Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Facturação: Ajudem-me a entender qual a melhor prática?

1 Respostas    4.164 Visualizações

Iniciado por TDS, Junho 03, 2017, 05:55:19 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

TDS

Olá a todos!

Criei um website para venda de produtos digitais mas a minha inexperiência na área de facturação faz-me questionar se estarei a agir correctamente. A questão é a seguinte:

Embora o site para vender produtos seja meu, o alojamento dos produtos, processamento dos pagamentos, e envio de factura ao cliente é feito automaticamente por um site externo. Não há nenhuma comunicação entre este site com a AT. Com isso em mente o meu plano de acção é emitir uma factura na AT por cada venda que eu faça no site, embora não a envie ao cliente, já que ele já recebeu uma fatura.

Q. É isto uma prática correcta?
Q. Poderá isto ser um problema para vendas a clientes B2B, onde eles recebem uma fatura (no regime de auto-liquidação de IVA) automaticamente gerada pelo site externo, já que eu terei que ir à AT e criar uma outra fatura também ela com auto-liquidação de IVA?

Provavelmente estou a perguntar algo muito estúpido, mas admito que sou um pouco ignorante nesta área (a tentar melhor aos poucos).

Agradecia qualquer ajuda que me pudessem oferecer.

Obrigado!         

pmra

Actualmente existem softwares automáticos de facturação que evitam esses problemas.
Aqui deixo um exemplo de um que é português: https://invoicexpress.com/lojas-online
Obviamente que terá de passar factura em seu nome e pagar IVA (se for caso disso).
Cumprimentos.