Olá,
Apreciava a vossa ajuda para o seguinte:
Quero vender um produto especifico apenas para o exterior, no caso o pais em causa é Inglaterra. As vendas são 100% feitas on-line, na Amazon Uk, e para o consumidor final.
O produto será comprado em Portugal a uma multinacional, ou seja tudo é 100% faturado.
Se estou a analisar bem no site europa.eu, a informação é esta:
«Se a sua empresa vender e enviar bens para consumidores de outro país da UE, deve registar-se nesse país e cobrar o IVA à taxa aplicável no mesmo, exceto se o valor total das vendas nesse país no ano em curso não atingir o limite fixado pelo país (35000euros ou 100000euros).»
No caso, no Reino Unido o limite é de 80.000 libras, valor que não ultrapassarei, pelo menos no ano 1.A minha questão reside no seguinte: (e o negócio está totalmente dependente disso)
1.Existe alguma forma de a multinacional ( presente em Portugal) me facturar sem IVA, justificando eu a situação?
2.Se isso não for possível, poderei eu adquirir a mercadoria em Espanha e assim não suportar o IVA?
Não cobrando eu o IVA em Inglaterra, o custo suportado dos 23% de IVA em Portugal, inviabiliza-me o negócio. Por outro lado, se vou estar à espera de deduzir em Portugal, sendo as vendas todas feitas on-line, creio que , no mínimo me vai criar muitas dificuldades de tesouraria, isto se conseguir recuperar o imposto.
Agradeço desde já a vossa colaboração,
Luís Soares