Notícias:

Contabilistas.net, O nosso lema é a entreajuda em rede!

Facturação para empresa de Andorra

4 Respostas    9.743 Visualizações

Iniciado por Andrevcg, Agosto 05, 2015, 10:08:45 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Andrevcg

Bom dia,

Já andei a consultar mas não encontrei informação nem Nif de empresas de Andorra.

No site das finanças, na página das VIES não existe referência a Andorra. A minha dúvida consiste em saber como confirmar o Nif de uma empresa de Andorra e se é considerado uma venda comunitária, ou seja isenta de IVA.

carlalves

Boas colega,
pelo que me parece Andorra não faz parte da UE...é um paraiso fiscal...por isso nao deve encontrar o VAT :)

RuiPaulo

Efetivamente o Principado de Andorra ( Sao Marino por ex. também) são considerados como países terceiros,  pelo que uma venda para o principado é isenta pelo art 14 do CIVA, mas tem de tem o doc comprovativo alfandegário do envio (art 29 nº 8 do CIVA)

http://ec.europa.eu/taxation_customs/resources/documents/customs/procedural_aspects/general/sad/guide/1619-08annexi_en.pdf

kushinadaime

Andorra não é um membro pleno da União Europeia, mas usufrui de uma relação especial com ela, como por exemplo ser tratada como membro na troca de produtos manufaturados (sem tarifas) e como não-membro na troca de produtos agropecuários. O principado não possui moeda própria e por isso usa as moedas das nações vizinhas. Até 1999, elas eram o Franco francês e a Peseta espanhola, mas foram substituídas por uma única, a moeda da União Europeia, o Euro
In: wikipédia

nunomcastro

Tenho ideia que Andorra é considerada comunitária nas importações de bens não alimentares.