscrever na OTOC. Este tópico foi criado para que todos consigam desempenhar da melhor forma possível o exame de "acesso" e atingir objectivo (Traçado). Irei fazer varias exposições, abordagens e estratégias para vós encaminhar ao SUCESSO.

PALAVRAS CHAVE: MOTIVAÇÃO, ANSIEDADE, STRESS, ABSTRACÇÃO, MÉTODO, DESCANSO, ALIMENTAÇÃO,DILEMA, CONCENTRAÇÃO, BLOQUEIO, PRESSÃO, AMBIÇÃO, SUCESSO, APROVADO

1ª PARTE

MÉTODO DE ESTUDO/ PREPARAÇÃO

A poucos dias do exame, já é de conhecimento de todos os objectivos para o exame, contudo sugiro que façam uma autocrítica as vossas potencialidades.

1. qual a área de melhor domínio, qual a área de mais dificuldade.
     *tentar transformar o conhecimento adquirido num baralho de cartas ; " eu sou um "Às" Fiscalidade , "Rei" a Analítica  ; o meu "trunfo" é Ética.

2. definir e estratégia a utilizar (importante)
  ... Se não souber questões de Analítica arrisco em fazer ?
... Se não souber questões de Financeira arrisco em fazer ?
... Se não souber questões de Ética arrisco em fazer ?
... Se não souber questões de Fiscalidade arrisco em fazer ?

sugestão: como é a descontar, é um DILEMA, portanto deixo vos um critério ( quem gostar de fazer Skate, ou Pára-quedismo: ARRISQUE) os que não se inserem neste grupo rebelde : "PONDERE" , e siga uma estratégia ...

se a questão for na sua área de domínio arrisque, se não for DEIXE POR RESPONDER. convém entrar para o exame e saber como é que pretende executar o plano.

Ex: eu vou arriscar o suficiente, eu vou arriscar sempre , ou , eu vou só fazer o que tenho a certeza.

PENSEM NISSO...

Nestes últimos dias não se deixem desconcentrar Pela:
Ansiedade, insónias, nervos, falta de apetite, falta de atenção, irritação.

Terapia = combater a insónia (PQ?) o sono e o descanso são os pilares do processamento da aprendizagem, e concentração e energia Bio (como?) não alterem demasiado a rotina diária, tentem fazer actividades de descompressão , ir as compras ( estimula o cérebro) fazer actividades desportivas, ir ao cinema. Uma actividade alem do estudo pode aliviar a tensão!!! 
Manter a alimentação regulada, de preferência comida sem ser "Fast Food".
o sono e a alimentação são os 2 aliados fieis para combater os restantes sintomas de quem vai a exame :)

Ao resolver exercícios durante o estudo, caso tenham um sintoma distractivo ( Ex: inquietação  , nervos) façam uma pausa (time-out), realizem outra tarefa (Ex: domestica, bricolage, manutenção).
Mais tarde ou no dia seguinte podem voltar a mergulhar no conhecimento :)
Na véspera do exame tentem manusear todo o material de apoio que vão levar. Tentem situar a matéria para que no dia seja mais fácil encontrar o apoio pretendido. Não se esqueçam de levar os estatutos nem o código Deontológico: pode haver questões de fácil interpretação e resolução e se acontecer não os terem levado, vão ficar zangados com vocês mesmos.

2ª Parte

No dia do exame ao acordar não deixem a vossa ambição na cama, tragam também o vosso sonho e desejo que partilham com a almofada. Se possível estabelecer contacto com alguém que esta nas mesmas circunstancias (de exame) : combinar com um candidato aqui do fórum é uma óptima opção. PQ?  No Sábado de manha todos os candidatos a OTOC vão estar num estado de tensão que vai contagiar todos os que estão no átrio,  à espera para entrar na sala de exame. vai acontecer uma coisa matemática: soma de todos os olhares e silêncios...  Vai parecer: "Falta de liberdade de expressão = aquela anterior a de 25 de Abril de 74"
Portanto  se seguirem o meu conselho, esta caminhada em que só avistam a vossa sombra... vai ter outra dimensão, vão criar um espírito de grupo pois não estão lá sozinhos, vai estar uma equipa (contabilistas.net) para atingir um objectivo. O olhar dos silenciosos vai tornar a equipa mais unida e + forte. 

