collapse

Pesquisa

Relatos e desabafos - exame

• 40 Respostas
  • 547 Visualizações
*

Offline Nuno Ferreira

• **
  • 28
  • 2
Re:Relatos e desabafos - exame
« Responder #30 em: Julho 01, 2011, 01:34:07 am »
Cada um tem, obviamente, direito a expressar a sua opinião...

A minha, baseada em factos concretos, é esta:

- uma licenciatura em Contabilidade tem disciplinas de área científica Contabilidade correspondente s a 50% dos ETCS da licenciatura;

- pela pesquisa que tenho feito nos últimos anos o mesmo não se verifica nas licenciaturas de Economia e de Gestão;

- o corporativismo existente na OTOC é de tal forma evidente que o acesso à profissão é aberto às 3 licenciaturas referidas;

- quando os membros começarem a cancelar (por falta de emprego) as suas inscrições os Órgãos de decisão da Ordem talvez cheguem a alguma conclusão;

- não quero com isto apontar o dedo a ninguém, que não os Órgãos de decisão da Ordem em questão;

- salvaguardar uma classe profissional não tem que passar apenas pelo grau de dificuldade de acesso à Ordem (e mesmo esse varia de acordo com a percentagem de aprovação no exame anterior.

Estamos todos em pé de igualdade, e vos garanto que não é por receio da concorrência que faço este alerta, mas por algo mais elevado.

Cumprimentos a todos! 

*

Offline S@ndr@

• 139
  • 2
  • Saudade de quem amo muito
« Responder #31 em: Julho 01, 2011, 09:27:37 am »
bOM DIA:

Para o colega curioso!
Eu como ja referi fiz exame no Porto, efectivamente, não notei muita confusão, isto porque segundo ouvia falar, era sempre muita confusao e mt barulho, talvez por chegar la e ver que estava td calmo não prestei atenção a essas situações.

De facto, também reparei numas moças (visto que eu estava no fundo da sala) que estavam sentadas do lado esquerdo, junto a entrada, que estavam sistematicamen te a copiar, cheguei a ver uma folha levantada,mas acho que é quanse impossivel copiar algo de jeito, né?!

Em relação ao barulho, como estava concentrada e mediante o numero de pessoas e o tamanho da sala, não achei muito anormal nem nada de estranho.

A verdade, é que por vezes, quando estamos sob uma pressao daquelas, é normal,  pedirmos uma 2º opiniao ao colega que esta mais proximo, e por vezes nao quer dizer que não tenhamos tentado resolver, mas sim esclarecer uma duvida! é a minha opinião, sou contra copiar e de facto fazer o que muitas vezes se faz a descarada... é lamentavel, mas ha pessoal assim, e a verdade é que as vezes pensamos que ao copiar vamos fazer uma grande coisa e só vamos arranjar um xumbo!
Mas eu como fui a exame e não conhecia absolutamente ninguem, não me podia alargar para lado nenhum! lol...

Esta apenas a minha opinião, e votos de boa sorte para todos.

bjs

*

Offline curioso

• 58
  • 0
« Responder #32 em: Julho 01, 2011, 11:06:18 am »
bOM DIA:

Para o colega curioso!
Eu como ja referi fiz exame no Porto, efectivamente, não notei muita confusão, isto porque segundo ouvia falar, era sempre muita confusao e mt barulho, talvez por chegar la e ver que estava td calmo não prestei atenção a essas situações.

De facto, também reparei numas moças (visto que eu estava no fundo da sala) que estavam sentadas do lado esquerdo, junto a entrada, que estavam sistematicamen te a copiar, cheguei a ver uma folha levantada,mas acho que é quanse impossivel copiar algo de jeito, né?!

Em relação ao barulho, como estava concentrada e mediante o numero de pessoas e o tamanho da sala, não achei muito anormal nem nada de estranho.

A verdade, é que por vezes, quando estamos sob uma pressao daquelas, é normal,  pedirmos uma 2º opiniao ao colega que esta mais proximo, e por vezes nao quer dizer que não tenhamos tentado resolver, mas sim esclarecer uma duvida! é a minha opinião, sou contra copiar e de facto fazer o que muitas vezes se faz a descarada... é lamentavel, mas ha pessoal assim, e a verdade é que as vezes pensamos que ao copiar vamos fazer uma grande coisa e só vamos arranjar um xumbo!
Mas eu como fui a exame e não conhecia absolutamente ninguem, não me podia alargar para lado nenhum! lol...

