collapse

Pesquisa



Análise Prévia ao Exame OCC - C. Analitica "por Dantedy"

  • 30 Respostas
  • 13685 Visualizações
*

Offline PedrombCarvalho

  • *
  • 2
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Análise Prévia ao Exame OCC - C. Analitica "por Dantedy"
« Responder #15 em: Novembro 15, 2016, 02:18:48 pm »
Obrigado pela partilha

*

Offline PFSilva

  • ****
  • 577
  • 15
  • Sexo: Feminino
  • Mentalize coisas boas e elas acontecerão
Re: Análise Prévia ao Exame OCC - C. Analitica "por Dantedy"
« Responder #16 em: Novembro 15, 2016, 03:29:21 pm »
Boa tarde Dantedy

muito obrigada, como sempre é uma enorme ajuda as suas resoluções.
Cumprimentos
Paula Silva

*

Offline silviacarneiro

  • ***
  • 65
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Prévia ao Exame OCC - C. Analitica "por Dantedy"
« Responder #17 em: Novembro 15, 2016, 04:32:45 pm »
Boa tarde Dantedy,

Muito obrigada pela partilha da resolução, é sempre uma enorme ajuda e mais valia!

*

Offline DanielaMartins

  • **
  • 15
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Prévia ao Exame OCC - C. Analitica "por Dantedy"
« Responder #18 em: Novembro 15, 2016, 07:19:48 pm »
Muito obrigado pela partilha! :)

*

Offline Bertila

  • ***
  • 63
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Prévia ao Exame OCC - C. Analitica "por Dantedy"
« Responder #19 em: Novembro 15, 2016, 07:24:16 pm »
Boa noite colega , quero agradecer-lhe toda a  ajuda que disponibiliza aqui no site é de facto impagável
bem haja
Bertila

*

Offline bfilipa

  • ***
  • 50
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Prévia ao Exame OCC - C. Analitica "por Dantedy"
« Responder #20 em: Novembro 15, 2016, 09:33:18 pm »
Obrigada pela partilha..

*

Offline susana40

  • **
  • 4
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Prévia ao Exame OCC - C. Analitica "por Dantedy"
« Responder #21 em: Novembro 21, 2016, 11:53:40 pm »
MUITO OBRIGADA!!!!

Estou sempre à espera das suas resoluções que são fantásticas!

Tirei 8,1 valores. Estava quase lá. Vou tentar em Fevereiro novamente. Pode ser que à terceira seja de vez.

Vamos ver.

O meu problema são as perguntas de fiscalidade e desta vez tinha muitas e nada fáceis.

Cumprimentos,

Susana Pinheiro. :)

*

Offline cátia botelho

  • **
  • 23
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Prévia ao Exame OCC - C. Analitica "por Dantedy"
« Responder #22 em: Novembro 22, 2016, 12:28:31 am »
Boa noite,

Desde já agradeço a sua disponibilidad e para nós ajudar nesta luta. Fui ao exame do dia 22 de outubro e reprovei por uma décima, tirei 9,4 valores. Estou a pensar em contestar a questão nº 21, 45, 46 e 47.
Poderia me ajudar na questão 21? Relativamente ás outras questões já andei a ver como poderei contesta-las.

*

Offline Dantedy

  • ****
  • 520
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: Análise Prévia ao Exame OCC - C. Analitica "por Dantedy"
« Responder #23 em: Novembro 22, 2016, 06:39:37 pm »
Esse é o espírito. Aprenda a dominar fiscalidade (terá de ver que matérias tem mais dificuldades, de acordo com os código de impostos em vigor). Era de longe a pior matéria para mim, e depois do exame ainda era fraco em fiscalidade, mas com o tempo, dá imenso jeito na profissão.

MUITO OBRIGADA!!!!

Estou sempre à espera das suas resoluções que são fantásticas!

Tirei 8,1 valores. Estava quase lá. Vou tentar em Fevereiro novamente. Pode ser que à terceira seja de vez.

Vamos ver.

O meu problema são as perguntas de fiscalidade e desta vez tinha muitas e nada fáceis.

Cumprimentos,

Susana Pinheiro. :)

*

Offline Dantedy

  • ****
  • 520
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: Análise Prévia ao Exame OCC - C. Analitica "por Dantedy"
« Responder #24 em: Novembro 22, 2016, 06:43:32 pm »
Boa noite,

Em relação as questões que colocou, em todas a OCC esteve correta. Na questão 21 não vejo com que argumento poderá afirmar que a OCC esteve errada e que por isso a sua aliena é a correta.

Cumprimentos
AC

Boa noite,

Desde já agradeço a sua disponibilidad e para nós ajudar nesta luta. Fui ao exame do dia 22 de outubro e reprovei por uma décima, tirei 9,4 valores. Estou a pensar em contestar a questão nº 21, 45, 46 e 47.
Poderia me ajudar na questão 21? Relativamente ás outras questões já andei a ver como poderei contesta-las.

*

Offline cátia botelho

  • **
  • 23
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Prévia ao Exame OCC - C. Analitica "por Dantedy"
« Responder #25 em: Novembro 22, 2016, 09:11:44 pm »
Muito obrigada pela sua atenção.
Estava a pensar em contestra a 28, 34, 45 a 46. Já é a segunda vez que reprovo com 9,4 valores. Dá outra vez a ordem na revisão de prova deu me razão na questão que argumentei mas na conclusão final não me aprovaram. Por isso desta vez queria muito ter uma boa resposta para ver se é desta vez que consigo o tão esperado aprovado. Na sua opinião existe alguma questão que possa valer a pena contestar?

*

Offline Vickx92

  • **
  • 19
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Análise Prévia ao Exame OCC - C. Analitica "por Dantedy"
« Responder #26 em: Novembro 24, 2016, 04:08:45 pm »
Bom dia.

