collapse

Pesquisa



Despesas para dedução de IVA em trabalhador independente: imobilizado ou outros?

  • 4 Respostas
  • 6500 Visualizações
Sou trabalhador independente no regime simplificado e estou enquadrado no IVA normal trimestral, exercendo a actividade de consultor. Já questionei algumas pessoas na mesma situação ao q obtive respostas diferentes, pelo que solicitava a vossa opinião.

As despesas relativas a: a) mobiliário b) portátil c) equipamento informático (rato, teclado, router, etc)  devem ser colocadas na declaração periódica de IVA na secção de 'imobilizado' ou 'outros bens e serviços'?

Pela minha opinião, fazem parte do imobilizado mas algumas pessoas dizem-me que colocam tudo em outros bens e serviços por medo daquelas 'coisas mais estranhas' como mapa de amortizações, depreciações, etc.

Qual a vossa opinião? (saliento q é um trabalhador independente, não empresa sujeita a IRC)

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Esses elementos não são activos fixos (=imobilizado) nem sequer activos, basicamente não os consegues converter em benefícios económicos.

*

Offline Joaquim Alexandre

  • ****
  • 349
  • 21
  • Sexo: Masculino
  • Ignorantia legis neminem excusat
Sou trabalhador independente no regime simplificado e estou enquadrado no IVA normal trimestral, exercendo a actividade de consultor. Já questionei algumas pessoas na mesma situação ao q obtive respostas diferentes, pelo que solicitava a vossa opinião.

As despesas relativas a: a) mobiliário b) portátil c) equipamento informático (rato, teclado, router, etc)  devem ser colocadas na declaração periódica de IVA na secção de 'imobilizado' ou 'outros bens e serviços'?

Pela minha opinião, fazem parte do imobilizado mas algumas pessoas dizem-me que colocam tudo em outros bens e serviços por medo daquelas 'coisas mais estranhas' como mapa de amortizações, depreciações, etc.

Qual a vossa opinião? (saliento q é um trabalhador independente, não empresa sujeita a IRC)

Boa tarde

Estando registado fiscalmente no Regime Simplificado, importa saber se possui ou não contabilidade organizada. Vou assumir que não. Assim:

Se não possui contabilidade organizada:

Só pode deduzir o IVA de reparações ou aquisição de periféricos se antes deduziu o IVA do bem principal como IMOBILIZADO.

Cumprimentos

Joaquim Alexandre

-
Joaquim Alexandre

*

Offline Shrek

  • *****
  • 1419
  • 71
  • Sexo: Masculino
  • Acreditar que você pode já é meio caminho andado.
O portátil levava a imobilizado os periféricos levava a outros bens e serviços.
Não sei o que é desistir...

*

Offline Joaquim Alexandre

  • ****
  • 349
  • 21
  • Sexo: Masculino
  • Ignorantia legis neminem excusat
O portátil levava a imobilizado os periféricos levava a outros bens e serviços.

Tem razão, colega. Eu elaborei o raciocínio na base de uma unidade operacional mas, dada a volatilidade dos periféricos, cuja vida útil é curta, só faz sentido que eles vão a OBS e não a IMOB.

Cumprimentos.,
Joaquim Alexandre

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
3887 Visualizações
Última mensagem Novembro 10, 2011, 11:30:57 pm
por fache2010
4 Respostas
5018 Visualizações
Última mensagem Janeiro 26, 2012, 01:44:02 pm
por CristinaA
2 Respostas
2810 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 15, 2015, 10:02:30 pm
por epinay
0 Respostas
2148 Visualizações
Última mensagem Agosto 26, 2020, 10:39:32 pm
por sanmik
3 Respostas
5061 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 03, 2021, 07:58:22 pm
por M_Vaz

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4
5 [6] 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.