Esta apenas a minha opinião, e votos de boa sorte para todos.

bjs

Eu fiquei do lado direito mais ou menos a meio da sala e na minha zona estava barulho.

Quanto a pedir uma segunda opinião, nada contra, não se devia poder fazer mas quem nunca o tentou? :P
Mas colega, como referi, na segunda parte do exame a senhora que estava ao meu lado estava-me a pedir respostas de analítica logo no início, coisas que tenha demorada cerca de 5´ a responder cada uma, estando ela com o enunciado aberto na parte de fiscalidade e com as folhas de rascunho sem qualquer tipo de cálculos, rapidamente me apercebi que nem tinha pegado nas questões e foi a partir daí que cortei e deixei de a deixar copiar. Há limites para a boa vontade.

Não digo que uma pergunta, uma ajuda seja assim tão grave, como também tinha dito na primeira parte dei-lhe algumas respostas sem qualquer problema mas também não exageremos.

Acredito que posso ter feito o ambiente no Porto ter parecido pior do que o que foi pois estava no centro da confusão e se calhar no resto da sala até foi mais calma mas na minha zona não gostei.

*

Offline Liquinhas

• 624
  • 14
« Responder #33 em: Julho 01, 2011, 12:06:07 pm »
ESTIVE POR DUAS VEZES A REALIZAR EXAME NO PORTO E DISCORDO COM AS PESSOAS QUE DIZEM QUE É UMA BARBURDIA... E QUE SE COPIA... FICO ABORRECIDA COM ISSO... ISTO PORQUE DURANTE O EXAME NÃO TIVE TEMPO SEQUER PARA LEVANTAR A CABEÇA QUANTO MAIS OLHAR PARA O LADO E MUITO MENOS VER QUEM ESTAVA A COPIAR. E MEUS CAROS COLEGAS ESTA NÃO É A ORDEM DOS JUÍZES! ESTA É BEM MAIS DIFÍCIL DE ENTRAR, INFELIZMENTE PARA MUITOS E PARA MIM QUE TANTO NECESSITO...
Saudações cordiais (",)

*

Offline S@ndr@

• 139
  • 2
« Responder #34 em: Julho 01, 2011, 12:09:55 pm »
Pois, eu acredito..e a verdade, é que quase toda a gente que estuda e vai a exames, tem tendência a pedir uam segunda opiniao.  ::)

A verdade. é que perante uma situaçao como a sua, é mesmo de não ajudar, se a pessoa não se mostrou interessada em fazer contas, é lamentavel que pergunte respostas ao parceiro do lado! Mas isso já vai da coragem de cada um!

É provavel, que estando efectivamente no meio da sala, sentisse mais barulho, não sei. Onde eu estava, sou sincera, não achei nada de especial mediante a sala que era e as pessoas que lá estavam.

Agora, só nos resta esperar que tudo corra bem!

muito boa sorte

*

Offline S@ndr@

• 139
  • 2
« Responder #35 em: Julho 01, 2011, 12:13:50 pm »
Liquinhas! Bom dia

De facto tem razão quando diz que não havia tempo para levantar a cabeça! Isso é verdade!!! Mas também ha pessoas diferentes de nós e que se calhar tentam passar a custa de um ou outro que os ajude.

É como eu disse, depende de cada um, tb não achei muito máu mediante o cenário que imaginava!

boa sorte

*

Offline CLARINHA

• 494
  • 1
« Responder #36 em: Julho 01, 2011, 01:55:43 pm »
ESTIVE POR DUAS VEZES A REALIZAR EXAME NO PORTO E DISCORDO COM AS PESSOAS QUE DIZEM QUE É UMA BARBURDIA... E QUE SE COPIA... FICO ABORRECIDA COM ISSO... ISTO PORQUE DURANTE O EXAME NÃO TIVE TEMPO SEQUER PARA LEVANTAR A CABEÇA QUANTO MAIS OLHAR PARA O LADO E MUITO MENOS VER QUEM ESTAVA A COPIAR. E MEUS CAROS COLEGAS ESTA NÃO É A ORDEM DOS JUÍZES! ESTA É BEM MAIS DIFÍCIL DE ENTRAR, INFELIZMENTE PARA MUITOS E PARA MIM QUE TANTO NECESSITO...

Colega acredito que tenha tentado fazer isso e se limitado a fazer o seu exame da melhor maneira possível ..mas infelizmente nem todos são assim...

