collapse

Pesquisa



Inscrição OCC-Relatório dispensa de estágio

  • 6 Respostas
  • 8651 Visualizações
Inscrição OCC-Relatório dispensa de estágio
« em: Novembro 19, 2016, 06:14:31 pm »
Boa tarde colegas,

Vou inscrever-me para o exame de acesso à OCC com dispensa de estágio através da experiência profissional, e não sei bem que género de relatório terei que apresentar. E no meu caso estou um pouco perdida pois terei que fazer dois, de duas empresas diferentes.

Vi um exemplo que colocaram aqui no forum em 2011. Se me pudessem disponibizar um relatório que tenham enviado mais recentemente seria otimo, pois assim teria uma ideia do que efetivamente é pretendido agora.

Agradeço desde já a atenção e disponibilidad e dispensadas. Certamente toda a ajuda que vier vai ser preciosa.

Obrigada

*

Offline NadiaG

  • ***
  • 59
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Inscrição OCC-Relatório dispensa de estágio
« Responder #1 em: Novembro 20, 2016, 11:54:59 pm »
Olá colegas,

Estou na mesma situação, vou pedir a dispensa de estágio mas estou com duvidas de como devo presentar a descrição das funções que desempenho.

Agradeço sugestões de modo a preencher os requisitos necessários.

Obrigada

*

Offline vsanto

  • ****
  • 471
  • 8
  • Sexo: Feminino
Re: Inscrição OCC-Relatório dispensa de estágio
« Responder #2 em: Novembro 21, 2016, 09:45:08 am »
Coloco uma dispensa apresentada e aceite em dezembro de 2015:

Pedido de Dispensa de Realização do Estágio Profissional

I.   Introdução
Este pedido pretende satisfazer os requisitos do regulamento de inscrição na Ordem dos Contabilistas Certificados, adiante abreviado por OCC, de acordo com a alínea b) do número 1 do artigo 28.º do Regulamento de Inscrição, Estágio e Exame Profissionais da OCC. Tendo em conta o pedido de dispensa de estágio pela minha experiência profissional exercida desde (data), na empresa (nome da empresa), com o patrono XXXX, membro OCC n.º XXXX.

II.   Caracterização da Entidade Promotora
A (nome da empresa) é uma sociedade sediada na (morada), que presta serviços de (...). Trata-se de uma pequena empresa, com um total de X funcionários efetivos.

III.   Descrição das Tarefas Exercidas
Fui admitida ao abrigo de (contexto do contrato) . Até essa data os conhecimentos que tinha eram substancialmen te teóricos, adquiridos através de (grau académico e área) que terminei em (data). As atividades que exerço são as seguintes:
   Classificação e lançamento de documentos
   Controlo de stocks
   Gestão e acompanhamento de tesouraria
   Gestão de contas correntes de clientes e fornecedores
   Faturação
   Preparação e envio do ficheiro SAF-T de faturação
   Preparação e análise da Declaração Periódica de IVA
   Análise de Balancetes
   Análise mensal dos resultados da empresa
   Processamento salarial
   Preparação e envio da declaração mensal de remunerações
   Preparação e envio das contribuições obrigatórias para a Segurança Social
   Preparação e envio das retenções de IRS (trabalho dependente, empresariais e profissionais, prediais e sobretaxa de IRS)
   Preparação e envio do Relatório Único
   Preparação e envio da Modelo 10
   Reconciliações bancárias
   Arquivo de documentação diversa
   Análise mensal dos Diários (Vendas, Pagamentos, Caixa, Fornecedores e Diversos)
   Preparação e análise da modelo 22
   Preparação e análise da IES

IV.   Evolução na Empresa
Como referi anteriormente, fui admitida em (data) através de (contexto do contrato) que durou (duração). Após essa data fiquei a pertencer aos quadros de pessoal da empresa com a profissão de (profissão).
(Ver Anexo 1 – Extrato Remunerações da Segurança Social)

V.   Problemas Encontrados e Soluções Adotadas
As constantes mudanças ao nível da legislação fiscal é a principal dificuldade com que me vou deparando. É um ambiente bastante dinâmico, e exige que os seus profissionais estejam em constante atualização e (re)aprendizagem. A solução passa pela consulta a códigos tributários, legislação em vigor, diplomas, por forma a adquirir conhecimentos que cada vez me tornem mais autónoma.

