collapse

Pesquisa

formação académica OCC

• 20 Respostas
  • 387 Visualizações
*

Offline Júlia Ferreira

• 188
  • 1
formação académica OCC
« em: Maio 25, 2016, 11:59:51 pm »
Olá a todos,

Relativamente ao acesso á OCC, já efectuei a inscricao atempada para fazer o exMe agora em Junho.
A  OCC  implicar com a minha formação académica que tera que possuir  todos os requisitos quantitativos (horas/ECTS, cf. número 2 a 4 do anúncio 6060/2010) e todos os tópicos programáticos requeridos (cf. números 7 a 13 do anúncio 6060/2010) .

Estou sempre (já vai ser a vez que envio a minha licenciatura de gestão) e continuam a pedir....não entendo porquê uma vez que tenho uma colega de curso que iniciou e terminou o curso comigo e vsi agora a exame.
Não entendo está postura...
Alguém me pode ajudar?!
Obrigada

Re: formação académica OCC
« Responder #1 em: Maio 26, 2016, 12:08:13 am »
Bom sem conhecer exatamente a carta de resposta que lhe mandam é dificil,  habitualmente a resposta deles costuma explicitar os motivos. Quando refere esse anuncio pode ser apenas uma simples disciplina optativa diferente da sua colega.
« Última modificação: Maio 26, 2016, 12:45:40 am por João Paulo Miranda »

*

Offline Júlia Ferreira

• 188
  • 1
« Responder #2 em: Maio 28, 2016, 11:55:59 am »
[Bom dia
Já sei o que se passa, se eu me tivesse inscrito até  31.12.2015, a minha licenciatura reunia todas as condições necessárias para a realização do exame possibilitando me  acesso a ser C.C.
Como a minha candidatura foi motivada por uma proposta que a empresa me fez no final de Fevereiro para a C.C. , só fiz a candidatura atempada para realizar o exame na próxima  data disponível (Junho).
Ora qual foi o meu espanto quando me deparei com uma questão de datas, e a mesma licenciatura iniciada e terminada por 2 pessoas do mesmo curso na mesma faculdade,tem entendimento diferente pela Ordem (ou seja  a mesma  colega de curso reúne as condições exigidas pela Ordem... eu não !!!!)
Espera me o desemprego, uma vez que nenhuma empresa pode esperar que  um trabalhador ainda necessite de obter aprovação em mais 7 UC's para satisfazer os novos requisitos da Ordem.
Sim eu sei parece um filme... mas não é !!!!
Basta desejar boa sorte  aos colegas no próximo exame.

author=João Paulo Miranda link=topic=26795.msg170519#msg170519 date=1464217693]
Bom sem conhecer exatamente a carta de resposta que lhe mandam é dificil,  habitualmente a resposta deles costuma explicitar os motivos. Quando refere esse anuncio pode ser apenas uma simples disciplina optativa diferente da sua colega.
[/quote]

« Responder #3 em: Maio 28, 2016, 02:23:39 pm »
Pois... infelizmente também existe essa situação... Por vezes a occ exige nos um percurso que nem sempre leva o tempo que nós gostaríamos... Mas temos que acreditar que se não desistirmos poderemos chegar lá

*

Offline Júlia Ferreira

• 188
  • 1
« Responder #4 em: Maio 28, 2016, 03:25:15 pm »
Não há mt a fazer!!!
Pois... infelizmente também existe essa situação... Por vezes a occ exige nos um percurso que nem sempre leva o tempo que nós gostaríamos... Mas temos que acreditar que se não desistirmos poderemos chegar lá

*

Offline Júlia Ferreira

• 188
  • 1
« Responder #5 em: Maio 30, 2016, 12:07:52 am »

Existe alguém na minha situação?!
O que fizeram?!

« Responder #6 em: Maio 30, 2016, 03:40:38 pm »
Tem sempre muitas opções possíveis, não serão é muito rápidas nem baratas...

Pode optar por se inscrever num curso de contabilidade que tenha as UC que lhe exigem na modalidade de UC isoladas, neste caso deverá ter em atenção a validade temporal do estágio ou da possível dispensa.

Ou pode optar por se inscrever num curso de licenciatura devidamente reconhecido pela OCC, e onde poderá requerer creditações de UC pelas classificações obtidas na formação anterior.

[Bom dia
Já sei o que se passa, se eu me tivesse inscrito até  31.12.2015, a minha licenciatura reunia todas as condições necessárias para a realização do exame possibilitando me  acesso a ser C.C.
Como a minha candidatura foi motivada por uma proposta que a empresa me fez no final de Fevereiro para a C.C. , só fiz a candidatura atempada para realizar o exame na próxima  data disponível (Junho).
Ora qual foi o meu espanto quando me deparei com uma questão de datas, e a mesma licenciatura iniciada e terminada por 2 pessoas do mesmo curso na mesma faculdade,tem entendimento diferente pela Ordem (ou seja  a mesma  colega de curso reúne as condições exigidas pela Ordem... eu não !!!!)
Espera me o desemprego, uma vez que nenhuma empresa pode esperar que  um trabalhador ainda necessite de obter aprovação em mais 7 UC's para satisfazer os novos requisitos da Ordem.

