Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Despesas com carros de Turismo

3 Respostas    3.419 Visualizações

Iniciado por Filipecbt, Agosto 19, 2015, 09:27:50 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Filipecbt

Bom dia colegas,

Tenho um dúvida grande relativamente aos carros de turismo, em empresas que se dedicam á compra e venda de veículos em segunda mão.

Quando essa empresa compra um veículo de turismo para posterior venda, e enquanto ele faz parte das suas existências, se tiver as mais variadas despesas com ele, como reparações, combustível, é possível deduzir o  IVA?

E quanto ao IRC, todas as despesas com esses veículos estão sujeitas a tributação autónoma?

Suse Mara

Relativamente às despesas que a empresa tem com os carros de turismo que comercializa de acordo com o artigo nº 21 nº 1 a) e nº 2 a) do CIVA pode-se deduzir o iva pois tais despesas são necessárias no âmbito da atividade. No que respeita à tributação autónoma no meu entendimento não existe contudo o artigo 88 do CIRC só refere que não haverá lugar a tributação autónoma quando está relacionado com  " Viaturas ligeiras de passageiros, motos e motociclos, afetos à exploração de serviço público de transportes, destinados a serem alugados no exercício da atividade normal do sujeito passivo", ou seja não abrange a comercialização de viaturas.

ricardof.silva

A classificação das compras dos automóveis tem que ser de acordo com a NCRF 18 paragrafo 10 a 18, na minha opinião as reparações não tem TA, pois trata-se de reparações necessárias para colocar os inventários no seu estado de venda normal.
Agora em relação ao combustível tenho muitas duvidas a não ser que comprove que o mesmo é necessário para colocar o bem no estado de venda e acrescer ao custo da compra, mas muitas dúvidas mesmo  :-\

nunomcastro

Eu também concordo em que se deduza o IVA das reparações, mas não do combustível.