Depois de confraternizarem esta na hora do xeque-mate: entrar na sala e arrasar com aquelas folhas de papel escritas a tinta...

Ter em conta a tal estratégia :

sabendo que o teste vai ser aplicado em duas partes 2 horas intervalo + 2 horas
levem todo material de apoio
2  canetas que escrevam bem ( canetas sem tinta dificulta a ganhar ritmo de exame) "e enerva".

tentem encarar o tempo como parceiro e não como inimigo
tentem ler as questões pausadamente ( para perceber e identificar a matéria)
tentem ler as opções de resposta calmamente ( para identificar a certa ou as certas, descobrir a rasteira de interpretação e seleccionar a mais correcta, ou as certas)

Dilema : Fazer todas vs só as que tenho a certeza

Matematicamente é favorável arriscar a responder às questões em caso de duvida, assim como fazer a parte de ética (Dito Por um TOC "Gestor") contudo deve-se te em linha de conta o desempenho no próprio dia de exame. Aconselho a construir as respostas como pirâmide: 1º as tenho 100% de certeza ou quase a certeza, não sabendo, após breve reflexão passar em frente a questão até surgir uma que mereça resposta segura.
No final da 1ª ronda das folhas tente saber o desempenho; se tiver 80% das questões feitas pode arriscar no "full house" se estiver menos de 50% tem de arriscar.
Em caso de bloqueio tente lembrar-se de um momento significativo no passado e lembrar-se também qual era a musica da época e respectivo refrão ( tentem deixar de parte a musica do Titanic, sendo que sugiro algo tipo "I Feel GOOD") com isto, possivelmente irão fazer reset ao processamento cognitivo e a memoria vai refrescar (PQ) Ao usar a memoria de conhecimento vão cansar uma zona específica do cérebro, pedindo outra tarefa ( tarefa de reagir ao bloqueio) que vai estimular outra zona, e activar novamente a zona de conhecimento. "esta prática tb exige treino".

3ª Parte Considerações Finais.

Tendo eu observado de perto este período exigente actual e que se avizinha com mta aproximação no exame de Fevereiro, deixo vos a minha analise: um candidato de FEVEREIRO e actualmente TOC, tornou-se mais optimista, mais capaz, mais motivado; quando num dia de angustia e insegurança descobriu este fórum, que se tornou uma enorme e valiosa ferramenta de estudo, conheceu pessoas magnificas que se preocupavam com as suas dificuldades e transmitiram-lhe os seus conhecimentos e opiniões, ganhando amigos para a profissão e principalmente para a vida. Na minha opinião Este fórum indica-vos a estrada para o sucesso. Caros membros cabe-vos a vós seguir esse destino.

Desejo a todos(as) uma boa continuidade de estudo. E transmito o que todos nós membros, moderadores, administrador espelham: ESTAMOS TODOS A TORCER POR VÓS...
      Sábado sigam essa estrada até ao Arco-Íris. Cumprimentos

Qualquer duvida e só postar ou mandar mensagem ... 

Gestor

Muito bem caro Psicólogo, é muito bom para os nossos membro e novos candidatos poderem contar com este valioso e motivador texto de apoio.

Parabéns e obrigado em nome desta comunidade.
CS

tpgoncalves

Obrigado,

Depois de lêr a mensagem, fiquei com mais ânimo para "matar" este bicho de sete cabeças.

TPG

srocha

Bom dia!

Muito obrigado pleas suas palavras de motivação e estratégia a seguir! certamente quando os nervos apertarem na hora do exame, elas vão ser de grande valia!

mais uma vez obrigado!

boa sorte a todos!

srocha

Contabilistas.net

Obrigado pela disponibilidade demonstrada em auxiliar os candidatos a ordem caro amigo Psicologo, é uma mais valia para todos os candidatos.
Quanto ao ponto que nos refere a nós como forum, só lhes posso estar tremendamente grato por tal elogio, deixando-nos claramente orgulhosos e com a sensação de que com alguma capacidade de inovar, muita dedicação, aliada a bastante determinação, não existem impossiveis....!
Obrigado.

Os meus cumprimentos
Paulo Carvalho
Administrador
Cumprimentos
Paulo Carvalho

raquelsofiam

Obrigada Psicologo pelas palavras.