Clara Nunes TOC
Formadora e Consultora

*

Offline curioso

• 58
  • 0
« Responder #37 em: Julho 01, 2011, 03:12:26 pm »

É a sua opinião. Fico contente por não lhe ter calhado ninguém como a mim.
Mas acredite que as há há. Parte da consciência de cada um.
Se tivesse uma pessoa ao seu lado constantemente a perguntar-lhe as respostas e depois esticada na mesa para as tentar ver, isto já para não falar das colegas a falar nas mesas de trás, certamente se veria obrigada a interromper a resolução do exame tal era o incómodo.

Como disse já tinha ido em Fevereiro e não foi nada disso, mas também o exame foi numa sala mais pequena e com menos gente. Desta vez acredito que tivesse sido mais difícil de controlar.

*

Offline Bnt007

• 88
  • 0
« Responder #38 em: Julho 01, 2011, 07:34:36 pm »

- uma licenciatura em Contabilidade tem disciplinas de área científica Contabilidade correspondente s a 50% dos ETCS da licenciatura;

- pela pesquisa que tenho feito nos últimos anos o mesmo não se verifica nas licenciaturas de Economia e de Gestão;

- o corporativismo existente na OTOC é de tal forma evidente que o acesso à profissão é aberto às 3 licenciaturas referidas;

- quando os membros começarem a cancelar (por falta de emprego) as suas inscrições os Órgãos de decisão da Ordem talvez cheguem a alguma conclusão;

- não quero com isto apontar o dedo a ninguém, que não os Órgãos de decisão da Ordem em questão;

- salvaguardar uma classe profissional não tem que passar apenas pelo grau de dificuldade de acesso à Ordem (e mesmo esse varia de acordo com a percentagem de aprovação no exame anterior.

Estamos todos em pé de igualdade, e vos garanto que não é por receio da concorrência que faço este alerta, mas por algo mais elevado.

Cumprimentos a todos!  

Desculpa que te diga mas o teu discurso está repleto de hipocrisia quando dizes: - quando os membros começarem a cancelar (por falta de emprego) as suas inscrições os Órgãos de decisão da Ordem talvez cheguem a alguma conclusão;

Quer dizer, a culpa é da entrada de novos membros na ordem para que os actuais TOC´S cancelem a inscrição? é isso?...o ser humano é um bicho! Quer dizer, cancelam porque não tem capacidade intelectual para fazer frente aos novos toc´s, é isso? Por causa dos novos preços? Ou será que a razão mais justificativa é o encerramento de muitas empresas que recorriam a contabilidade organizada? Não será isso senhor Nuno? A culpa não é da crise, é do corporativismo? Quem é o senhor, para dizer tremendas barbaridades?
-
Quase todos os dias vem casos a públicos de TOC´S que são condenados por irregularidade s, ou fiscalizados por suspeitas das mesmas. É só malabarismos para não pagar impostos e beneficiar de isenções, onde está a honestidade nesta selvajaria? Enganar o estado? Somos nós os que querem entrar na ordem, os culpados? É minha prática corrente denunciar irregularidade s deste género e vou continuar a faze-lo, em prol desse algo mais elevado, anti-lobie e anti-fraudes! Basta ouvir um zum zum, e rapidamente me chibo! Sou chibo!
-
Os impostos são para pagar! Trabalho para o estado numa área sensível e sei do que falo!!! Não tem condições para laborar, não tivessem roubado durante anos seguidos, sem pagar impostos, fechem as portas e emigrem!!! Quero ser TOC para trabalhar com honestidade, não quero ajudar empresários a enganar o estado, quero sim denuncia-los, a eles e aos toc que os fazem.
-
Onde está a honestidade num exame longo, cheio de rasteiras, onde durante o exame, os próprios vigilantes fazem barulho a falar alto junto dos candidatos? Onde nos fiscalizam e mexem nas coisas, causando transtorno e roubando tempo, só porque manda-mos calar vigilantes por causa do barulho, para que o mesmo cessa-se!! Onde está a honestidade aqui? E a culpa é nossa?
-
É contra pessoas como o senhor que eu vou continuar a combater.
« Última modificação: Julho 01, 2011, 07:43:52 pm por Bnt007 »

*

Offline SaraD

• 71
  • 1
« Responder #39 em: Julho 01, 2011, 08:40:45 pm »

Cumprimentos a todos! 