Peço desculpa estar a incomodar, visto que toda a gente está a pedir o mesmo. Mas mesmo assim venho tentar a minha sorte :)
Preciso de 3 respostas para contestar para ter a hipótese de passar.
Pelo menos uma já tive ajuda do meu professor de fiscalidade.
Aqui fica as minhas respostas erradas:
2-c)
3-b)
4-c) com as alterações a meio do exame comecei a baralhar tudo
7-a)
14-b)
15-a)
18-a) pelo o que li penso que esta mudaram em certos sítios, em Coimbra isso não aconteceu
20-a)
24-a)
26-b)
27-c)
28-b) esta é a questão que o meu professor de fiscalidade me disse para contestar deu me argumentos
34-d)
41-b)
43-c)
44-c)
45-c)
46-c)
47-d)
48-a)

Se alguém puder ajudar, agradeço imenso :)

*

Offline vsanto

  • ****
  • 471
  • 8
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Prévia ao Exame OCC - C. Analitica "por Dantedy"
« Responder #27 em: Novembro 24, 2016, 04:13:47 pm »
Colega,
Tem que ser uma questão por tópico. Já existem tópicos para as questões 18 e 28 onde já poderá ver respostas de outros colegas. E porque não expor também a ajuda que obteve do seu professor para ajudar outros colegas na mesma situação?!

*

Offline Vickx92

  • **
  • 19
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Análise Prévia ao Exame OCC - C. Analitica "por Dantedy"
« Responder #28 em: Novembro 25, 2016, 12:53:45 pm »
Foi a resposta do meu professor:

Quando a questão refere "no momento do pagamento ou colocação à disposição" está a condicionar a pergunta na perspectiva da retenção na fonte (se assim não fosse, todos os rendimentos elencados são sujeitos a tributação em sede de IRS).

Quanto à resposta em si, está correcta.

Quanto à alínea b), nos termos do n.º 1 do art.º 101 do CIRS "1 - As entidades que disponham ou devam dispor de contabilidade organizada são obrigadas a reter o imposto, mediante a aplicação, aos rendimentos ilíquidos de que sejam devedoras...."

ou seja, se o inquilino não tiver contabilidade organizada (p.exemplo, particular) não se aplica o mecanismo de retenção na fonte.

Porém, se tiver contabilidade organizada será possivel a retenção na fonte, ou seja, existe sempre a hipótese de ser tributável (dependendo do adquirente).

Em resumo, de facto a resposta está bem e a alinea b), se colocar a possibilidade do pagador não ter contabilidade organizada também está, porém note que em nenhuma das outras alternativas esteve em causa a qualidade do pagador do rendimento.

De qualquer forma, estando no seu lugar, reclamava argumentando que nas situações em que o adquirente ou pagador não tiver contabilidade organizada, o que poderá ser facilmente admitido no contexto da questão uma vez que se trata da renda de um apartamento no algarve, que leva de imediato ao conceito de "apartamento de férias" alugado a particulares, o mecanismo da retenção não se aplica, sendo assim verdadeira a alternativa b).

Tente.

*

Offline lena13

  • ****
  • 201
  • 6
  • Sexo: Feminino
  • LENA
Re: Análise Prévia ao Exame OCC - C. Analitica "por Dantedy"
« Responder #29 em: Maio 30, 2017, 11:27:13 pm »
Bom dia caros colegas e futuros colegas,

Ao contrário do exame anterior, noto nenhuma participação para a criação de propostas de resoluções, o que é uma pena (nos tópicos das questões existiu boas participações). Neste fim de semana fiz a resolução e "previsão" do exame, e trago estas propostas para vocês divididos por tópicos. Irá sofrer alterações assim que saírem os resultados. Mas antes de saírem, estes são os ficheiros que tenho preparado. Quando a grelha sair, estudem pelo ficheiro mais atualizado (o que diz final). Atenção que as minhas respostas não são oficiais, sou apenas um membro da OCC, um profissional, mas não faço parte o Júri e nem sou dono da verdade. É por isso que deixo justificações credíveis, que serão difíceis de refutar e serão essenciais para produzir bons raciocínios na procura da melhor resposta possível e nos vossos estudos.

Se repararem em alguma gralha minha (não tive tempo para fazer verificações de português, mas apanhei uma cruz na aliena errada, quando a minha resposta era outra) avisem no tópico respectivo.

Espero que em 2017 surjam novos candidatos para proporem propostas na minha ausência, pois esta comunidade vive de entreajuda e partilha de todos, não apenas de um ou dois colegas.

AVISO -> Em relação aos meus tópicos de exames anteriores, ter em atenção que os ficheiros no 1.º tópico pode não ser o mais actualizado. Noto que alguns candidatos não lerem os meus tópicos sobre as minhas versões mais recentes dos ficheiros, que ficam atualizados com a grelha da OCC. Logo leram uma ou duas resoluções erradas, e isso seria evitado, porque o aviso está lá para isso.

Cumprimentos
AC


Muito obrigado, você é muito bom a resolver!!!


Lena

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
92 Respostas
46872 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 17, 2014, 12:30:38 pm
por AnaCSantos
8 Respostas
10306 Visualizações
Última mensagem Novembro 12, 2014, 10:22:32 pm
por carlos nabais
19 Respostas
12386 Visualizações
Última mensagem Outubro 03, 2019, 12:05:51 pm
por Diana Batista
27 Respostas
11796 Visualizações
Última mensagem Outubro 03, 2019, 12:04:35 pm
por Diana Batista
23 Respostas
10329 Visualizações
Última mensagem Outubro 03, 2019, 11:59:14 am
por Diana Batista

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4
[5] 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.