Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Valor Tributável

Iniciado por josecosta08, Outubro 19, 2015, 02:24:30 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

josecosta08

Boa tarde,

Preciso de ajuda na seguinte questão:

Numa factura de transmissão de bens, constam os seguintes items:
- Preço: 2000€
- Desconto: 100€ (5%)
- Juros de mora: 300€

Qual o valor tributável?

Na minha opinião os descontos estão excluídos e não deviam interferir com o valor tributável.

Mas nas soluções do exercício diz: o valor tributável da transacção vai incluir o preço da mercadoria (2000€), deduzido do desconto (100€).

Quanto aos juros de mora e ao desconto, os mesmos são excluídos do valor tributável.
Valor tributável= 2000-100€=1900€

Estamos aqui perante um erro, certo?

Obrigado

José Costa

Shrek

Não me parece que seja um erro, concordo que o valor tributável tem em conta os descontos, pois ao fazer um desconto
vai regularizar o iva, correcto ? Logo diminui o valor tributável.

Supondo que o caso aqui apresentado seja uma venda com desconto comercial de 100€ incluido na fatura teriamos:

31    /  €1900
2432 /   €437
    / 22 ----- € 2337

Logo o valor tributável foi de 1900, claro que neste exemplo não tive em atenção os juros pois esses aparecem mais tarde, são juros de mora.
[url="https://lnkd.in/d69pQBt8"]https://lnkd.in/d69pQBt8[/url]

Carmo Gonçalves

Boa tarde Colegas

Concordo plenamente com o colega Shrek

Caso o desconto tivesse sido efectuado aquando do pagamento, ou seja no recibo - desconto financeiro é que na minha opinião o valor tributavel seria os 2000€

Penso eu de que

Cumprimentos
Citação de: Shrek em Outubro 19, 2015, 03:57:07 PM

Não me parece que seja um erro, concordo que o valor tributável tem em conta os descontos, pois ao fazer um desconto
vai regularizar o iva, correcto ? Logo diminui o valor tributável.

Supondo que o caso aqui apresentado seja uma venda com desconto comercial de 100€ incluido na fatura teriamos:

31    /  €1900
2432 /   €437
    / 22 ----- € 2337

Logo o valor tributável foi de 1900, claro que neste exemplo não tive em atenção os juros pois esses aparecem mais tarde, são juros de mora.