Boa tarde,

Seria possível ser mais específico quando refere que uma licenciatura em Contabilidade tem disciplinas de área científica Contabilidade correspondente s a 50% dos ETCS da licenciatura?

Como já aqui foi referido, existem regras para estarmos (Economistas ou Gestores) aptos à inscrição na OTOC. Eu sou licenciada em Economia _ Plano Antigo e para ter acesso à OTOC fui "obrigada" a fazer determinadas cadeiras, assim como, estágio na área de contabilidade.
Portanto, gostava de saber que disciplinas é que o Senhor tem, que o curso de Economia ou Gestão não tem/teve.
Nós não andamos a tirar o lugar a ninguém, tentamos sim, aliar as duas coisas... Até porque, a maior parte de nós, não se dedica exclusivamente à contabilidade ou à contabilidade de várias empresas, mas sim, à contabilidade de apenas uma empresa, aliando os conhecimentos contabilístico s, económicos e financeiros.

O meu plano de estudos foi o seguinte:

1º ANO
INTRODUÇÃO À ECONOMIA I             
HISTÓRIA ECON. E SOCIAL DO SÉCULO XX     
TECNICAS DE ANÁLISE ECONÓMICA            
MATEMÁTICA APLICADA À ECONOMIA II 
INTRODUÇÃO À ECONOMIA II  
TEORIA ECONÓMICA EM RETROSPECTIVA
INTRODUÇÃO AO DIREITO    
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS
MATEMÁTICA APLICADA À ECONOMIA I 
FUND. DE DIREITO ECONÓMICO E COMERCIAL 

2º ANO
CONTABILIDADE GERAL II
ECONOMETRIA
MACROECONOMIA I
MACROECONOMIA II
MICROECONOMIA I
CONTABILIDADE GERAL I 
CONTABILIDADE ANALITICA I 
MICROECONOMIA II 
ESTATISTICA PARA ECONOMISTAS 
ECONOMIA MONETÁRIA E FINANCEIRA

3º ANO
ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS   
REGULAÇÃO E POLITICAS ECONÓMICAS  
ECONOMIA POLÍTICA DA GLOBALIZAÇÃO
RELAÇÕES ECONÓMICAS INTERNACIONAIS
ECON. PORT. NO CONTEXTO EUR. E MUNDIAL
ECONOMIA DOS MERCADOS IMPERFEITOS 
TECNICAS DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO
ECONOMETRIA APLICADA 
DESENVOLVIMENT O ECONÓMICO                
ECONOMIA PÚBLICA 

4º ANO
TEORIA ECON.:O ESTADO DA ARTE
CONTABILIDADE ANALITICA II
GESTÃO FINANCEIRA
FISCALIDADE DA EMPRESA
AUDITORIA
ESTÁGIO (Regulado pela OTOC)

Gostava de ter conhecimento de como foi o seu.

Cumprimentos a todos.
E vamos lá começar a estudar... Pessoal que vai a exame em Outubro...

:-*
Controller de Gestão/Finenceir

*

Offline Contabilistas.net

• 6234
  • 1028
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
« Responder #40 em: Julho 01, 2011, 10:07:00 pm »
Carissimos membros,

Permitam-me que encerre este tópico por manifesto distanciamento do que realmente aqui no forum é exigido/solicitado, ou seja a partilha. Todos tem o seu ponto de vista do problema, eu tambem tenho o meu, alem de nao ser relevante o que eu penso sobre o assunto, afinal nao estou em lugar que possa tomar iniciativas nesse ambito. Por tal eu sugeria que canalizem as energias e toda essa manifesta veia critica para algo em prol de profissão/classe, mas algo de construtivo de interesse comum. Aqui tentamos que haja um sentido unico, sentido esse que é ser bons profissionais, sejam TOC ou não.
Os que ainda não são TOC e um dia o serão porque estão  a esforçar-se por tal objectivo terão a oportunidade de avaliar e aferir da dificuldade e da ENORME responsabilida de do que é ser TOC. Nos dias que se aproxima essa tese ganhará mais visibilidade, acreditem que isto não é uma profissão para ser encarada como "part-time" mas disso tomarão consciência no futuro, até lá continuem a prosseguir os vossos objectivos, não se deixem levar por facilitismos.

NOTA: Tópico trancado.

Cumprimentos
Paulo Carvalho  
Cumprimentos
Paulo Carvalho