Eu que já passei por todo este nervosismo, por todo este estado de ansiedade, não posso deixar de dizer que as suas palavras foram emocionantes:

"Tendo eu observado de perto este período exigente actual e que se avizinha com mta aproximação no exame de Fevereiro, deixo vos a minha analise: um candidato de FEVEREIRO e actualmente TOC, tornou-se mais optimista, mais capaz, mais motivado; quando num dia de angustia e insegurança descobriu este fórum, que se tornou uma enorme e valiosa ferramenta de estudo, conheceu pessoas magnificas que se preocupavam com as suas dificuldades e transmitiram-lhe os seus conhecimentos e opiniões, ganhando amigos para a profissão e principalmente para a vida. Na minha opinião Este fórum indica-vos a estrada para o sucesso. Caros membros cabe-vos a vós seguir esse destino."

Desejo a todos os que vão a exame BOA SORTE.
Leiam aqui as dicas para saber a melhor forma de combater os vossos sintomas!

Raquel Moreira

Pjc

Obrigado.
Vou seguir os conselhos de forma a realizar o exame da forma mais descontraida possível, tendo, claro, perfeita noção que não vai ser fácil.
Vamos encarar esta batalha e no fim gritar com toda a força "CONSEGUI, PASSEI"

Boa sorte a todos

Paulo

neto.joana

Obrigada pela partilha,

Embora que neste exame me sinta um pouco + baralhada, talvez pela pressão profissional.. Mas depois de reflectir nestas palavras, irei deixar a ansiedade e os nervos no carro.. E seguir metodicamente as Boas Energias.

Mais uma vezes estou muito grata pela vossa dedicação.

Obrigada por tudo, vou sentir a vossa energia amanhã.

Beijos

Joana Neto
Joana Neto

Carla M

Bom Dia!

Muito obrigada por este texto inspirador, controlar o nervosismo na altura do exame, vai ser sem dúvida o mais difícil, espero não bloquear (as vezes acontece)!
Vou usar essa estratégia para ultrapassar o desafio e obter o desejado APROVADO.

Boa sorte a todos!

Carla

Paula Gabriela

Quero desde já agradecer as palavras do Caro colega Psicólogo...

A todos os Futuros TOC`s muito Boa sorte....

Vão positivos e calmos...

Bjinhos,

Paula

edu47

Obrigada pelas palavras  de coragem, Caro colega Psicologo.
A tensão e o stress são mais que muitos.
Espeo amanhã conseguir o meu objectivo, pois é terceira vez.
Aos meus colegas futuros Toc's muita sorte para amanhã e muita calma.
Obrigada a todos.

FátimaSampaio

Obrigada pelas palavras Caro Psicólogo...

Obrigada a todos vocês que se dedicam a nós e trabalham connosco para o sucesso...

Passe ou não, irei dar o meu melhor... se não for desta será de uma próxima...

Um sincero Obrigado!
Melhores Cumprimentos, Fátima

Jose Nabo

Bom dia carrissimos colegas,

Quero mais uma vez agradecer todo o apoio e disponibilidade demonstrada pelos moderadores do forum. Sem duvida, que se tratou e trata de uma mais valia para quem vai realizar o exame.
A todos quantos, de alguma forma contribuiram para o nosso sucesso, os meus agradecimentos.

Para todos os que irão realizar o exame amanhã, boa sorte.

ligia domingos

muito obrigada pelas palavras de estimulo....

Amanha irei derrotar o bicho mau... vou para a batalha com as minhas armas.... codigos de fiscal e etica, SNC,  MOTIVAÇÃO, ENERGIA e muito mais...

Desejo a todos os candidatos que como eu estao a ficar ansiosos por amanha muito boa sorte amigos... amanha é o nosso dia, o dia em que vamos tentar obter o nosso merecido titulo de TOC...
MUITO BOA SORTE A TODOS....

Amanha la estarei eu no Hotel Melia em Aveiro para o exame :)

PSFernandes

Muito Obrigada pelas susa Palavras Psicólogo,
São dessas palavras que nos apetece ouvir, aumenta o nosso animo e ficamos preparados para enfrentar e conseguirmos alcançar o nosso objetivo.

A todos os que vão fazer exame amanhã muito boa sorte ou como usamos dizer muita m****.

Obrigada Forum

Paula Fernandes