[/quote]

*

Offline Júlia Ferreira

• 188
  • 1
« Responder #7 em: Junho 05, 2016, 08:45:31 pm »
É o que já estou a fazer...na Instituição que a OCC sugere.
Em relação à dispensa de estágio, apresentei experiência profissional da qual ainda nao tenho parecer da Ordem...se calhar vou aproveitar e fazer a disciplina que me dispensa de estágio, não posso ariscar o parecer negativo da Ordem, também, em relaçao a esta questão.

Tem sempre muitas opções possíveis, não serão é muito rápidas nem baratas...

Pode optar por se inscrever num curso de contabilidade que tenha as UC que lhe exigem na modalidade de UC isoladas, neste caso deverá ter em atenção a validade temporal do estágio ou da possível dispensa.

Ou pode optar por se inscrever num curso de licenciatura devidamente reconhecido pela OCC, e onde poderá requerer creditações de UC pelas classificações obtidas na formação anterior.

[Bom dia

[/quote]

*

Offline AnaMargaridaP

• 357
  • 6
« Responder #8 em: Junho 06, 2016, 11:27:28 am »
A questão mesmo foi a data de 31-12-215, que é mesmo muito importante. Porque era uma prazo para alguns cursos que neste momento já não dão acesso.

Agora é mais complicado e muito mais caro, fazer UC isoladas é mesmo muito caro! Eu estou a fazer, acho que vale a pena o investimento.
Ana Seixas

*

Offline Júlia Ferreira

• 188
  • 1
« Responder #9 em: Junho 07, 2016, 12:37:18 am »
A proposta de emprego também  justifica.

A questão mesmo foi a data de 31-12-215, que é mesmo muito importante. Porque era uma prazo para alguns cursos que neste momento já não dão acesso.

Agora é mais complicado e muito mais caro, fazer UC isoladas é mesmo muito caro! Eu estou a fazer, acho que vale a pena o investimento.

*

Offline Shrek

• 1419
  • 71
  • Acreditar que você pode já é meio caminho andado.
« Responder #10 em: Junho 07, 2016, 06:23:59 am »
Tenho colegas nessa mesma situação que estão a fazer unidades curriculares do curso de contabilidade e finanças (Fiscalidade, Ètica e simulação) e o curso inicial era de gestão, posso dizer que não fica barato, aliás fica prácticamente ao preço de uma licenciatura apenas não é preciso tanto tempo para completar.

*

Offline Júlia Ferreira

• 188
  • 1
« Responder #11 em: Junho 08, 2016, 10:14:03 am »
O meu curso também é de gestão e tenho que fazer 7 uc's

Contabilidade das Sociedades ;                                                                 
Contabilidade Financeira e Avançada ;                                                       
Contabilidade dos Grupos e das Operações Especiais ;                               
Contabilidade das Instituições Públicas ;                                                     
Tributação das Sociedades e do Consumo ;                                                 
Procedimento e Processo Tributário ;                                                           
Ética e Deontologia (S1);                                                                                   

Tenho colegas nessa mesma situação que estão a fazer unidades curriculares do curso de contabilidade e finanças (Fiscalidade, Ètica e simulação) e o curso inicial era de gestão, posso dizer que não fica barato, aliás fica prácticamente ao preço de uma licenciatura apenas não é preciso tanto tempo para completar.

« Responder #12 em: Junho 16, 2016, 12:04:12 am »
Atenção que o projeto de simulação empresarial atualmente só dispensa o estágio quando integrar a licenciatura que serve de base académica. Se tiver um TOC que lhe assine os 3 anos de experiência e os documentos que a ordem exige deve preferir essa opção.

*

Offline Júlia Ferreira

• 188
  • 1
« Responder #13 em: Junho 21, 2016, 09:58:19 pm »

Desculpe colega mas o que me sugere?!

É que a Occ ainda não analisou sequer os documentos da experiência profissional, pelo que eu estava a pensar em não arriscar e já  que vou é vou faria esta disciplina de simulação empresarial...

Atenção que o projeto de simulação empresarial atualmente só dispensa o estágio quando integrar a licenciatura que serve de base académica. Se tiver um TOC que lhe assine os 3 anos de experiência e os documentos que a ordem exige deve preferir essa opção.

« Responder #14 em: Julho 11, 2016, 03:33:39 pm »
Boa tarde,

Eu tenho uma licenciatura em Gestão e um mestrado em contabilidade, Fiscalidade e Finanças empresariais  no ISEG.

Enviei as minha habilitaçoes para avaliação e também me ocorreu a mesma situação, colegas que realizaram os mesmos cursos comigo foram admitidos e ja realijaram exame em Fevereiro e a mim foi me dito que teria de fazer mais 4 cadeiras , entre elas :

Contabilidade e Relato Financeiro: 2 UC

"Contabilidade de Grupos de Empresas";

1 entre "Contabilidade do Sector Público" ou "Contabilidades Sectoriais"

Fiscalidade: 1 UC

"Direito Fiscal"

Ética e Deontologia: 1 UC

"Ética e Deontologia"

Quando eu no mestrado, já fiz uma cadeira de ética, fiz diversas cadeiras de fiscalidade assim como diversas de contabilidade.
Não sei o que fazer e como para uns fazem uma avaliação e para outros outra avaliação, alguém sabe como posso resolver esta situação?

Obrigado

Cumprimentos

Cátia