VI.   Formação Frequentada
A (data) conclui com aproveitamento a seguinte formação:
   Código de Contas e Normas Contabilística s – 50 Horas

VII.   Bibliografia Consultada
Ao longo do meu percurso profissional e no sentido de resolver os vários problemas que vão surgindo, além de alargar o meu leque de conhecimentos, sinto necessidade de consultar diversos documentos, tais como:
   Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado
   Código do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Coletivas
   Código do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares
   Regime de IVA nas Transações Intracomunitár ias
   Códigos do Imposto do Selo
   Diplomas Legislativos


O Candidato: ______________ ______________ ______________ ______________ __________

O Responsável da Entidade: ______________ ______________ ______________ ___________

O Contabilista Certificado: ______________ ______________ ______________ _

*

Offline NadiaG

  • ***
  • 59
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Inscrição OCC-Relatório dispensa de estágio
« Responder #3 em: Novembro 21, 2016, 11:19:35 pm »
Muito obrigada colega  ;)

*

Offline Scarlatty

  • **
  • 31
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Inscrição OCC-Relatório dispensa de estágio
« Responder #4 em: Dezembro 12, 2016, 09:41:30 pm »
Boa noite,

Agradeço a info que aqui consta pelo magnifico contributo dos colegas, que será de importância para muitos, assim como eu, pois procuro ser inscrito via recurso à dispensa de estágio por experiência profissional. Existe, porém, uma pequena dúvida que penso que os colegas sejam capazes de me esclarecer. No que concerne ao extrato de remunerações da segurança social que fará parte integrante do relatório, a Ordem refere que nele deverá constar a categoria profissional que até à data exercemos. A minha dúvida é: dos extratos pessoais que tenho, não há nenhum onde nele conste a categoria profissional. Qual o extrato que deverei anexar? e já agora, qual a categoria profissional que a OCC aceita, já que, para todos os efeitos, não somos efetivamente contabilistas.

Grato pela atenção e ajuda.
Paulo Vieira

Re: Inscrição OCC-Relatório dispensa de estágio
« Responder #5 em: Março 20, 2018, 11:18:13 am »
Boa noite,

Agradeço a info que aqui consta pelo magnifico contributo dos colegas, que será de importância para muitos, assim como eu, pois procuro ser inscrito via recurso à dispensa de estágio por experiência profissional. Existe, porém, uma pequena dúvida que penso que os colegas sejam capazes de me esclarecer. No que concerne ao extrato de remunerações da segurança social que fará parte integrante do relatório, a Ordem refere que nele deverá constar a categoria profissional que até à data exercemos. A minha dúvida é: dos extratos pessoais que tenho, não há nenhum onde nele conste a categoria profissional. Qual o extrato que deverei anexar? e já agora, qual a categoria profissional que a OCC aceita, já que, para todos os efeitos, não somos efetivamente contabilistas.

Grato pela atenção e ajuda.
Paulo Vieira


Bom dia,

já fiz várias pesquisas no fórum e não encontrei resposta a esta questão. Alguém sabe dizer qual as categorias profissionais aceites?
Queria fazer a dispensa de estágio, mas se não aceitarem a minha categoria profissional estarei a perder tempo.
Cumprimentos,
J. Pereira

*

Offline vsanto

  • ****
  • 471
  • 8
  • Sexo: Feminino
Re: Inscrição OCC-Relatório dispensa de estágio
« Responder #6 em: Outubro 29, 2018, 11:11:18 am »
Boa noite,

Agradeço a info que aqui consta pelo magnifico contributo dos colegas, que será de importância para muitos, assim como eu, pois procuro ser inscrito via recurso à dispensa de estágio por experiência profissional. Existe, porém, uma pequena dúvida que penso que os colegas sejam capazes de me esclarecer. No que concerne ao extrato de remunerações da segurança social que fará parte integrante do relatório, a Ordem refere que nele deverá constar a categoria profissional que até à data exercemos. A minha dúvida é: dos extratos pessoais que tenho, não há nenhum onde nele conste a categoria profissional. Qual o extrato que deverei anexar? e já agora, qual a categoria profissional que a OCC aceita, já que, para todos os efeitos, não somos efetivamente contabilistas.

Grato pela atenção e ajuda.
Paulo Vieira
Boa tarde,
A ordem depois solicita uma declaração da entidade patronal a declarar a categoria profissional do candidato.
Quantos às categorias aceites, não consigo ajudar.

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
18 Respostas
32682 Visualizações
Última mensagem Dezembro 30, 2021, 12:12:55 pm
por Contabilistas.net
2 Respostas
9611 Visualizações
Última mensagem Outubro 16, 2011, 11:51:05 am
por fache2010
5 Respostas
6201 Visualizações
Última mensagem Setembro 21, 2016, 10:37:39 am
por EKTA
1 Respostas
4878 Visualizações
Última mensagem Maio 25, 2016, 09:27:14 pm
por Janine
4 Respostas
3960 Visualizações
Última mensagem Dezembro 07, 2020, 09:48:32 am
por Fátima V Pinto

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 [2] 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.