collapse

Pesquisa



Baixa médica comunicada depois do processamento de salários

  • 7 Respostas
  • 5134 Visualizações
*

Offline SMpinto204

  • **
  • 8
  • 0
  • Sexo: Feminino
Baixa médica comunicada depois do processamento de salários
« em: Agosto 24, 2017, 10:40:02 am »
Bom dia,
Sou nova por aqui, mas este forum já me tem sido muito util em diversas questões, mas agora tenho um problema com baixa médica e segurança social para resolver, se alguém me puder ajudar: Recebi só agora uma baixa médica de uma colaboradora relativa a 3 dias de Julho 26 a 28/7. Ora nesta fase já tenho o processamento de Julho bem como os ficheiros da segurança social entregues e encerrados. Como posso resolver esta questão com a segurança social, pois imagino que tenha de comunicar a baixa da colaboradora. Será necessário corrigir o ficheiro de Julho? Obrigada desde já pela v/ ajuda.

*

Offline Diliana

  • ***
  • 87
  • 2
  • Sexo: Feminino
  • Com vontade, esforço e dedicação tudo se consegue.
Re: Baixa médica comunicada depois do processamento de salários
« Responder #1 em: Agosto 24, 2017, 11:38:42 am »
Bom dia,

A meu ver, como o mês de julho já está fechado e embora a baixa seja de julho, incluía-a no processamento de ordenados de agosto. Agora não sei é se existe algum código específico para dizer que aquela baixa se refere ao mês anterior.

Na tentativa de lhe ajudar,
Cmpts,
D

*

Offline Ana_Santos

  • **
  • 13
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Baixa médica comunicada depois do processamento de salários
« Responder #2 em: Agosto 24, 2017, 01:52:21 pm »
Ola. Não  sou eu que trato dos ordenados na minha empresa mas como tenho de enviar os dados para a empresa  de recursos humanos externa também  tive de fazer essa  pergunta. Em julho tive um colaborador que estava de baixa e não  sabia s ele ia voltar colocar mais baixa após  aquela semana pois andava a dizer que poderia vir a precisar. Então  perguntei  à empresa como fazia para o mês  de julho, visto que os ordenados  teriam de ser pagos antes de saber da resposta do colaborador. Então  o que me disseram  é  que para o mês  de julho deixamos com a baixa que temos e se realmente essa pessoa continuar de baixa, essa seria considerada  apenas  em agosto.

*

Offline cmlisboam

  • ***
  • 134
  • 2
  • Sexo: Masculino
Re: Baixa médica comunicada depois do processamento de salários
« Responder #3 em: Agosto 24, 2017, 05:59:08 pm »
Boa tarde!

O mais correto é:
. Alterar ficheiro de julho o mais depressa possível, para evitar coimas (colocando 27 dias).
. Descontar esses dias em agosto, mas comunicar nesse mês os dias de trabalho que o trabalhador  execute efetivamente em agosto (se trabalhar 30, comunica 30).

Embora a baixa de 3 dias em regra não seja remunerada pela Segurança Social e talvez não dê entrada de remunerações por equivalência, pode mesmo assim a Segurança Social vir a detetar a incongruência (os dias de ausência são de julho e não de agosto).

Cumprimentos!

*

Offline Diliana

  • ***
  • 87
  • 2
  • Sexo: Feminino
  • Com vontade, esforço e dedicação tudo se consegue.
Re: Baixa médica comunicada depois do processamento de salários
« Responder #4 em: Agosto 25, 2017, 04:38:17 pm »
Bom dia,

A meu ver, como o mês de julho já está fechado e embora a baixa seja de julho, incluía-a no processamento de ordenados de agosto. Agora não sei é se existe algum código específico para dizer que aquela baixa se refere ao mês anterior.

Na tentativa de lhe ajudar,
Cmpts,
D


De acordo com o "Guia Prático- Declarações de Remunerações" elaborado pelo I. de Segurança Social (pág. 5) no mesmo é dado o exemplo de uma baixa que é conhecida no mês seguinte. É dito que não é necessário corrigir a DMR. Basta que no mês seguinte, ao da baixa, se acrescente mais uma linha a identificar o estorno dos dias de baixa do mês anterior.

Cmpts,
Di

*

Offline cmlisboam

  • ***
  • 134
  • 2
  • Sexo: Masculino
Re: Baixa médica comunicada depois do processamento de salários
« Responder #5 em: Agosto 28, 2017, 02:56:26 pm »
De acordo com o "Guia Prático- Declarações de Remunerações" elaborado pelo I. de Segurança Social (pág. 5) no mesmo é dado o exemplo de uma baixa que é conhecida no mês seguinte. É dito que não é necessário corrigir a DMR. Basta que no mês seguinte, ao da baixa, se acrescente mais uma linha a identificar o estorno dos dias de baixa do mês anterior.

Cmpts,
Di
[/quote]

Sim. Tem razão.
Na prática e sendo a DMR feita online é quase a mesma coisa que ir ao mês coreto e alterar apenas a declaração de remunerações só daquele trabalhador.
O importante é mesmo não descontar no mês seguinte (descontar nos dias de trabalho de um mês o que não trabalhou no mês anterior).
Cumprimentos
!

*

Offline SMpinto204

  • **
  • 8
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Baixa médica comunicada depois do processamento de salários
« Responder #6 em: Setembro 04, 2017, 09:02:25 am »
Obrigada a todos pela ajuda.

*

Offline paulalage

  • *****
  • 1195
  • 49
  • Sexo: Feminino
Re: Baixa médica comunicada depois do processamento de salários
« Responder #7 em: Setembro 04, 2017, 04:40:08 pm »
Bom dia,

A meu ver, como o mês de julho já está fechado e embora a baixa seja de julho, incluía-a no processamento de ordenados de agosto. Agora não sei é se existe algum código específico para dizer que aquela baixa se refere ao mês anterior.

Na tentativa de lhe ajudar,
Cmpts,
D


De acordo com o "Guia Prático- Declarações de Remunerações" elaborado pelo I. de Segurança Social (pág. 5) no mesmo é dado o exemplo de uma baixa que é conhecida no mês seguinte. É dito que não é necessário corrigir a DMR. Basta que no mês seguinte, ao da baixa, se acrescente mais uma linha a identificar o estorno dos dias de baixa do mês anterior.

Cmpts,
Di

CONCORDO!
Cumprimentos,
Paula Lage

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
8791 Visualizações
Última mensagem Março 20, 2015, 01:52:33 pm
por debsousa
1 Respostas
6116 Visualizações
Última mensagem Abril 24, 2015, 04:27:11 pm
por rcca
5 Respostas
27885 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 07, 2018, 04:07:22 pm
por IsaRocha
2 Respostas
4975 Visualizações
Última mensagem Agosto 02, 2018, 11:55:54 am
por HR
1 Respostas
1876 Visualizações
Última mensagem Julho 22, 2022, 09:03:24 am
por taniadso27

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 [3] 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.